Bandai Namco explica ordem incomum dos remasters da série Tales of

Produtor revela que fatores técnicos e recuperação de códigos antigos definem a sequência dos relançamentos.

em 29/09/2025

A Bandai Namco comentou sobre a curiosa ordem de lançamentos dos remasters da série Tales of. Nos últimos anos, vimos chegar às lojas Tales of Graces f Remastered (original de 2009) e, em breve, será a vez de Tales of Xillia Remastered, baseado no título lançado em 2011. Vale lembrar que novas versões de Tales of Symphonia e Tales of Vesperia já haviam sido disponibilizadas antes mesmo do início oficial do “Projeto Tales of Remastered”.

Durante um painel na Tokyo Game Show 2025, o produtor geral Yusuke Tomizawa explicou que a ordem não segue critérios cronológicos, mas sim fatores técnicos.
“Primeiro precisamos localizar o código-fonte e descobrir quem o está gerenciando. É um pouco constrangedor, mas como diferentes estúdios trabalharam na série ao longo dos anos, os dados originais ficam espalhados. E, quando os encontramos, muitas vezes estão incompletos, exigindo meses de análise.” — comentou Tomizawa.
Segundo o produtor, a empresa planeja múltiplos remasters simultaneamente, e as equipes escolhem quais títulos priorizar de acordo com a viabilidade técnica e o tempo de finalização. O objetivo, segundo ele, é lançar os jogos o mais rápido possível, sem comprometer a qualidade.

Tales of Xillia Remastered será lançado para Nintendo Switch em 31 de outubro de 2025.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Leandro Alves
Leandro Alves é designer gráfico formado e especialista em Design Estratégico pela Unicarioca, além de UX Designer com formação pela ESPM e pela escola britânica Design Institute. Diretor Geral, Diretor Editorial e Diretor de Arte das revistas GameBlast e Nintendo Blast, iniciou sua paixão por videogames com The Legend of Zelda: A Link to the Past. Fã da Nintendo, mas sem esconder sua admiração pelo PlayStation, tem como séries favoritas Kingdom Hearts, Pokémon, Splatoon, The Last of Us, Uncharted e Xenoblade Chronicles. Está no Instagram e Twitter.