Pokémon Gold/Silver/Crystal: é possível vencer o jogo usando o time do rival?

Será que conseguimos superar os desafios da região de Johto com a mesma equipe de nosso rival?

em 26/07/2025

Em sequência ao texto anterior sobre a região de Kanto, chegamos a Johto com a mesma missão: vencer as versões Gold, Silver e Crystal usando o mesmo time de nosso rival.

A equipe de Silver conta com três Pokémon que não estão evoluídos totalmente, e isso por si só indica que o desafio será elevado. Como a segunda geração possui uma curva de nível baixa, durante a campanha, a maioria dos adversários possui criaturas entre os níveis 23 e 27.

No entanto, dividir a experiência entre seis Pokémon e conseguir competir com Lance é uma tarefa árdua até para o melhor time, imagine para um elenco inferior tecnicamente como o de nosso rival.

Sem mais delongas, fiquem com o desafio dos rivais, agora na região de Johto. Boa leitura!

Estrutura da equipe

Nossa opção de Pokémon inicial será Totodile, do tipo WATER. Consultando diversas fontes, Silver, geralmente, escolhe o crocodilo azul. Inclusive, o protagonista (Ethan) seleciona Cyndaquil, logo, canonicamente, o rival escolhe o que possui vantagem.

Dessa forma, a equipe será composta por: Feraligatr, Haunter, Golbat, Magneton, Kadabra e Sneasel. Graças às mecânicas de dano da segunda geração, a maior parte do dano é da categoria Special e isso afeta um pouco certas partes do jogo.


Em contrapartida, alguns membros da equipe se provaram durante a campanha, de modo que, com a mentalidade de melhor time na cabeça, fui surpreendido em como certos Pokémon, mesmo não estando em seu pico de poder, podem ser úteis de alguma forma.

Outro fator importante relacionado ao time de Silver é como os tipos dos Pokémon se combinam defensivamente: Golbat e Magneton são perfeitos um com o outro, ainda mais quando adicionamos Feraligatr nessa equação.

Critérios da Campanha

Dividimos a jornada em três estágios para demonstrar o desempenho das equipes. Diferente da primeira geração, os Pokémon usados por Silver são os mesmos nos três jogos.

Contudo, há uma pequena situação envolvendo seu time nas versões Gold/Silver: Sneasel só está disponível no Mt.Silver, acessível apenas no pós-jogo. Portanto, apenas para essas versões, o time final contará com cinco integrantes.


na versão Crystal, o Pokémon garra afiada pode ser encontrado no Ice Path, que fica a leste da cidade de Mahogany, ou seja, pode ser obtido antes do último ginásio, tornando-se um membro válido para compor a equipe.

O uso das técnicas de campo (HMs) será feito por Pokémon que não fazem parte do time, salvo quando fizer parte do moveset final. Com isso, os movimentos utilizados pelos integrantes da equipe serão os mesmos usados pela máquina, ou seja, os TMs serão usados apenas quando necessário.

A progressão de nível será feita conforme o ganho de experiência, ou seja, não limitamos os níveis dos Pokémon de acordo com os confrontos do rival.

Começo do jogo: primeiras três insígnias

O início da aventura é a melhor parte da aventura, especialmente com Gastly. O fantasminha é imune a muitos golpes nesse ponto do jogo, facilitando as batalhas e com um adicional interessante: por também ser do tipo POISON, não pode ser envenenado, tornando-se um bom aliado contra o Team Rocket.

Zubat também ajuda bastante, já que nosso “rival” selecionará Chikorita como inicial. O morcego é resistente duas vezes contra o tipo GRASS, logo, é a resposta perfeita.

Falkner cai rapidamente, enquanto Bugsy sofre desesperadamente para Gastly e sua combinação de golpes de status. Confesso que me surpreendi com a utilidade do fantasma. Mesmo tendo apenas Lick para causar dano direto, Curse e Confuse Ray vencem batalhas contra Pokémon imunes ao tipo GHOST.


O efeito de paralisia também contribui para o bom desempenho, facilitando o trabalho de colegas mais lentos e que poderiam ser nocauteados por Scyther. Até mesmo Whitney não está a salvo. 

Usando as técnicas certas e manobrando os monstrinhos entre um ataque e outro, vencer Miltank não é uma tarefa impossível, apenas trabalhosa e que exige atenção, pois o time não é otimizado para superar esse ginásio.

Meio do jogo: quarta a sexta insígnia

A partir do quarto ginásio, o time ganha um bom reforço com a adição de Magnemite. Desse ponto em diante, a equipe está em ponto de bala para superar todos os desafios. Isso é possível em virtude das múltiplas resistências do tipo STEEL e pela potência ofensiva de todos.

Morty e Chuck são os ginásios mais fáceis, já que Kadabra e Golbat podem usar técnicas com vantagem. Até Haunter entra na brincadeira de vez em quando. A baixa variedade combinada com técnicas super efetivas garantem o sucesso rapidamente.


Jasmine é um pouco complicada por conta do uso da técnica Sunny Day, reduzindo o dano de golpes aquáticos. Feraligatr é o único que pode vencer Steelix sem grandes prejuízos, contudo, sob os efeitos dos raios de sol intensos, Water Gun não será um tiro certeiro.

Final do jogo: duas últimas insígnias e Elite Four

Pryce é aniquilado por Magneton e Feraligatr. Seu ginásio possui Pokémon e tipos repetidos, facilitando o trabalho do ímã. Contra Piloswine, o crocodilo é resistente o suficiente para sobreviver aos golpes e devolver jatos de água razoáveis.

No arco dedicado ao Team Rocket, Kadabra retorna para aniquilar os malvados sem nenhuma consideração. Magneton também pode ser usado para receber Self-Destruct usado pelos inúmeros Koffing.


Na versão Crystal, Sneasel pode ser adicionado neste ponto do jogo, porém, sua presença é praticamente nula até a Elite Four. Na segunda geração, tanto o tipo DARK como ICE usam o Special Attack, seu pior atributo.

Quando chegamos à cidade de Blackthorn, as coisas ficam um pouco mais difíceis. Isso ocorre em virtude dos golpes disponíveis em relação ao tipo DRAGON. Aqui, Feraligatr é nossa melhor opção para causar dano com Slash. Kingdra pode dar um pouco de trabalho por ter Surf em seu arsenal, reduzindo o potencial defensivo de Magneton pontualmente.

Surpreendentemente, Sneasel é bastante útil contra Xatu e Jynx de Will, pois as técnicas alternativas desses Pokémon são bem fracas e pouco o ameaçam. Evidentemente, não espere toneladas de dano a partir de Faint Attack.


Koga e Bruno são dizimados por Kadabra e Golbat. Contudo, é necessário prevenir: a raposa psíquica ainda não está em sua forma final, portanto, o dano aplicado, mesmo que alto, pode não ser suficiente para nocautear Machamp.

Karen é superada por Magneton e Feraligatr, com ajudas pontuais de Haunter e Kadabra, mesmo em desvantagem de tipo. Fazendo um balanço rápido contra os quatro membros da Elite, temos dois Pokémon em posição de destaque: nosso crocodilo azul e o ímã triplo.

Lance é, de longe, a batalha mais difícil do jogo. Vencê-lo requer usar todos os movimentos à disposição e ainda rodar o elenco para sobreviver aos poderosos Hyper Beam. Com o auxílio de Thunder Wave de Magneton, Feraligatr pode atacar antes e ter a chance de nocautear com acertos críticos.

Veredito

Sim, é possível vencer os jogos usando o time do rival. Em Gold/Silver, mesmo com o elenco reduzido, não terá impacto algum. Os papéis estão muito bem definidos: Feraligatr e Magneton são incríveis em todos os pontos do jogo. Kadabra e Golbat são situacionais e funcionam bem quando acionados.

Já na versão Crystal, temos todo o elenco de apoio disponível. Sneasel tem destaque apenas contra Will, muito por conta da vantagem direta de tipos. No restante do jogo em que está disponível, é um mero passageiro.

Revisão: Cristiane Amarante
Capa: Pinterest
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Hugo Carreta
Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).