Ano passado os usuários do Nintendo Switch foram agraciados com o retorno de Sonic Generations unido a uma campanha completamente inédita em Sonic x Shadow Generations, bem a tempo da chegada do terceiro filme da franquia nas telonas do cinema. Agora, esse pacote chega ao Nintendo Switch 2 no lançamento do console e tivemos a oportunidade de analisar as diferenças desta nova versão de uma das melhores aventuras de Sonic dos tempos atuais.
Atenção: esta review tem como foco as diferenças da versão do Nintendo Switch 2 perante a do Nintendo Switch original. Você também pode conferir a nossa análise mais completa de Sonic x Shadow Generations.
Dois Sonics, um Shadow e muita aventura
Sonic x Shadow Generations é um pacote dois em um, em vários sentidos. Em sua primeira metade, o jogo é um remaster do Sonic Generations original, aventura comemorativa da série em que há um choque temporal entre Sonic Clássico e Moderno, e ambos devem se unir para combater um inimigo misterioso.
Já a sua segunda, e inédita, metade, apresenta uma jornada que ocorre simultaneamente aos eventos de Sonic Generations, estrelada exclusivamente por Shadow. O personagem encara partes de seu passado, como Maria e Dr. Gerald, enquanto batalha contra seu nêmesis, Black Doom, que retorna almejando vingança.
Ambas as campanhas, de duração considerável, oferecem uma gameplay de alta velocidade em que os ouriços devem percorrer fases inspiradas em jogos anteriores da série. Com Sonic Clássico e Moderno no Generations original, o primeiro tenta emular a jogabilidade da era do Mega Drive, participando de fases em duas dimensões no estilo side-scrolling em que habilidades como o Spin Dash são destaque. Já o segundo, apela para o estilo trazido outrora por Sonic Unleashed, de fases tridimensionais de alta ação e velocidade, em que você deve balancear a rapidez extrema da habilidade Boost com sessões momentâneas de plataforma, tanto em 3D quanto em 2D.
Quanto à campanha de Shadow, a jogabilidade apresentada é bastante similar a do Sonic Moderno. A diferença fica por conta das habilidades extras do ouriço, desbloqueáveis conforme progressão da história, como, por exemplo, o Chaos Control, que para o tempo ao seu redor, ou o Doom Surf, que invoca uma arraia alienígena que permite Shadow atravessar superfícies aquáticas.
Outra distinção entre as campanhas é que Shadow Generations também conta com um hub mais aberto para a seleção de fases, diferente de Sonic, que é totalmente em 2D. Esta área tridimensional se inspira no modelo “Open Zone” de Sonic Frontiers, sendo um pequeno mundo aberto com múltiplos desafios de plataforma e um playground para testar as habilidades desbloqueáveis pela história.
Correndo e correndo
A versão HD de Sonic Generations foi lançada originalmente em 2011 para Playstation 3, Xbox 360 e PC e contava, geralmente, com performance estável a 30 quadros por segundo. No relançamento para o Switch original, a taxa de quadros se manteve a mesma da versão inicial, com a resolução a 1080p no dock e 720p no modo portátil.
No Nintendo Switch 2, o jogo conta agora com um aumento da taxa de fps, chegando a 60 quadros por segundo, igualando sua performance às outras plataformas da nova geração, como Playstation 5 e Xbox Series S|X. A resolução continua alta e a imagem em tela fica muito mais nítida, tanto no dock quanto no portátil, embora infelizmente todas as cinemáticas continuem rodando a 30 quadros por segundo, o que pode causar um estranhamento.
A campanha do Shadow, entretanto, recebeu mais opções de ajuste gráfico, como a adição de modo performance e modo qualidade. No modo performance, a taxa de quadros sobe para 60 fps e, por tal razão, tornou-se minha opção favorita, dada a importância de fluidez em um jogo de alta velocidade e reação como este. Em contrapartida, a qualidade da imagem pode ficar mais borrada, principalmente na Open Zone e no modo portátil, por isso há o modo qualidade que aumenta a resolução da imagem, desde que o jogador não se importe com a redução da taxa de quadros pela metade.
Considerando que o jogo extra é mais moderno que Sonic Generations, os resultados de Shadow Generations impressionam, principalmente quando levamos em conta que esta versão supera graficamente o desempenho no PS4, Xbox One e até mesmo no PS4 Pro. Fica a ressalva que, assim como sua contraparte, as cinemáticas também rodam sempre a 30 quadros por segundo, independentemente do modo.
O maior problema deste lançamento, entretanto, é como ele está sendo vendido. Para desfrutar dos ajustes gráficos de Sonic x Shadow Generations, você deve comprar o produto em sua totalidade, mesmo que já o possua no Switch original.
Este método destoa do utilizado pela maior parte de outras empresas, em que tivemos casos como o de No Man’s Sky, que um patch de melhorias gráficas e gerais está sendo oferecido gratuitamente, ou o de FANTASY LIFE i: The Girl Who Steals Time, que oferece as melhorias por meio de um pacote de melhoria a custo menor. Isso desincentiva o jogador que já tenha uma cópia no Switch original, afinal as melhorias para o novo console são puramente gráficas e sem conteúdo adicional para justificar o gasto de uma nova compra completa.
Uma boa recomendação, com ressalva
Sonic x Shadow Generations ainda continua divertido e de ótima qualidade, levando em conta ambas as partes, tanto para fãs da série quanto os novos fãs, que podem ter surgido após o último filme. Entretanto, mesmo que a versão de Switch 2 seja indiscutivelmente melhor em termos gráficos, não há nada novo que compense sua venda em preço cheio sem qualquer meio de upgrade aos donos da versão do Switch original. Fica aqui a recomendação de compra apenas aos que não tiveram a experiência de jogar ambos os jogos anteriormente.
Prós
- Melhorias gráficas em Sonic Generations, dobrando a taxa de quadros por segundo quando comparado ao Nintendo Switch;
- Melhorias gráficas e opções de performance para Shadow Generations, permitindo que o jogador ajuste de acordo com sua preferência;
- Com tais ajustes, o pacote num geral consegue ter uma performance acima de suas contrapartes no PS4, Xbox One e PS4 Pro.
Contras
- O título está sendo vendido em sua totalidade sem nenhum tipo de upgrade aos donos da versão no Switch original, diferentemente do que a maior parte dos jogos crossgen tem feito;
- Não há outras diferenças, como conteúdo adicional, que faça relevar a forma de venda do pacote.
Sonic x Shadow Generations — Switch 2/Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 7.0Versão utilizada para análise: Switch 2
Revisão: Alessandra Ribeiro
Análise produzida com cópia digital cedida pela SEGA





