Pokémon Gold/Silver/Crystal: atualizando o time dos líderes de ginásio da região de Johto

Alteramos os times dos líderes de ginásio da segunda geração para que estejam alinhados com sua região.

em 30/07/2025

Durante esses mais de 25 anos jogando a franquia Pokémon e escrevendo zilhões de textos sobre os jogos, acabei reparando certas características que, para a maioria, passam despercebidas ou as pessoas não reparam em cada detalhe do jogo como esse que vos escreve.

Você já percebeu que a grande maioria dos líderes de ginásio possui mais Pokémon da região de Kanto? Isso quando o principal Pokémon de sua equipe não é da região de Johto. 

De fato, a segunda geração adicionou apenas 100 Pokémon e isso por si só é um limitador considerável. No entanto, certos Pokémon não são utilizados por nenhum treinador e eles podem muito bem compor o time de um líder sem necessariamente ser de sua especialidade.

Pensando nisso, resolvi dar uma “repaginada” nos times dos líderes para que seus comandados estejam mais próximos da segunda do que da primeira geração, além de, claro, preservar a essência do jogo.

Vale lembrar que a reformulação não é para inserir apenas monstrinhos de Johto, e sim, adequá-los à segunda geração, de modo que a predominância esteja ligada diretamente à sua região de origem, ainda que tenham Pokémon de Kanto em seu time.

Sem mais delongas, acompanhe a seguir a reformulação das equipes dos líderes de ginásio da região de Johto. Boa leitura!

Falkner

Falkner é o primeiro líder da região de Johto e é especialista no tipo FLYING. Sua equipe original é composta por Pidgey e Pidgeotto, dois monstrinhos da região de Kanto. 

Tirando o fato de que ele possui um Pidgeotto no Lv.9 (sendo que a pombinha evolui apenas no Lv.18), seu time não possui uma identidade com a região.


Na cidade de Violet temos a Sprout Tower, local onde os treinadores podem aprimorar suas habilidades junto aos monges. Alguns deles possuem Hoothoot em suas equipes, logo, faz total sentido Falkner ter, ao menos, um Pokémon de sua linha evolutiva.

Sendo assim, teremos a primeira substituição: sai Pidgey e entra Hoothoot. A coruja mantém o tipo NORMAL/FLYING e por ser da região de Johto, combina com a proposta.

Seu trunfo também sofreu alteração. Considerando as opções de Pokémon do tipo FLYING nativos de Johto, há uma boa quantidade de monstrinhos. Contudo, há um fator decisivo: a capacidade de aprender o golpe Mud-Slap. Tendo esse ponto em mente, não há candidato melhor que Gligar.


O escorpião, além de ser do tipo FLYING, também é do tipo GROUND, logo, recebe STAB da técnica supracitada, além de incrementar o nível de dificuldade.

Bugsy

O caçador de insetos possui um time um tanto quanto duvidoso: Metapod, Kakuna e Scyther. Duas formas intermediárias completamente esquecíveis e sem presença. Dentro de seu ginásio, há um treinador com uma Beedrill. Não é possível que o líder não consiga evoluir seus Pokémon…

Revendo as criaturas do tipo BUG da segunda geração, há diversas opções, e muitas delas são completamente aplicáveis no time de Bugsy. Basicamente, sua equipe toda será reformulada para atender à nova dinâmica.


Começamos com Pineco no lugar de Metapod. O Pokémon pinha pode ser obtido na cidade de Azalea e é perfeito para iniciar a batalha. Kakuna dá lugar a Yanma, e com isso, mantém a combinação BUG/FLYING. Seu trunfo passa a ser Ariados em vez de Scyther.

Cheguei a considerar Scizor por um instante, porém, o tipo STEEL é muito resistente e, no começo do jogo, não há muitas opções para vencê-lo de forma consistente. Ariados, por outro lado, é mais fácil de lidar e pode usar a técnica Fury Cutter, prêmio concedido por Bugsy quando derrotado.

Whitney

Com as mudanças de tipos a partir da sexta geração, Clefairy não será mais integrante da equipe pois deixa de ser do tipo NORMAL, mesmo quando estamos em um ambiente de segunda geração. 

Dunsparce será o primeiro a ir a campo e possui atributos condizentes com o ponto do jogo, especialmente por ser um Pokémon que não evolui. Busquei todos os treinadores de Johto e nenhum possui Dunsparce, logo, faz sentido tê-lo no time como sinal de singularidade.


Em seguida, teremos Raticate. Rápido e de potência moderada, a ratazana possui golpes interessantes como Hyper Fang e Quick Attack. Essa combinação é muito forte e abre diversas janelas. Outro ponto é que, com sua velocidade elevada, poderá usar Attract para diminuir o ritmo do desafiante.

Miltank segue como trunfo, afinal, a vaca leiteira é sinônimo de segunda geração. Pensei em Tauros para completar o time, entretanto, a dupla seria redundante e opressora demais para o terceiro ginásio.

Morty

Morty é um caso à parte. Seu time original conta apenas com a linha evolutiva de Gastly. Ter um Gengar como trunfo no quarto ginásio é algo para poucos. Por isso, mantive o Pokémon sombra como seu principal, mesmo não sendo da região de Johto.


Misdreavus substituirá Gastly. O Pokémon grito foi o único do tipo GHOST a ser adicionado na segunda geração. Além disso, nenhum outro treinador do jogo utiliza Misdreavus, desse modo, Morty é o melhor candidato.

Stantler entra no lugar de um dos Haunter. O Pokémon chifre grande não é do tipo GHOST, e sim, do tipo NORMAL. Todavia, seus poderes psíquicos são mais do que bem-vindos, sem falar sua temática de hipnose, algo que se aproxima dos fantasmas.

Chuck

É incabível que o quinto líder de ginásio tenha apenas dois Pokémon. E nenhum de sua região! Se bem que, quando olhamos para as opções do tipo FIGHT em Johto, temos apenas três: Heracross, Tyrogue e Hitmontop.

Tyrogue é um Pokémon bebê, logo, não faz sentido tê-lo no time. Hitmontop, sua nova evolução, está reservada para o time de Bruno, membro da Elite Four. Dessa maneira, teremos que atualizar o time de Chuck usando um pouco de criatividade.


Um dos Pokémon que mais se aproxima do perfil de um lutador é Ursaring que, mesmo sendo do tipo NORMAL, é bem agressivo e imponente com seu porte físico avantajado. Sua movimentação em duas ou quatro patas combina vários estilos de luta, tornando-se a escolha perfeita para a posição. 

A dupla Hitmonchan e Hitmonlee foi movida para o time de Chuck por serem símbolos do tipo FIGHT. O primeiro é conhecido por suas técnicas de soco, que agora, conta com uma adição importante: o Mach Punch. Essa técnica possui prioridade e pega os adversários de surpresa.

Hitmonlee é o oposto. Em vez de usar suas mãos, as pernas são o foco de seus golpes. High Jump Kick é seu principal movimento, e com a adição de Foresight, nem mesmo os fantasmas estão a salvo de seus potentes chutes.


Seu trunfo agora será Heracross. O principal motivo para essa escolha é que nenhum treinador da região de Johto usa esse Pokémon e também por ser do tipo FIGHT. Como nenhum outro treinador o utiliza, Chuck é a pessoa ideal para ter um Pokémon tão raro em sua equipe como líder.

Jasmine

Com a recente descoberta do tipo STEEL na região de Johto, é natural existir um ginásio dedicado. E não faltam Pokémon para isso. No entanto, o time base de Jasmine é bem “sem sal”: dois Magnemite e um Steelix.

Revendo as opções disponíveis, não precisava duplicar Magnemite. Para facilitar a construção, substituí os dois ímãs por sua evolução, Magneton, mantendo os tipos ELECTRIC/STEEL e adicionando um certo grau de dificuldade.


Em seguida, Skarmory surge para responder aos lutadores. A combinação STEEL/FLYING aliada a uma defesa física imensa certamente deixará a luta mais desafiadora. Como de praxe, não há registro de treinadores que usam o Pokémon armadura aérea.

Novamente, tivemos que apelar para a criatividade. Já que o tipo STEEL é recente e pouco se sabe sobre ele, Jasmine conta com Ampharos, o Pokémon luz do farol da cidade de Olivine. Amphy, inclusive, pode utilizar a técnica Iron Tail, concedida ao vencermos a líder.


Steelix foi mantido como um trunfo por sua presença mais do que imponente. O Pokémon cobra de ferro é sem dúvidas um dos Pokémon mais conhecidos da região de Johto, e mesmo tendo Scizor como opção, não faz muito sentido trocar o trunfo de Jasmine.

Pryce

O sétimo líder de ginásio sofre do mesmo problema dos demais: a baixa quantidade de Pokémon novos e relevantes do tipo ICE. Isso sem falar que seu principal Pokémon, Piloswine, ganhou uma evolução na região de Sinnoh. Imagine se ele pudesse usar Mamoswine?

Ainda assim, mantive Piloswine como trunfo por toda a história da dupla. Os outros dois membros do time original são Seel e Dewgong, que pertencem a mesma linha evolutiva, e felizmente, temos algumas opções.


Delibird entra no lugar de Seel por ser da região de Johto e por ser encontrado no Ice Path, caverna que fica a leste da cidade de Mahogany. Por razões similares, Sneasel também foi adicionado para dar um toque a mais de Johto na equipe.

Dewgong foi mantido para preservar algumas peças do tipo ICE que serão usadas em equipes de outros personagens. No geral, é um bom Pokémon para um líder de ginásio especialista nesse tipo.

Clair

A última líder de ginásio da região de Johto, Clair, é aprendiz no mestre de dragões Lance, antigo membro da Elite Four e que agora carrega consigo o título de campeão das duas primeiras regiões.

O time original de Clair consiste em três Dragonair e um Kingdra. A baixíssima quantidade de Pokémon do tipo DRAGON nas duas primeiras gerações desencadeia esse tipo de situação e, portanto, sua nova equipe terá boas modificações.


Como único representante do tipo DRAGON em Johto, manteremos Kingdra em sua posição de destaque. Seguindo os passos dos remakes Heart Gold/Soul Silver, adicionamos Gyarados em seu time, pois a serpente marinha é bem próxima da temática aplicada.

Lapras é comumente utilizada por especialistas em dragões, como Iris, campeã da liga de Unova nas versões Black/White 2. Além disso, o animal que inspirou Lapras é o Plesiossauro, uma espécie já extinta de dinossauro marinho.

Por fim, mantive um de seus Dragonair, pois ela ainda não atingiu o patamar de Lance. Dessa maneira, o novo time de Clair é bem mais potente e digno do oitavo líder de ginásio.

Olhando para os times-base e após a reformulação, há um aumento expressivo na dificuldade do jogo, algo que até os dias de hoje é alvo de críticas. A partir do acréscimo de novas criaturas e substituições para encaixar na temática dos times, os líderes tiveram suas identidades ainda mais destacadas.

E não para por aqui: em seguida, teremos a reformulação dos membros da Elite Four e de seu campeão, afinal, os cinco melhores treinadores das duas regiões precisam de Pokémon que estejam à altura desse título. Espere por combinações únicas e surpreendentes.

Gostou dos times modificados? Acredita que algum líder poderia ter outro Pokémon não listado e que também se encaixa em sua proposta? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Cristiane Amarante
Capa: Myuu
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Hugo Carreta
Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).