Depois de passar um tempo refazendo os times dos líderes de ginásio, percebi que a Elite Four e Campeão da região de Johto também poderiam ser melhorados. No entanto, o desafio agora é maior, uma vez que estamos falando dos cinco treinadores mais fortes daquela região. Ou melhor, de duas regiões.
Tendo isso em mente, repaginar os times dos membros da Elite foi desafiador na medida certa. Certos monstrinhos estão presentes nos times dos líderes de ginásio e, para evitar uma repetição desnecessária, tive que me aprofundar nos jogos da segunda geração.
Inclusive, cheguei a consultar outros jogos da franquia e até mesmo o anime para absorver cada ideia e aplicá-las nas equipes. Confesso que me diverti muito fazendo isso, e ainda pude reviver boas memórias da infância no processo.
Novamente, a reformulação não é para inserir apenas monstrinhos de Johto, e, sim, adequá-los ao ambiente segunda geração, de modo que os times demonstrem a identidade de seu treinador enquanto ratificam sua presença.
Sem mais delongas, acompanhe a seguir a reformulação das equipes dos membros da Elite Four e Campeão da região de Johto. Boa leitura!
Will
O primeiro membro da Elite Four de Johto, Will, é especialista no tipo PSYCHIC. Seu time original possui a seguinte formação: Xatu, Exeggutor, Slowbro, Jynx e Xatu. Quer dizer, um dos treinadores mais fortes da região possui apenas dois Pokémon nativos dela, e ainda por cima os repete?
Para reimaginar o time do ilusionista, avaliei a fundo a Pokédex de Johto e achei coisas interessantes. A primeira delas foi a substituição de Slowbro por Slowking. Ora bolas, por que deixá-lo de fora em sua geração de estreia?
Um de seus Xatu foi substituído por Girafarig, reduzindo assim sua fraqueza ao tipo GHOST. Espeon entra no lugar de Exeggutor e combina muito mais com a equipe, além de reduzir a fraqueza para os tipos ELECTRIC e ICE.
Jynx é muito forte e merece permanecer na equipe. Considerei Wobbuffet para integrar o elenco, porém, não seria algo legal na prática, apenas visual. Xatu também foi mantido como seu trunfo para preservar a identidade do treinador, e por ser um Pokémon legal para a proposta.
Koga
Antes líder de ginásio na região de Kanto, agora membro da Elite Four. Koga é especialista no tipo POISON, porém, gosta de confundir seus adversários com monstrinhos de outros tipos. Isso se reflete em seu time base: Ariados, Forretress, Muk, Venomoth e Crobat.
A fim de manter esse espírito e sem perder a identidade do time, fiz apenas uma modificação. Ariados, agora no time de Bugsy, foi substituído por Nidoking, um Pokémon imponente e digno de ser parte do time de um membro da Elite. Seu tipo GROUND é muito bom ofensivamente e ajuda também na defesa.
Forretress segue no time por sua singularidade, sem falar no seu potencial de enganar novos treinadores, assim como eu fui ludibriado nos anos 2000. O tipo STEEL favorece sua defesa e se provou interessante para a equipe.
Venomoth e Muk são heranças de seu time como líder de ginásio na região de Kanto. Esses dois Pokémon são símbolos de sua estratégia, pois ambos são do tipo POISON e podem usar técnicas de disrupção, como Sleep Powder e Minimize.
Crobat representa a região de Johto como um dos Pokémon mais conhecidos e icônicos da segunda geração. O Pokémon morcego é rápido e abusa de técnicas como Double Team e Toxic para confundir seus adversários e minar lentamente seu HP, indo ao encontro da temática de seu treinador.
Bruno
Para atualizar o time de Bruno, tive que apelar muito para a criatividade. Isso tudo em virtude da Pokédex super limitada da região de Johto. Pensei, a princípio, em manter seu time original, Hitmontop, Hitmonlee, Hitmonchan, Onix e Machamp. Agora chega a parte difícil: como refazer um time de um tipo tão limitado? Bom, mãos à obra!
Hitmontop será mantido por ser de Johto e porque Bruno é o único treinador que o utiliza nos jogos. Machamp também segue na equipe e manteve seu cinturão como trunfo do lutador. Ambos são remanescentes de seu time original e preservam a figura de Bruno como um cara durão.
Kangaskhan entra no lugar de Hitmonchan por ter fortes referências ao tipo FIGHT, uma vez que os cangurus são associados ao boxe. Na primeira geração, a técnica Dizzy Punch era exclusiva do Pokémon parental, reforçando a ideia de luta.
Poliwrath foi movido do time de Chuck para substituir Hitmonlee. O Pokémon girino também é do tipo WATER, agregando na defesa e com atributos equilibrados, algo tradicional dos monstrinhos aquáticos.
Por fim, Onix sai de sua equipe e dá lugar a Primeape, outro membro do time de Chuck que foi migrado para o elenco de Bruno. O Pokémon porco macaco é rápido, potente e do tipo FIGHT puro. Com isso, a temática de luta está 100% ligada ao tipo FIGHT.
Karen
O time original de Karen é muito bom no papel: Umbreon, Murkrow, Gengar, Vileplume e Houndoom. Contudo, a grande maioria já foi usada por outro líder ou vilão ao longo do caminho. Dessa maneira, fiz trocas pontuais e que combinam perfeitamente.
Umbreon, Murkrow e Houndoom foram mantidos por serem do tipo DARK e porque são praticamente os únicos Pokémon desse tipo que podem ser usados. O cachorro infernal segue como trunfo por sua presença e potência.
Vileplume não me parece um Pokémon dessa natureza. Olha o sorriso em seu rostinho! Embora o termo Vile signifique algo desprezível, busquei um Pokémon que represente essa característica em todos os sentidos: Tentacruel. O tipo POISON foi mantido e está mais próximo à temática sombria e fria.
Gengar é integrante do time de Morty, logo, não faz sentido mantê-lo na equipe. Ao vê-lo, me lembrei da torre de Lavender na primeira geração. Uma coisa levou a outra e percebi que um Pokémon se encaixa maravilhosamente na vaga: Marowak.
O Pokémon guardador de ossos ficou conhecido por ser a mãe falecida de um Cubone. O Team Rocket esteve envolvido no episódio, logo, faz total sentido ter Marowak em seu time, representando a vilania comumente associada ao tipo DARK.
Lance
Chegamos no campeão, Lance. Confesso que essa equipe foi a que me deu mais trabalho. Não é fácil remodelar um time tão importante como esse, considerando toda a relevância do mestre de dragões. Não só usei como abusei da criatividade. Até chegar no sexteto final, diversas combinações foram testadas, mas sempre com um ponto em aberto ou não encaixando 100% no tema dos dragões.
O elenco original é: Gyarados, Dragonite (x3), Charizard e Aerodactyl. Todos do tipo FLYING e apenas três do tipo DRAGON, sua real especialidade. Inclusive, há uma trinca de Dragonite, e isso prejudica o desempenho da equipe de forma considerável.
Lance também gosta de recorrer aos tubarões: como é possível ter Dragonite antes do Lv.55? E que ainda sabe usar a técnica Outrage. Realmente, é ultrajante! Já que não posso mudar isso, segui o mesmo princípio para refazer seu time.
Gyarados, Aerodactyl e Charizard foram mantidos pois são associados aos dragões, embora nenhum deles seja, realmente, do tipo DRAGON. Fãs de Charizard dando dislike em 3, 2, 1…
Um de seus Dragonite será substituído por Feraligatr. O inicial do tipo WATER da região de Johto merecia ter recebido essa dupla tipagem. A origem réptil contribuiu para a seleção e por fazer parte do time no jogo Pokémon Stadium 2, tendo totais condições de aparecer na reformulação.
Tyranitar, um dos, senão “o” Pokémon mais forte da região de Johto, foi selecionado para manter as evoluções de pseudo-lendários antes do tempo e substituirá o segundo dragão laranja. Imagine um dinossauro verde gigante no Lv.47 como oponente em sua primeira vez, e sem conhecer este Pokémon?
Embora seja dos tipos ROCK/DARK e candidato a trunfo de Karen, Tyranitar é muito forte para um “simples” membro da elite. Seu potencial será melhor aproveitado no time do campeão, afinal, Lance é o treinador mais forte de duas regiões, algo único na franquia.
O Pokémon armadura é obtido em sua forma base, Larvitar, na Mt.Silver Cave, que fica localizado entre as duas regiões, reforçando a ideia de que Lance domina Kanto e Johto. Adicionalmente, Tyranitar também está presente no time em Pokémon Stadium 2.
Dragonite segue como trunfo, já que é uma das características mais marcantes de Lance. Forte, implacável e capaz de usar técnicas poderosas, Dragonite foi colocado na posição de destaque como o principal companheiro de Lance. Durante a história, o Pokémon dragão chega a usar Hyper Beam em um membro do Team Rocket!
Agora sim temos elencos dignos do título de membro da Elite Four e Campeão. Os times originais são nostálgicos, de fato, porém, falta um pouco de brilho e singularidade. Tendo Will como exemplo, repetir Xatu não é legal, ainda mais com outras opções disponíveis.Um dos pontos importantes da reformulação é a visão da própria Game Freak em relação à sua composição, já que em outros títulos da franquia, como Pokémon Stadium 2, as equipes são diferentes dos jogos base e é possível visualizá-los usando esses Pokémon.Gostou dos times modificados? Acredita que algum membro da Elite ou mesmo Lance poderia ter outro Pokémon não listado e que também se encaixa em sua proposta? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Beatriz Castro
Capa: Pinterest











