Desenvolvido pela Bushiroad em colaboração com a Eighting e publicado pela Arc System Works no Ocidente, Hunter x Hunter: Nen x Impact é um jogo de luta que adapta a obra homônima de Yoshihiro Togashi, também conhecido por Yu Yu Hakusho. Apostando em batalhas em trio e comandos acessíveis, o título até consegue entreter nos combates, mas tropeça feio em áreas fundamentais, especialmente no modo história.
Uma campanha enfadonha e sem impacto
A história original de Hunter x Hunter acompanha Gon Freecss, um garoto determinado a seguir os passos do pai e se tornar um Hunter — indivíduos licenciados que enfrentam diversos tipos de missões perigosas pelo mundo. Durante o Exame para se tornar um Hunter, Gon se une a Killua Zoldyck, Kurapika e Leorio Paradinight, cada um com motivações e passados próprios, formando assim um grupo extremamente carismático e interessante de se acompanhar.
A proposta de Nen x Impact é adaptar os eventos do material original desde os primeiros passos de Gon até o fim do arco das Formigas Quimera, um dos mais emblemáticos da obra e que apresenta alguns de seus antagonistas mais marcantes, como Meruem e Neferpitou. Infelizmente, o título falha bastante na execução.
O modo história se resume a uma sucessão de imagens estáticas retiradas do anime, acompanhadas por resumos extremamente superficiais, sem dublagem, animação ou esforço narrativo mínimo. Essa abordagem não apenas quebra a imersão, como também compromete completamente a compreensão da trama. Assim, quem não conhece Hunter × Hunter dificilmente entenderá os eventos e motivações dos indivíduos, enquanto os fãs da obra original certamente se sentirão frustrados diante de um tratamento tão raso e sem alma.
Além de superficial, o modo história também é confuso e não parece ter um propósito definido. Aqui, algumas lutas servem como tutoriais básicos, mas, em outros confrontos, quando se espera que o jogador coloque em prática o que aprendeu, os inimigos simplesmente ficam parados, anulando qualquer senso de desafio ou progressão. Como o jogo já conta com um modo de treino separado, essas batalhas de faz de conta soam redundantes e acabam perdendo completamente o sentido. Vale mencionar ainda que o título não oferece suporte a legendas em português.
Pouco atrativo para se jogar sozinho
Hunter x Hunter: Nen x Impact oferece uma seleção básica de modos, mas nenhum deles é capaz de incentivar o jogador a investir tempo fora do multiplayer. O modo Arcade permite enfrentar oito trios em sequência, enquanto o Time Attack entrega exatamente o que o nome sugere: batalhas contra o tempo.
A Heavens Arena, que se baseia em um dos arcos do anime, onde os lutadores escalam uma torre para enfrentar oponentes e conquistar seus próprios aposentos à medida que avançam, é apresentada aqui de maneira bastante simplista, com a pontuação recebida servindo apenas para definir pausas de recuperação entre os andares. Ao finalizar esse modo, é desbloqueado o Battle Olympia, uma versão ligeiramente mais difícil, mas que pouco acrescenta à experiência geral.
O elenco de personagens jogáveis também decepciona, afetando diretamente os modos offline ao forçar a repetição frequente dos mesmos lutadores. Com 16 personagens disponíveis, o jogo deixa de fora figuras marcantes que aparecem entre os arcos do Exame Hunter e da saga das Quimeras. Entre as ausências mais notáveis estão Shizuku, Pakunoda, Shaiapouf, Menthuthuyoupi e Neferpitou, sendo que esta última será incluída apenas via DLC.
Para quem decidir se dedicar a esses modos, é possível preencher uma espécie de galeria com músicas, vozes e cartões que simulam as cartas do arco Greed Island. No entanto, como essas cartas não possuem nenhuma funcionalidade e as demais categorias também não são muito relevantes, investir tempo nessas lutas acaba não sendo muito motivador.
Sendo assim, fica evidente que o foco de Nen x Impact está no modo online, que oferece partidas casuais e ranqueadas. Durante os nossos testes, as conexões não apresentaram grandes problemas de latência; no entanto, encontrar oponentes ativos não foi muito fácil — algo que certamente é agravado pela ausência de crossplay, fator que limita ainda mais a já reduzida base de jogadores.
Combate acessível e até divertido
Apesar dos diversos tropeços relacionados à campanha e aos modos single player, o sistema de combate é, surpreendentemente, o ponto alto de Nen x Impact. O jogo traz comandos bastante acessíveis, com combos e habilidades fáceis de executar.
As diferentes combinações entre os botões de ação e os direcionais oferecem uma boa variedade de investidas, abrindo espaço tanto para estratégias simples quanto para execuções mais técnicas, atendendo jogadores de diferentes níveis de proficiência com o gênero.
Como o jogo adota o formato de lutas de três contra três, as trocas rápidas entre personagens são incentivadas e ampliam ainda mais a gama de estilos possíveis, permitindo experimentação e domínio por parte dos mais dedicados. Sendo assim, mesmo com uma base simples, o sistema de combate oferece margem para criatividade.
Outro ponto importante é que, visualmente, Nen x Impact adota um cel shading que, embora não impressione, cumpre bem o papel de representar os personagens com fidelidade ao material original. Nesse sentido, os golpes de cada lutador são recriações competentes das técnicas vistas no anime, como o uso da vara de pesca por Gon e suas variações do Jajanken (uma espécie de pedra, papel e tesoura imbuídas com Nen, a energia que rege o universo da série).
Por outro lado, os cenários são extremamente genéricos e carecem de detalhes, e o mesmo se aplica à trilha sonora, que passa completamente despercebida e não ajuda a criar qualquer tipo de atmosfera. Além disso, embora os dubladores originais estejam presentes, nem todos os golpes parecem ter sido dublados, o que faz com que poucas expressões sejam repetidas incansavelmente durante os confrontos.
No entanto, o principal problema do jogo é a falta de um balanceamento sólido. Mesmo jogadores com pouca experiência no gênero, como eu, podem perceber que algumas habilidades especiais e sequências de golpes são capazes de eliminar o adversário em poucos segundos, prejudicando o aspecto competitivo — que, mais uma vez, parece ser o grande foco do título.
Difícil de recomendar no momento
No geral, Hunter x Hunter: Nen x Impact apresenta uma base promissora. Seu estilo visual é fiel à obra original, os controles são acessíveis e o sistema de combate consegue divertir, especialmente para quem se dedicar a explorar todas as nuances e desenvolver seu próprio estilo de jogo.
No entanto, a experiência é comprometida por um modo história mal estruturado, modos extras pouco recompensadores e uma seleção limitada de personagens, especialmente se considerarmos a vasta galeria do universo Hunter x Hunter. Além disso, a dificuldade para encontrar partidas online, que se agrava devido à ausência de crossplay, limita ainda mais o apelo do título.
Considerando que o jogo aposta fortemente no modo online e que já possui personagens programados para serem adicionados por meio de DLCs, há potencial para que o jogo seja refinado com o tempo e se torne uma experiência mais sólida. Contudo, no estado atual, fica difícil recomendá-lo, seja para jogadores que buscam um game de luta competitivo ou para fãs do anime em busca de uma adaptação à altura da obra de Yoshihiro Togashi.
Prós
- Combate acessível e divertido, com comandos simples e combos fáceis de executar, mas que também oferece profundidade e variedade nas investidas, além de trocas rápidas entre personagens que incentivam a experimentação e o domínio do sistema;
- Visual em cel shading competente, que retrata com fidelidade o estilo do anime e traz boas recriações dos estilos e técnicas dos personagens;
- Modo online funcional, com partidas estáveis durante nossos testes.
Contras
- Modo história enfadonho e superficial, apresentado por imagens retiradas do anime e resumos que não transmitem as qualidades da obra de Togashi, além de conter inimigos parados em combates que deveriam ser minimamente desafiadores;
- Cenários genéricos e trilha sonora apagada, que não conseguem criar qualquer tipo de atmosfera durante os embates;
- Modos offline pouco inspirados, com recompensas mínimas e repetição excessiva de personagens devido à seleção limitada, e apelo online prejudicado pela dificuldade de encontrar partidas, agravada pela ausência de crossplay;
- Balanceamento precário, com habilidades que podem eliminar o oponente rapidamente, comprometendo o aspecto competitivo;
- Ausência de legendas em português.
Hunter x Hunter: Nen x Impact — PC/PS5/XSX/Switch — Nota: 5.5Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Cristiane Amarante
Análise produzida com cópia digital cedida pela Arc System Works








