A relação da franquia Madden NFL com os consoles da Nintendo tem sido bem conturbada. De fato, ela está ausente da Big N desde 2012, quando Madden NFL 13 foi lançado para o Wii e acompanhou o lançamento do Wii U. Com a chegada do Switch 2, EA SPORTS™ Madden NFL 26 veio para reconciliar os games de futebol americano com o público das máquinas da Nintendo. Na nova edição, a bem-estabelecida franquia licenciada pela NFL promete uma IA de ponta alimentada por dados dos jogos reais e capaz de proporcionar uma gameplay explosiva. Será que a EA deu conta do recado e conseguiu marcar um touchdown no gramado do Switch 2?
A tradução do jogo para o game
O futebol americano é um esporte de conquista e controle de território. Isso significa que os jogadores dos times se alternam entre os do ataque e os da defesa, sempre visando superar as forças do adversário através de jogadas pré-planejadas. Não é diferente em Madden NFL 26. Quando em busca do touchdown, optamos entre correr com a bola ou passá-la para um jogador melhor posicionado. No primeiro caso, é preciso combinar a busca por um caminho aberto com a habilidade manual em desviar de defensores e quebrar tackles. Já nos passes, conta muito a agilidade visual: faz-se necessário identificar um jogador livre para receber a bola, e então apertar seu respectivo botão no controle (pelo tempo correspondente ao tipo de passe desejado).
Há uma diferença fundamental entre a gameplay de ataque e a de defesa: na primeira, controla-se o jogador que está com a bola; na segunda, escolhemos o jogador que desejamos controlar. Com isso, podemos cumprir diferentes papéis na formação defensiva escolhida. Pode-se, por exemplo, focar em conseguir um sack, ou então em marcar jogadores do time adversário que poderiam receber a bola. De todo modo, o objetivo aqui é impedir o avanço do time adversário e, no melhor dos cenários, lograr um turnover para já poder avançar em direção ao touchdown. Seja no ataque ou na defesa, um fator indispensável para a diversão na simulação de futebol americano é uma IA capaz de proporcionar a sensação de estar em campo contra jogadores de verdade, com dinamismo e velocidade. Aqui, Madden NFL 26 não decepciona.
Diferentes experiências em campo
Madden NFL possui três tipos diferentes de jogo em campo — naturalmente, todos dependentes da IA que comandará os jogadores não controlados por nós. De início, o modo Arcade é o mais recomendado para iniciantes; com uma gameplay mais rápida, menos faltas e sem lesões, é não somente o mais acessível para quem está chegando como também o mais dinâmico. Existem ainda o modo Simulação, dedicado a uma experiência realística contando com todas as regras da NFL, e o modo Competitivo, confeccionado especialmente para o multiplayer. Em todos os casos, Madden NFL 26 entrega uma imersão digna da emoção do futebol americano. A IA é bastante fiel aos jogos reais, e constrói um fluxo de jogo crível e engajante do primeiro minuto ao apito final.
Tais modos não são a única variação presente em Madden NFL 26. Nesta edição, mais do que nas anteriores, cada time da NFL possui suas especificidades e particularidades. Destaque para o DNA dos quarterbacks e dos técnicos: com fidelidade às habilidades e lógicas do esporte real, vale a pena experimentar cada time para testemunhar as diferenças que conferem uma forte atmosfera de realidade ao game. Quem acompanha de perto o futebol americano vai gostar de ver representados seus jogadores favoritos, enquanto quem não acompanha terá uma imensidão de conteúdo para descobrir. Vale mencionar que a imersão em campo é suave até mesmo no modo portátil do Switch 2; a performance do game se mantém estável até com chuva ou neve fortes.
Fora de campo, as novidades chegaram para ficar
Mas não é só de correria e confusão que se faz o futebol americano. Madden NFL 26 conta ainda com modos de jogo que vão além de uma partida rápida. Existem o modo Ultimate Team, no qual criamos a equipe dos nossos sonhos e disputamos temporadas online ou contra a IA, e também o modo Superstar, com foco em um jogador individual. Todavia, esses já estavam nas edições anteriores de Madden NFL e não sofreram grandes alterações. A maior atualização ocorreu no modo Franquia, no qual encarnamos um técnico ao longo de uma ou mais temporadas. Nele, a Estratégia Semanal foi inteiramente redesenhada, com foco redobrado nas habilidades do técnico. Ademais, adicionou-se um relatório do intervalo com as principais jogadas da semana. Com tudo isso, a experiência da temporada tornou-se ainda mais realística e imersiva até fora de campo.
Por fim, cabe ressaltar os aspectos de apresentação do game. Aqui, a EA se orgulha de ter colaborado com as equipes das franquias da NFL para entregar uma experiência completa de estádio, com arte, mascotes e tradições de vários times representados no game. De fato, o resultado corresponde: temos a sensação de vivenciar um genuíno jogo de futebol americano. Infelizmente, a parte gráfica deixou a desejar no Switch 2. A discrepância com as outras versões do jogo fica especialmente evidente quando a câmera corta para a torcida. Além disso, ainda é difícil jogar Madden NFL no Brasil. O game ainda não está disponível em português, e não possui servidor na América Latina. Apesar desses pesares, EA SPORTS™ Madden NFL 26 representa um retorno bem-sucedido da franquia aos consoles da Nintendo, com dinamismo e imersão. É touchdown da EA!
Prós
- IA realística que proporciona um rápido e dinâmico fluxo de jogo;
- DNA dos quarterbacks e dos técnicos provém muita variedade e fidelidade ao game;
- Performance suave durante o jogo mesmo no modo portátil, até com chuva ou neve fortes;
- Reformulação e adições ao modo Franquia são bem-vindas, adicionando imersão e realismo à experiência;
- Novidades na apresentação também caíram como uma luva, contribuindo para a sensação de vivenciar um jogo da NFL.
Contras
- Gráficos significativamente piores no Switch 2, especialmente quando vemos a torcida;
- Falta de tradução para o português e de servidor na América Latina não facilitam a experiência no Brasil.
EA SPORTS™ Madden NFL 26 — Switch 2/PS5/XBX/PC — Nota: 8.0Versão utilizada para análise: Switch 2
Revisão: Vitor Tibério
Análise produzida com cópia digital cedida pela EA Sports




