Profissionais da Virtuos, empresa especializada em ports e responsável por levar diversos títulos de peso ao Nintendo Switch original, apostam que o novo Switch 2 irá superar o sucesso do seu antecessor, impulsionado pela demanda crescente por jogos portáteis e o histórico de fidelidade do público à marca Nintendo.
Cerca de um mês depois do lançamento do Nintendo Switch 2, seu impacto já vem sendo sentido em toda a indústria. Uma das companhias que acompanha de perto essa trajetória é a Virtuos, estúdio de renome especializado em ports de jogos, que trabalhou em franquias como Dark Souls e The Outer Worlds para o Switch original. Em entrevista ao portal Wccftech, Eoin O'Grady, diretor técnico da empresa, afirmou que espera que o Switch 2 deve superar o sucesso do primeiro modelo. Ele atribui essa perspectiva ao fortalecimento do mercado de dispositivos portáteis nos últimos anos, fenômeno impulsionado pela alta demanda atual dos jogadores.
“A Nintendo tem um enorme grupo de fãs leais, mas, além disso, o mercado de jogos portáteis está crescendo agora — e não estou falando de smartphones. O Switch original, juntamente com o Steam Deck e outros equipamentos portáteis de jogos de alta qualidade, contribuíram para o crescimento nessa área. Os jogadores querem cada vez mais jogos AAA para levar para qualquer lugar, e por isso acredito que veremos o Switch 2 superar seu antecessor”, declarou O’Grady.
Outro executivo da Virtuos, Alex Heise (diretor de desenvolvimento de negócios na América do Norte), também destacou a força da marca Nintendo e a clareza da proposta do Switch 2 ao manter o nome do console original acrescido do “2”.
“Nenhum console da Nintendo jamais teve um "2" no nome e, neste caso, eles tomaram uma decisão estratégica ao construir sobre o sucesso comprovado e a marca forte do Switch original com um produto semelhante, porém mais atraente. O valor do Switch 2 é imediatamente claro para os jogadores, superando lançamentos de console anteriores, como o Wii U”, comentou Heise.
Ele ainda avaliou que, embora ninguém pudesse prever exatamente o sucesso estrondoso do novo console, a equipe já tinha “grandes expectativas” sobre o seu potencial. De acordo com dados oficiais, o Switch 2 vendeu mais de 3,5 milhões de unidades em apenas quatro dias, registrando o maior nível global de vendas de hardware da Nintendo em toda a sua história. Para efeito de comparação, o Switch original acumula 152 milhões de unidades vendidas desde 2017.
Além da Virtuos, outros estúdios terceirizados também demonstram apoio ao novo hardware, incluindo nomes de peso como a Capcom (Street Fighter 6) e a CD Projekt Red (Cyberpunk 2077).
Fonte: Wccftech

