Produtor de Final Fantasy diz que "não há um vencedor" entre combate em turno e em tempo real

Naoki Yoshida ainda declarou que não deseja que a equipe de Final Fantasy fique presa a um determinado estilo.

em 14/07/2025
Jogos de combate por turno têm aparecido com mais frequência em grandes lançamentos recentes e feito bastante sucesso. Nos últimos dois eventos do The Game Awards tivemos jogos aclamados como Metaphor: Refantazio e Baldur’s Gate III, além de lançamentos da própria Nintendo como Paper Mario: The Thousand-Year Door e Mario & Luigi: Brothership em 2024. Por conta disso, os fãs de Final Fantasy estão se perguntando se a série deveria voltar a ter essa mecânica nos jogos da linha principal. O questionamento acabou chegando ao produtor de Final Fantasy XVI, Naoki Yoshida.


A questão foi levantada durante o evento Anime New Network, onde Yoshida declarou que “não há um vencedor” entre um estilo e outro. Veja a resposta completa (tradução livre):

“Com relação a essa questão de combate de turnos vs. tempo real, isso tende a isolar a jogabilidade apenas para o sistema de batalhas. Isso não leva em conta que tipo de jogo os criadores querem entregar para os jogadores. Por exemplo, baseado em uma certa qualidade gráfica que queremos apresentar aos jogadores, ou a narrativa que queremos entregar a eles, isso se relaciona a como preparamos o sistema do jogo ao redor dessa ideia. Isso inclui o sistema de batalha, game design, e sensação de jogabilidade. Não há um vencedor, seja um jogo apenas de combate por turnos, ou se será algo com mais base em ação.

[Eu] não necessariamente estarei trabalhando em Final Fantasy 17, então nós também não queremos obstruir ou limitar nosso futuro diretor ou qualquer pessoa que for produzir jogos como o 17 ou até o 18.”

Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Henrique
Redator e tradutor, sempre planejando escrever sobre algo (mesmo que seja só um rascunho). Acima disso, apenas a paixão por videogames e as várias formas que essa mídia conta histórias.
Backloggd