Donkey Kong Bananza só existe por insistência do produtor de Super Mario Odyssey

Produtor revela mais detalhes da concepção do projeto e como Bananza pretende explorar a essência do personagem clássico.

em 10/07/2025
Chegando em 17 de julho exclusivamente para o Nintendo Switch 2, Donkey Kong Bananza marca o aguardado retorno do gorila mais famoso dos games em uma jornada inédita — e tudo isso só aconteceu graças ao incentivo de Yoshiaki Koizumi, produtor de Super Mario Odyssey e diretor de Donkey Kong Jungle Beat.


Em entrevista ao IGN, o produtor Kenta Motokura revelou que foi Koizumi quem sugeriu à equipe o desenvolvimento de um novo jogo do Donkey Kong em 3D. A partir daí, a equipe buscou entender mais profundamente o personagem, consultando até mesmo Shigeru Miyamoto, criador original da franquia.
"Bem, eu diria que o impulso original para o desenvolvimento do Donkey Kong Bananza veio quando meu chefe, Sr. Koizumi, abordou nossa equipe e nos pediu para considerar a criação de um [novo] jogo 3D do Donkey Kong. Foi aí que percebemos que realmente precisávamos saber mais sobre o Donkey Kong, então fomos falar com o Sr. Miyamoto, o criador original do personagem. E o Sr. Miyamoto não só trabalhou nos jogos do Donkey Kong pelos quais foi diretamente responsável, mas também colaborou com a Rare nos jogos do Donkey Kong que eles criaram. E para ele, muitas das coisas que surgiram foram as ações únicas que um personagem realmente forte como o Donkey Kong pode realizar, coisas como o tapa de mão ou soprar seu hálito."
Um dos aspectos centrais do novo jogo é a mecânica de destruição, que surgiu de experimentos internos com a tecnologia de voxel [técnica que usa blocos 3D, como pixels em volume, permitindo destruição interativa do cenário em tempo real], a mesma usada em partes de Super Mario Odyssey, combinada às características físicas do personagem.
"(...)[para Koizumi] uma característica realmente importante e distintiva de um personagem como, digamos, o Mario, é que o Donkey Kong tem braços longos e fortes. Então, pegamos todas essas características do personagem e pensamos em como poderíamos incorporá-las no novo jogo. Ao mesmo tempo, tínhamos um programador explorando a tecnologia de voxel. Na verdade, já havíamos usado essa tecnologia em algumas áreas de Super Mario Odyssey, onde, por exemplo, você poderia cavar seu caminho através de queijo no Reino do Almoço ou abrir caminho pela neve no Reino da Neve. Então, esse programador estava envolvido em vários experimentos técnicos onde você poderia até lançar voxels ou criar buracos [no cenário] ao fazer isso."

"Quando percebemos a compatibilidade das características distintivas do Donkey Kong, sendo forte e tendo esses braços longos e grandes, e a possibilidade da tecnologia de voxel, vimos que isso era uma combinação boa que nos levou à ideia de adotar a destruição como mecânica principal neste título."
Na mesma entrevista foi revelado que, inicialmente, Donkey Kong Bananza estava sendo planejado para o Nintendo Switch original, mas foi transferido para o novo hardware da Nintendo. A expectativa agora gira em torno de como o título irá aproveitar a potência e recursos do Switch 2 para entregar uma experiência inédita na franquia.

Donkey Kong Bananza será lançado em 17 de julho, exclusivamente para Nintendo Switch 2.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Simões
Designer por amor!(?) Curto motores, jogos e tecnologia. Nintendista de araque que joga Playstation e sadomasoquista do universo Souls. Estou sempre criando alguma coisa! No Instagram sou @lucascarval.