Game-key cards de Switch 2 não serão aceitos para preservação pela Biblioteca Nacional do Japão

Instituição reforça que esse formato de mídia não contém o próprio conteúdo e, por isso, não é objeto de preservação.

em 25/08/2025
A Biblioteca Nacional do Japão - também conhecida como NDL - responsável por preservar todo tipo de material cultural e histórico publicado no país, anunciou que os game-key cards do Nintendo Switch 2 não serão aceitos em seu acervo oficial. 


Em entrevista à Famitsu, a assessoria de imprensa da instituição explicou:
"Como o alvo é ‘mídia física que contenha o próprio conteúdo do software’, um cartão de chave, por si só, não seria reconhecido como conteúdo, e a Biblioteca Nacional do Japão determinaria que ele ‘não é objeto de coleta ou preservação’."
A decisão alimenta a controvérsia em torno desse modelo de distribuição, no qual o jogador adquire uma mídia física que, na prática, não contém o jogo. Para funcionar, o título precisa ser baixado integralmente pela internet, enquanto o cartão atua apenas como um token de autenticação para liberar o acesso.

Até o momento, a maioria dos lançamentos físicos do Nintendo Switch 2 adota o formato de game-key cards, embora algumas exceções já tenham sido confirmadas, como Yooka-Replaylee, que chegará em mídia física completa.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Simões
Designer por amor!(?) Curto motores, jogos e tecnologia. Nintendista de araque que joga Playstation e sadomasoquista do universo Souls. Estou sempre criando alguma coisa! No Instagram sou @lucascarval.