Depois de três anos, o principal mapa de Pokémon UNITE recebeu uma reformulação gigantesca. Monstros selvagens foram adaptados em suas localidades, objetivos neutros adicionados para dinamizar as partidas, e claro, o todo-poderoso Groudon agora é o centro das atenções.
Até então, Rayquaza era o principal objetivo, surgindo na marca de dois minutos — a famosa reta final. O bônus concedido por derrotá-lo é um escudo que agiliza a pontuação e impede que os adversários interrompam o depósito de pontos. Esse efeito fica em vigor enquanto o escudo persistir.
Com a mudança para Groudon, houve uma grande mudança no efeito: a velocidade de pontuação é ainda maior, porém, agora podemos interromper os adversários. Por outro lado, o time que elimina Groudon recebe um aumento de 50% no dano causado.
O pulo do gato, no entanto, está em uma segunda característica importantíssima: caso o Pokémon que esteja com o bônus seja nocauteado, o efeito é transferido para o adversário que o eliminou.
Ou seja, não basta eliminar o objetivo principal e correr para as zonas de pontuação. A partir dessa mudança, partidas que antes estavam completamente perdidas podem ser viradas, ou ainda, é possível vencer um confronto que estava bem acirrado por conta do acréscimo de dano.
Pensando nisso, montamos um guia completo para ajudar você, jogador de Pokémon UNITE, a dominar suas partidas nas Ruínas Aéreas de Theia. Boa leitura!
Tempo é experiência
Parece clichê, mas não é. Em Pokémon UNITE, os monstros selvagens espalhados pelo mapa concedem experiência e pontos para depósito nas torres. Assim que são derrotados, ressurgem após um minuto, com algumas exceções.
Em outras palavras, sempre que um Pokémon selvagem for derrotado, renascerá após 60 segundos.
Como as partidas possuem duração máxima de dez minutos, as rotações de experiência são limitadas, considerando que o posicionamento e disponibilidade mudam de acordo com a destruição das zonas de pontuação.
Portanto, saber em qual segundo um monstro selvagem nasce e memorizar o tempo quando o mesmo for derrotado é crucial para acumular o máximo de experiência possível para sempre estar à frente dos adversários.
Outro ponto que vai ao encontro disso é o aumento de atributos por nível. A cada nível obtido, os atributos base aumentam e isso gera uma vantagem natural em relação aos adversários, sem falar na obtenção dos movimentos “+”, que concedem efeitos adicionais às técnicas.
Por exemplo, um Machamp no Lv.11 contra outro Machamp no Lv.13 está em uma tremenda desvantagem. Uma de suas habilidades é Cross Chop. A versão “+” desta técnica aumenta o ataque do lutador permanentemente em até 40 pontos, que são acumulados cada vez que Machamp causa dano com ataques básicos.

Logo, além da habilidade naturalmente causar mais dano, todas as fontes de dano de Machamp serão muito mais fortes no Lv.13. Isso vale para todos os Pokémon. Por isso, é importante que cada membro do time esteja com as duas habilidades aprimoradas antes do nascimento de Groudon.
Abaixo, veja a tabela contendo os temporizadores das rotas:
Rota Superior
- 3x Bunnelby ao longo da rota assim que a partida começa;
- 1x Bunnelby neutro aos 09:40 entre os muros de cima;
- 1x Bunnelby próximo às zonas de pontuação aos 09:40;
- 3x Natu neutros próximo à grama alta entre os muros aos 09:20;
- 1x Bunnelby ao norte das zonas de pontuação aos 09:20;
- 1x Bunnelby neutro próximo ao local dos Regi aos 09:10;
- 1x Bunnelby na rota lateral próximo à zona de pontuação aos 09:10;
- 1x Altaria e 3x Swablu no meio da rota aos 08:50;
A partir desse modelo, sempre temos um monstro neutro e outro próximo de nossa torre aliada para captura “em segurança”, já que os inimigos podem roubar. O ideal é sempre disputar os monstros neutros para ficar à frente em experiência.
O grupo de Altaria e Swablu é um caso à parte: renasce após um minuto e meio de sua captura e funciona no esquema cabo de guerra, ou seja, a primeira vez exatamente no meio da rota. Caso uma zona de pontuação seja quebrada, o grupo é movido para o local daquela zona.
Se as duas torres externas forem derrubadas, o grupo volta para sua posição inicial até que uma segunda zona de pontuação seja destruída. Outro ponto importante é que, normalmente, as primeiras lutas ocorrem aos 08:50, já que a experiência concedida pelo quarteto é muito maior quando comparada com os demais.
Rota Inferior
- 3x Bunnelby ao longo da rota assim que a partida começa;
- 2x Bunnelby aos 09:40 próximo ao muro com grama alta;
- 1x Indeedee próximo ao norte da zona de pontuação aos 09:35;
- 1x Indeedee próximo ao sul da zona de pontuação aos 09:30;
- 1x Bunnelby próximo ao muro entre as gramas altas aos 09:15;
- 1x Baltoy na rota lateral próximo à zona de pontuação aos 09:10
- 1x Altaria e 3x Swablu no meio da rota aos 08:50;
Assim como na rota superior, o grupo de Altaria e Swablu renasce a cada um minuto e meio e próximo à zona de pontuação que foi destruída primeiro.
Área central e Objetivos Neutros
Quando falamos da área central do mapa, há uma pequena diferença em relação às rotas. Aqui, o posicionamento dos monstros selvagens não muda com a derrubada das torres, desse modo, os Pokémon que são dedicados para essa localidade podem acumular mais experiência do que os aliados das rotas.
Isto está diretamente ligado aos objetivos neutros, uma vez que a presença de mapa dos jogadores que optam por essa posição é importantíssima para obter vantagem de posicionamento, e pelo poder de finalização desses objetivos.
A fim de tornar a partida mais dinâmica e promover mini confrontos de equipe, Regidrago foi adicionado no meio do mapa e surge aos sete minutos. Vencê-lo concede experiência para o time todo, e para o Pokémon que o nocauteou, a velocidade de pontuação é dobrada por um minuto.
Esta pequena janela permite que o portador desse efeito contribua para o depósito de pontos em múltiplas zonas de pontuação e de forma rápida. Vale lembrar que as torres externas são mais frágeis e, enquanto estão ativas, a esteira de velocidade cobre a rota toda, contribuindo para a movimentação do time.
Sendo assim, os jogadores da área central são de suma importância para o ritmo do time, e quanto mais objetivos neutros forem capturados, melhor será o desempenho do time ao longo da partida.
E não para por aí. Uma segunda alteração nos objetivos foi implementada para tornar o jogo um pouco mais imprevisível: Regice, Regirock e Registeel, e Regieleki não são mais fixos. A cada partida, o nascimento dos golens pode variar entre as rotas superior e inferior.
Na versão do mapa de Rayquaza, Regieleki sempre nasce na parte de cima, enquanto o trio nasce na rota inferior. Agora, o surgimento destas criaturas é aleatório, contudo, apenas na primeira vez.
Com essa alteração, as equipes não são “obrigadas” a priorizar uma rota para obter um bônus específico, pois não dá para saber qual objetivo surgirá naquela rota. Pessoalmente, gostei dessa mudança, pois assim as partidas ficam mais divertidas e menos “quadradas”.
Abaixo, veja a tabela contendo os temporizadores da área central e dos objetivos:
Area Central
- 1x Xatu em frente ao muro interno assim que a partida começa;
- 2x Baltoy próximo ao muro interno aos 09:45;
- 1x Escavalier no muro ao norte aos 09:45;
- 1x Accelgor no muro ao sul aos 09:45;
- 3x Natu no centro do mapa entre 09:00 - 08:01;
- 1x Baltoy de cada lado na area central aos 08:40.
Objetivos Neutros
- Regidrago aos 08:00;
- Regieleki aos 07:00 e renasce dois minutos após ser derrotado;
- Regice/Registeel/Regirock aos 07:00 e renasce dois minutos após ser derrotado;
- Groudon aos 02:00.
Regidrago possui o mesmo tempo de ressurgimento do grupo de Altaria com um minuto e meio. Há uma possibilidade de nascer o grupo em vez do golem dragão.
A dica é: um temporizador será exibido no centro do mapa caso seja Regidrago. Se não houver o contador, então será um grupo de Altaria.
Pontuação
Pokémon UNITE é um jogo com foco em pontuação e esse elemento é um dos mais importantes, indo além de simplesmente depositar as bolinhas nas torres. A reformulação do mapa também ajustou as zonas de pontuação para ir ao encontro da disponibilidade dos monstros selvagens.
Antes, era comum que houvesse um empate técnico entre os times até o momento da reta final. Em tela, uma grande tarja amarela era exibida, indicando para os times que sua pontuação estava bem próxima, mas sem dizer quem estava à frente no confronto.
Portanto, é de suma importância os jogadores terem em mente que, mesmo com as lutas de equipe sendo uma parte divertida do jogo e chamativa para o público, no final, vence o time que fizer mais pontos, não o que ganhar mais lutas.
Saber quando pontuar ou defender uma torre é a chave para vencer grande parte dos confrontos. Quebrar uma zona de pontuação muito cedo desbloqueia monstros selvagens mais próximos da base inimiga.
Em um cenário como esse, o time que derrubou a torre rápido demais “perde” um pouco da pressão de rota, pois com o recuo dos monstros, quanto mais nos aproximamos da base inimiga, mais rápida será a resposta, e isso pode levar a eliminações que prejudicam o time.
Desde o primeiro minuto jogado de UNITE lá em 2021, o bônus do chefe final está ligado à pontuação. Zapdos quebrava a defesa das zonas, permitindo que o depósito fosse realizado sem tempo de carregamento.
Com Rayquaza, o escudo protegia o Pokémon de interrupções e reduzia um pouco o tempo de pontuação. Com Groudon na jogada, a velocidade é dobrada e esse tempo pode ser ainda mais reduzido de acordo com a quantidade de aliados sobre a zona.
A grande questão envolvendo essa mecânica é que agora podemos ser interrompidos por habilidades, ataques básicos e pelo pulo da base. Isso sem falar na possibilidade de perdermos o bônus em caso de nocaute.
Em outras palavras, a reta final é ainda mais estratégica do que os oito minutos que a precedem. Recentemente, joguei uma partida interessante e que exemplifica muito bem essa situação.
Os times estavam praticamente empatados, com leve vantagem para meu adversário. Eliminamos Groudon rapidamente por conta de um recuo inesperado do oponente. A torre externa da rota inferior ainda não havia sido destruída e vimos uma excelente oportunidade de “matar” a partida.
Em vez de dividir para conquistar, eu e meus colegas mergulhamos na zona de pontuação, eliminando três jogadores logo de cara. Depositei meus 40 pontos (que, na verdade, foram 80 pela dobra da reta final) e seguimos para a torre seguinte.
Em um confronto 5x2, é praticamente impossível defender sem que um jogador consiga pontuar. Novamente, nocauteamos os dois jogadores restantes e quebramos a segunda torre, e ainda havia pontos sobrando para a torre central em frente à base.
O resultado foi uma vitória expressiva, mas que poderia ter um final diferente caso não tivéssemos tomado esta decisão rapidamente.
Esperamos que com este pequeno guia você aprimore sua jogabilidade e aumente a taxa de vitórias em suas partidas. Acostumar-se com as mudanças vai de cada um, portanto, não se culpe caso perca mais partidas do que ganhe. A evolução é natural e cada pessoa possui a sua curva.Lembre-se: Pokémon UNITE é um jogo coletivo, ou seja, se um vence, todos vencem, porém, se um perde, todos perdem. Tenha paciência com seus colegas de equipe, uma vez que nem todos possuem a mesma bagagem, logo, o processo de adaptação varia de jogador para jogador. No final, o que importa é a diversão.
Revisão: Cristiane Amarante









