Usar o ataque de execução gera mais recompensas
Art of Vengeance não é punitivo com o jogador que não quer aprender as combinações de combos ideais. Você pode jogar toda a campanha até o fim utilizando movimentos básicos e habilidades especiais, mas a aventura é bem recompensadora para quem se dedica a usar o ataque de execução o máximo possível.
Usar a execução de Musashi, além de gerar mais recompensas em moedas de ouro para que você possa adquirir novas habilidades na loja, também recupera suas kunais e sua barra de vida.
Por conta disso, aprender o combo ideal para cada inimigo é ótimo para sempre estar com a barra de vida e o estoque de kunais cheios. Sem contar que será mais fácil chegar até o fim do jogo com o maior número de habilidades desbloqueadas.
Para preencher a barra de execução de alguns inimigos, os combos podem variar entre dois ataques fortes, arremessos de kunais, um ataque fraco e outro forte, por aí vai. Fique de olho nisso, porque às vezes um combo longo demais esgota a vida inimiga antes mesmo do uso da execução e você perde a recompensa.
Chute lançador é uma habilidade muito útil
Pensando na última dica, uma das habilidades que deve ser desbloqueada quanto antes dentro do jogo é o Chute Lançador. Com essa habilidade, basta usar os botões de rolar no chão e ataque forte para que Musashi acerte um chute no inimigo que, na maioria das vezes, quase enche toda a barra de execução.
O chute lançador é uma habilidade desbloqueável na Loja Youkai, e não demora muito para aparecer. O ideal é guardar uma parte das suas moedas de ouro para essa habilidade, porque será fácil de recuperar o que gastou.
Essa habilidade é especialmente útil nas últimas fases, nas quais os inimigos são mais difíceis de preencher a barra de execução, e utilizar só as kunais para isso é arriscado, já que o jogador pode gastar todo o estoque em um único alvo.
Lembre de voltar em fases que já concluiu
Conforme você progride no jogo, também vai adquirindo habilidades que te ajudam a desbloquear certas áreas das fases para procurar por itens secretos, tesouros e desafios opcionais com boas recompensas.
Mas como as áreas não são conectadas por inteiro, às vezes acontece de esquecer de voltar na fase anterior. Revisitar as fases é especialmente importante para conseguir itens como a relíquia dos Oboro, que desbloqueia mais conteúdos na Loja Youkai.
No entanto, não há pressa. Não fique voltando toda vez que Musashi tiver uma habilidade nova de travessia. Acumule algumas e só então vá atrás de saber os segredos das outras fases. Isso evita que sua jogatina fique cansativa ao ficar o tempo todo indo e voltando.
Mantenha o combo alto para melhorar o dano
Existem amuletos equipáveis no jogo que focam especialmente em te recompensar pelo quão alto está seu medidor de combos. Alguns desses amuletos focam justamente em melhorar o dano de Musashi quanto mais alto o combo estiver.
Diferente de outros jogos focados em combo como Devil May Cry, por exemplo, Shinobi: Art of Vengeance não reseta seu medidor ao ficar muito tempo sem acertar algum inimigo. Seria até injusto fazer isso, já que certas partes das fases envolvem somente plataformas.
Seu medidor de combo só vai zerar se Musashi for ferido por um inimigo, incentivando o jogador a ser o mais ágil e letal possível. E é bom saber que a Lizardcube não deixou esse contador lá à toa.
Enfrentar os chefes no final da fase, chegando lá com o contador de combo alto e algum amuleto de aumento de dano ajuda a tornar a luta ainda mais épica, com ataques que vão tirar muita vida do chefe em poucos movimentos.
Consulte o mapa com frequência
Mesmo quando achamos que estamos aproveitando todo o conteúdo que o jogo tem para oferecer, chegamos no final da fase e vem aquela tela de pontuação final que mostra que só descobrimos 58% da fase.
Como se trata de um jogo de ação e não necessariamente um metroidvania, é normal esquecer que existe um mapa à disposição desde o início.
Então fica aqui uma dica importante: por mais que pareça que você já encontrou todos os caminhos dentro da fase, lembre de consultar o mapa. Muita coisa pode acabar passando despercebido. E o mapa de Shinobi: Art of Vengeance é bem amigável. Só de passar perto de uma entrada secreta, o caminho já fica parcialmente à mostra no mapa. Além disso, existem recursos visuais como ícones e áreas coloridas para indicar segredos específicos.
Toda fase terá relíquias Oboro, tesouros, desafios de combate e áreas secretas disponíveis.
Espero que essas dicas ajudem a superar os desafios da aventura, especialmente para quem deseja fazer 100% em cada uma das fases. Boa jogatina, ninjas!
Revisão: Vitor Tibério








