BGS 2025: Pilar Pueblita fala sobre Switch 2 no Brasil, preços e futuro da Nintendo na América Latina

Gerente de relações públicas da Nintendo para a América Latina disse que precificação dos produtos da empresa no Brasil é multifatorial.

em 16/10/2025
Foto de Pilar Pueblita, gerente de relações públicas da Nintendo para a América Latina.

Durante a Brasil Game Show 2025, tivemos a oportunidade de conversar mais uma vez com Pilar Pueblita, gerente de relações públicas da Nintendo para a América Latina. No evento que trouxe o Nintendo Switch 2 para o público pela primeira vez, a representante da empresa falou sobre a recepção do console pelo público brasileiro, preços e outros planos para o território latino-americano.


Confira a entrevista na íntegra, realizada no dia 09 de outubro e com edições para facilitar a leitura:

Nintendo Blast: Essa é a primeira vez que você traz o Nintendo Switch 2 em um evento público. Como está sendo a experiência até agora?

Pilar Pueblita: Este é o primeiro dia da Brasil Game Show. Ainda não é para todos os consumidores, mas eu vi uma grande quantidade de pessoas jogando, recebendo os brindes. Então, está sendo muito positivo. Estamos há apenas algumas horas do começo, mas está sendo positivo.

Então, espero que continuemos vendo muitas pessoas jogando, se divertindo e sorrindo nos próximos dias.

Nintendo Blast: Desde o lançamento do Nintendo Switch 2 no Brasil, como está sendo a aceitação do console no país?

Pilar Pueblita: Eu não tenho dados de vendas para compartilhar. O que eu posso te dizer é que a Nintendo anunciou, no começo de julho, números das vendas para o sistema Nintendo Switch 2 em todo o mundo, durante, basicamente, todo o mês de junho. Do dia 5 de junho até o dia 30 de junho. Foram anunciadas 5,8 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro. E esses números incluem a Nintendo of América. E, consequentemente, o Brasil está incluído nesse número.

Novamente, não tenho dados para compartilhar, mas a recepção foi positiva. Uma das coisas que nós estamos acompanhando são os comentários nas redes sociais e as notícias na mídia, e as reações têm sido positivas.

Nintendo Blast: Esta é a primeira vez que o Nintendo Switch 2 está sendo apresentado em um evento público no Brasil. No país, não tivemos uma experiência prévia, antes do lançamento do console. Por que a decisão de apresentar o console ao público brasileiro só após seu lançamento?

Pilar Pueblita: Mais do que uma decisão, é um desafio logístico. Trazer um sistema que não está disponível para o público demanda logística e tempo. E, às vezes, são muitos fatores que não nos permitem. Mas agora nós estamos aqui, com o sistema na Brasil Game Show apenas alguns meses depois de seu lançamento.

Uma das coisas que eu quero reforçar para o Brasil, como parte do nosso compromisso, é que nós trouxemos o console no dia mundial de lançamento. Isso é um grande passo. É uma forma de mostrar o compromisso que temos com o mercado brasileiro e uma forma de agradecer a todos os consumidores.

Imagem do estande da Nintendo na Brasil Game Show 2025


Nintendo Blast: Falando sobre o Brasil, vocês lançaram uma nova campanha publicitária especifica para o país, que foi gravada em São Paulo. Você poderia dar mais detalhes dela?

Pilar Pueblita: Esse é o primeiro comercial de TV que a Nintendo está projetando e produzindo no Brasil e para o Brasil. Isso é muito bom para nós, e, novamente, é uma forma de agradecer, de mostrar o compromisso, de dizer que queremos ser mais próximos dos consumidores brasileiros. Na campanha, trouxemos elementos brasileiros, com atores locais falando em português. É uma forma de agradecermos ao Brasil.

Nintendo Blast: Em quais veículos de mídia a campanha será transmitida?

Pilar Pueblita: O plano é este ser nosso comercial para a temporada de festas de fim de ano. Passaremos a veiculá-lo no próximo mês em canais de televisão abertos e fechados, cinemas, entre outras mídias.

Nintendo Blast: Falando um pouco sobre o Nintendo Switch 2 e como ele está sendo vendido para o público brasileiro. Qual é o público que a Nintendo pretende alcançar com o console no Brasil? É o fã mais entusiasta da Nintendo? É um público mais amplo?

Pilar Pueblita: A Nintendo está focando no começo do ciclo de vida do Nintendo Switch 2, e cada país é diferente, mas aqui no Brasil nós vamos continuar falando com todos. A biblioteca de jogos do Nintendo Switch tem algo para todos. Então, se você é um jogador hardcore, há algo para você no Nintendo Switch. Se você é alguém que gosta de games multiplayer para jogar com amigos, também pode encontrar algo.

A maioria dos jogos de Nintendo Switch são compatíveis no Nintendo Switch 2. Então, você pode ser um jogador do Nintendo Switch 2 e encontrar muitas opções de jogos de Switch disponíveis.

Eu diria que agora, no Brasil, nós queremos nos conectar a todos, e falar com todos. Estamos há quatro meses do lançamento do Nintendo Switch 2 e também temos muitos jogos para o console, incluindo de third-parties.

No nosso estande na Brasil Game Show, temos 14 jogos e sete deles são de empresas parceiras, disponíveis no Nintendo Switch 2. Então, vamos continuar falando com todos e chegar a todos com o Nintendo Switch 2.

Nintendo Blast: Perguntei isso por causa da precificação dos produtos da Nintendo no país, mas antes de entrar nessa questão, você falou sobre os jogos no estande, e todos eles, tirando Persona 3 Reload, já estão disponíveis.

Por que vocês priorizaram mostrar jogos que já estão disponíveis em vez de demonstrações de títulos que serão lançados no futuro?

Pilar Pueblita: Eu vou responder em duas partes. A primeira é que nós queremos que as pessoas joguem no Nintendo Switch 2. Queremos que as pessoas tenham a experiência do jogo no console, vejam os gráficos, sintam o Controle Pro.

Além disso, alguns outros jogos são para o Nintendo Switch, como Super Mario Galaxy, por exemplo. Nesse caso, é um lançamento para o Nintendo Switch, e estamos expondo esse game porque o Nintendo Switch continua tendo interesse do público.

A outra razão porque não trouxemos demonstrações de jogos futuros é mais logística. Trazer jogos assim requer logística em diferentes camadas e tempo. Mas, claro, os próximos jogos vão ter diferentes estratégias de lançamento.

Imagem de Pilar Pueblita concedendo entrevista para o Nintendo Blast.


Nintendo Blast: Você falou sobre como querem fazer o Nintendo Switch 2 chegar a todos os brasileiros. Uma coisa que, como eu disse antes, muitas pessoas estão comentando é o preço do Nintendo Switch 2.

Com o Nintendo Switch, a empresa tem um dos consoles de mesa mais baratos do mercado. Já o Nintendo Switch 2 é mais caro.

Vocês acreditam que essa questão de preço vai fazer os consumidores se sentirem mais hesitantes em adquirir um Nintendo Switch 2?

Pilar Pueblita: Nós sabemos que a questão do preço é desafiadora na América Latina em geral. Não é exclusiva para o Brasil. Mas o preço no país é multifatorial. Não é apenas um fator particular, como a conversão entre dólares americanos e reais. Os preços também não são definidos apenas pela Nintendo. Outras entidades estão envolvidas.

Nós não temos nenhum plano relacionado a mudanças em preços. A Nintendo está procurando oportunidades para trazer os sistemas para os consumidores, para todos.

Nintendo Blast: Esse aspecto multifatorial é também aplicado ao preço de jogos? Por que existem jogos da Nintendo por US$ 69,99 no Switch que são mais baratos no Brasil do que os jogos do mesmo preço disponíveis no Switch 2?

Pilar Pueblita: Sim, essa situação multifatorial se aplica a todos os produtos Nintendo. Não há uma fórmula ou uma razão em específico.

Nintendo Blast: Nós estamos acompanhando as tarifas que estão sendo implementadas pelo governo dos EUA. Por causa dessas tarifas, houve um aumento no preço do Nintendo Switch no país. Essas tarifas e esses mudanças nos preços vão ser refletidas no Brasil de alguma forma, ou é algo apenas para o consumidor norte-americano?

Pilar Pueblita: Eu também vou dividir essa resposta em duas partes. Não há planos para mudar o preço do sistema Nintendo Switch na América Latina, em geral. Não estou falando apenas no Brasil. Isso é algo que a Nintendo informou no momento em que anunciou o aumento do preço nos EUA.

Relacionado às tarifas, como disse, é multifatorial. Não temos uma resposta específica, mas, claro, a Nintendo e nossos parceiros, estamos trabalhando para encontrar maneiras de alcançar um preço que possa ressoar com diferentes famílias em diferentes países.

Nintendo Blast: Há um movimento de fãs pedindo a localização dos preços de produtos Nintendo para o público brasileiro. É algo que a Nintendo conseguiria realizar?

Pilar Pueblita: Por enquanto, não há planos, nada relacionado a mudanças nos preços. E, de novo, os preços são multifatoriais, não dependem de um único fator.

Nintendo Blast: A Nintendo está aumentando sua presença em outros segmentos além de jogos. Agora temos filmes, animações, produtos de merchandising. Como a Nintendo no Brasil e na América Latina aborda o lançamento desses tipos de produtos na região?

Pilar Pueblita: Novamente, é multifatorial. Eu posso dizer que aqui no Brasil, o merchandising é um bom exemplo. Aqui na BGS, temos o estande da FANLAB, da Riachuelo, com uma loja dedicada para produtos licenciados pela Nintendo.

Eu posso dizer que o Brasil tem os melhores produtos licenciados na América Latina. Nós não temos esse nível de qualidade que a Riachuelo tem. É incrível! Mas não temos nada além para compartilhar porque agora nós estamos basicamente focados em promover nossos jogos.

Para Super Mario Galaxy: O Filme, por exemplo, eu ainda não tenho nenhuma definição ou confirmação relacionada a esse filme aqui no Brasil. É algo que deve ser perguntado à Universal. Mas espero que possamos ver o que vimos com o primeiro filme, que chegou ao país no lançamento mundial, localizado em português brasileiro. Isso é mais uma questão para a Universal. Mas estou muito animada com o que está acontecendo.

Imagem de camiseta da FANLAB temática de Mario Kart.
Imagem: FANLAB/Riachuelo


Nintendo Blast: Então, recentemente foi anunciado que Doug Bowser está se aposentando, e em seu lugar, Devon Pritchard será a nova presidente da Nintendo of America no próximo ano. Como mulher, como é a sensação de ter a primeira mulher presidente da Nintendo of America?

Pilar Pueblita: Eu vou dizer primeiro que nós vamos sentir saudades do Doug Bowser. Ele tem sido um incrível presidente da Nintendo of America. Ele tem sido um líder incrível para todos nós. Eu acho que todos na Nintendo of America vão sentir saudades e desejamos o melhor para ele e sua família no futuro.

E damos as boas-vindas à Devon! Definitivamente, ela é uma veterana da Nintendo. Está há 19 anos trabalhando na empresa em diferentes cargos. Eu não tenho dúvida alguma de que ela vai ser uma presidente incrível para a Nintendo. E, claro, estou muito orgulhosa da representação feminina como executiva da empresa. É histórico, definitivamente.

Desejo-lhe o melhor. É emoção, orgulho, e desejo-lhe o melhor em seu novo cargo, começando em janeiro.

Nintendo Blast: Com essa mudança em liderança, os planos para a América Latina se manter os mesmos?

Pilar Pueblita: Sim. Nós já trabalhamos com a Devon. Então, eu não vejo nenhuma mudança. Os times latino-americanos permanecem os mesmos. Então, nada diferente para nós.

Nintendo Blast: Falando em América Latina, recentemente, vocês anunciaram o Nintendo Mall Tour para a América Latina. Você poderia dar mais informações sobre esse evento?

Pilar Pueblita: Ainda não. Fiquem atentos para mais detalhes sobre quando e onde acontecerá o tour. É uma iniciativa para toda a região da América Latina, não só o Brasil. São 14 cidades em seis países. Cinco dessas cidades estão aqui no Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Maceió.

Cinco cidades no México também receberão o evento. E então, Argentina, Chile, Colômbia e Peru, com uma cidade cada.

Estou muito animada de ver isso vir à tona. Vai ser uma experiência de teste para jogos do Nintendo Switch 2, mas também para o Nintendo Switch. É um exemplo do compromisso que a Nintendo tem com o público latino-americano.

Nintendo Blast: Vai accontecer neste fim de ano, certo?

Pilar Pueblita: Certo. Esperem apenas um pouco mais. Nós vamos informar detalhes o mais cedo possível.

Arte do Nintendo Mall Tour América Latina


Nintendo Blast: Há planos para outros tipos de eventos oficiais da Nintendo no Brasil?

Pilar Pueblita: Não por agora. Fiquem atentos. Nós sempre estamos trabalhando em planejamentos. Caso novidades surjam, nós vamos anunciar com mais detalhes.

Nintendo Blast: Tem alguma coisa que eu não te perguntei que você gostaria de comentar?

Pilar Pueblita: Apenas obrigada. Obrigada pela paixão, pelo amor. E eu vou contar algo, especialmente para você que estava aqui em 2018 na Brasil Game Show.

Em 2018, estávamos presentes a portas fechadas e nós anunciamos os cartões pré-pagos para Nintendo Switch. Aí a Loja Nintendo foi disponibilizada no Brasil para compra de jogos. Um ano depois, nós tivemos um estande para os consumidores, um grande evento, mas nenhum dos jogos à mostra estavam localizados em português brasileiro.

Seis anos depois, nós estamos aqui na Brasil Game Show com mais de 120 sistemas, 14 jogos, e 13 deles estão localizados em português brasileiro. No ano passado, nós participamos de três eventos: gamescom latam, CCXP e Brasil Game Show. Nesste ano, também estivemos na gamescom. 

Se você ver essa evolução entre os anos, ela só existe por causa de vocês, por causa dos fãs brasileiros. Se nós não tivéssemos a percepção positiva que nós tínhamos, nós não poderíamos fazer todas as coisas que nós estamos fazendo. Essa é apenas uma mensagem de obrigado a todos no Brasil, obrigada pela paixão e o amor que vocês demonstram para a Nintendo, seus personagens, suas franquias, seus jogos.

Nintendo Blast: Só uma coisa antes de terminarmos: você falou sobre localização em português brasileiro. Nós estamos vendo que praticamente todos os jogos desenvolvidos pela Nintendo estão sendo lançados em português. Até mesmo jogos que são mais velhos, como Super Mario Galaxy, estão sendo localizados. Você poderia comentar sobre isso?

Pilar Pueblita: Eu não posso dizer que todos os jogos vão ser localizados. Eu não sei se isso acontecerá porque nem sempre eu tenho acesso aos planos da Nintendo. Mas eu me sinto confiante em dizer que você pode esperar um aumento similar nesta próxima geração, que é o Nintendo Switch 2.

Este ano, por exemplo, nós temos jogos que não estão localizados português brasileiro, sabemos disso. Mas nós temos visto muitos jogos grandes sendo localizados, como Donkey Kong Bananza, Mario Kart World. Nós teremos Kirby Air Riders lançando em 20 de novembro, e estará localizado. Metroid Prime 4: Beyond estará localizado. Então, eu acho que você pode esperar um aumento similar para o Nintendo Switch 2. Mas, definitivamente, eu não posso dizer que todos os jogos serão localizados.

Nintendo Blast: Obrigado pela conversa!

Pilar Pueblita: Sempre um prazer falar com vocês!

Fotos da entrevista: Fi Sword
Siga o Blast nas Redes Sociais
Daniel Morbi
Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).