Game-key cards no Switch 2 geram debate em nova pesquisa da Nintendo

Pesquisa nos EUA permite que fãs compartilhem preferências sobre mídia física e digital.

em 04/08/2025
Se você anda incomodado com a situação dos game-key cards no Switch 2, essa pode ser sua chance de ser ouvido pela Nintendo.

Uma nova pesquisa está sendo aplicada nos Estados Unidos e aborda justamente as preferências dos jogadores em relação à mídia física e digital. Entre as perguntas, os participantes podem opinar sobre a experiência de comprar jogos físicos com códigos dentro da caixa — os famosos code-in-box — e os controversos game-key cards.


Um dos focos do questionário é entender por que certos jogadores ainda preferem os jogos físicos em vez dos digitais. Entre as respostas possíveis estão: “Gosto de colecionar jogos físicos”, “É mais fácil presentear jogos físicos” e “Jogos físicos passam uma maior sensação de posse”.
A insatisfação com os game-key cards não é de hoje. Embora vendidos como versões físicas em lojas, esses cartões não trazem o jogo de fato — apenas um código. Ou seja, mesmo comprando em caixinha e com cartucho, o jogador precisa baixar todo o conteúdo da internet. Isso quebra o encanto para colecionadores, já que o produto se aproxima muito mais de um jogo digital do que de uma mídia física tradicional.

Atualização: A pesquisa da Nintendo já foi encerrada, mas o recado parece ter sido dado. Agora, resta aos fãs aguardarem para ver se a empresa levará em conta esse retorno da comunidade. Será que os dias dos game-key cards estão contados? Só o tempo (e a Big N) dirá.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Leandro Alves
Leandro Alves é designer gráfico formado e especialista em Design Estratégico pela Unicarioca, além de UX Designer com formação pela ESPM e pela escola britânica Design Institute. Diretor Geral, Diretor Editorial e Diretor de Arte das revistas GameBlast e Nintendo Blast, iniciou sua paixão por videogames com The Legend of Zelda: A Link to the Past. Fã da Nintendo, mas sem esconder sua admiração pelo PlayStation, tem como séries favoritas Kingdom Hearts, Pokémon, Splatoon, The Last of Us, Uncharted e Xenoblade Chronicles. Está no Instagram e Twitter.