Diferente dos títulos anteriores, Unleashed trouxe a proposta de expandir a base de Sonic Rush, sucesso no Nintendo DS. A mecânica do Boost, que já havia conquistado os jogadores no portátil, agora chegava em três dimensões, fazendo Sonic correr de forma ainda mais desenfreada.
Além disso, aproveitando o sucesso dos jogos hack and slash como Devil May Cry e God of War, a Sonic Team introduziu a jogabilidade do Werehog. Nela, o ouriço perde sua característica velocidade devido à influência da nova ameaça, mas compensa com força bruta e braços elásticos para enfrentar os fragmentos do vilão Dark Gaia, libertados após seu despertar prematuro.
Essas duas jogabilidades tão contrastantes foram divididas de forma simbólica: o Sol e a Lua, o dia e a noite. E é justamente nesse equilíbrio que o jogador precisa administrar sua experiência. Na versão SD, a estrutura é mais objetiva e voltada para plataformas, exigindo do jogador o cumprimento de certos requisitos para obter as Medalhas da Lua (Sonic) e Medalhas do Sol (Werehog).
Enquanto a velocidade é requisito básico em ambas as campanhas, o Werehog traz ainda outros desafios: coletar força e anéis para alcançar o Rank S e garantir as três moedas nos atos principais. Esses atos são divididos em dois grupos de missões:
- Missões principais (Main Stages): fases que avançam a história, sempre alternando entre Day Stages (Sonic com Boost, correria em alta velocidade) e Night Stages (Werehog, combate e plataforma);
- Missões secundárias (Extra Missions): variações das fases principais, como:
- Time Attack (chegar ao final dentro do tempo limite);
- Ring Collection (coletar uma quantidade específica de anéis); e
- Enemy Battle (derrotar todos os inimigos).
Além do objetivo padrão das medalhas, o jogo conta com 215 itens colecionáveis escondidos nas fases. Eles são liberados na Galeria do Jogo e incluem artes conceituais, músicas, cenas e documentos, valorizando o fator replay em fases diurnas de até três minutos ou as noturnas que variam de cinco a dez minutos.
Esses coletáveis também podem ser encontrados nos Gaia Gates, templos que Sonic e Chip visitam para acessar os estágios. É através do acúmulo das Medalhas do Sol e da Lua que o jogador desbloqueia desafios nesses Gaia Gates que unem as formas de ouriço e lobo (Sonic e Werehog) em um único estágio, uma mecânica exclusiva desta versão SD.
O sistema de boost na versão SD
A jogabilidade diurna é o motor de Sonic Unleashed, marcando a consolidação da Era Boost na franquia. Herdada e aprimorada de Sonic Rush (Nintendo DS), a mecânica do Boost transforma a corrida em alta velocidade em um recurso tático, e não apenas estético.
Controles e aceleração
Nas estágios de dia, a jogabilidade é definida pela velocidade e pelo controle refinado em três dimensões:
- Boost (Aceleração): É a habilidade central que permite a Sonic alcançar velocidades supersônicas, atravessar obstáculos e eliminar a maioria dos inimigos instantaneamente. O uso do Boost é limitado por uma barra que exige gerenciamento por parte do jogador;
- Pulo e Homing Attack: Essenciais para a navegação em plataformas e para manter o momento ao atacar inimigos no ar;
- Drift: Vital para fazer curvas fechadas sem perder a velocidade do Boost, especialmente em seções de plataformas estreitas ou em pistas sinuosas;
- Quick Step: Um movimento lateral instantâneo que permite ao jogador desviar de obstáculos ou trocar de "pista" em alta velocidade, crucial para a sobrevivência em trechos com muitos perigos.
Gerenciamento da barra de Boost
O sistema de energia do Boost na versão SD é progressivo e recompensa a coleta de anéis:
Capacidade inicial:
- Inicio: O jogador começa com três barras de Boost prontas para uso;
- Expansão: A capacidade total da barra de aceleração aumenta a cada 30 anéis coletados, permitindo que Sonic armazene mais energia para uso contínuo;
- Capacidade máxima: A barra atinge seu potencial máximo com a coleta de 90 anéis, garantindo a maior reserva de aceleração possível para o estágio;
- Recarga: A barra se recarrega automaticamente de forma lenta e pode ser preenchida rapidamente ao derrotar inimigos ou ao realizar certas ações de cadeia de forma eficiente.
O Werehog: combate, plataforma e progressão
A jogabilidade do Werehog é o pilar que sustenta os estágios da noite, alterando completamente o ritmo do jogo. Diferentemente da fluidez do Sonic diurno, a versão lupina foca em combate brawler e plataforma vertical.
O Werehog utiliza um sistema de combos simples, mas variado, desbloqueado através de pontos de Experiência (EXP). Esses pontos são ganhos ao derrotar inimigos e podem ser investidos em novas habilidades de combate ou melhorias de status, como aumento da barra de vida ou da capacidade de Unleashed Mode (um modo de fúria temporária que aumenta o dano e a velocidade de ataque).
Apesar de ser mais lento, o Werehog é um mestre da verticalidade. Suas fases noturnas exploram o cenário em três dimensões, exigindo que o jogador utilize os braços elásticos para se pendurar, balançar e alcançar plataformas distantes. A navegação também inclui a escalada de paredes e o uso de postes para planar, transformando a exploração em um puzzle de plataforma que oferece um contraste deliberado com a aceleração desenfreada do Sonic normal.
No entanto, a versão SD possui uma limitação notável no combate: a ausência de Quick Time Events (QTEs) e o lock-on simplificado tornam a experiência de luta mais repetitiva. Embora o sistema de EXP adicione profundidade, a necessidade de derrotar ondas e mais ondas de fragmentos de Dark Gaia pode quebrar o ritmo e estender o tempo das fases noturnas para mais de dez minutos, o que é frequentemente citado como o maior ponto fraco do jogo.
Uma aventura mundial
Dessa vez, os cenários se inspiram em lugares reais, algo mais explícito do que nunca:
- Apotos → Grécia, especialmente Santorini (casas brancas e mar azul);
- Mazuri → África Subsaariana (vilarejos e savanas);
- Spagonia → Europa Ocidental, principalmente Itália/França (arquitetura universitária e ruas estreitas);
- Chun-nan → China (montanhas, templos e rios);
- Holoska → Ártico/Alasca (vilarejos gelados e geleiras);
- Shamar → Oriente Médio, lembrando Iraque/Índia (desertos e palácios);
- Adabat → Sudeste Asiático, sobretudo Tailândia (ilhas tropicais, templos e ruínas);
- Eggmanland → fortaleza futurista do Dr. Eggman, a única sem base no mundo real.
A estética mais cartunesca — perceptível até no modelo do próprio Sonic — reforça o carisma dos NPCs, como o novo parceiro Chip, que acompanha o ouriço. Como de costume, a trilha sonora é impecável, desta vez ganhando ainda mais destaque por ter sido executada pela Orquestra Filarmônica de Tóquio. Essa grandiosidade sonora se reflete diretamente na ambição do jogo, que busca resgatar o prestígio da franquia que nos é passado a partir da principal trilha do jogo Endless Possibilities.
O inicio das possibilidades infinitas
Na prática, a versão SD de Unleashed é um jogo mais focado em plataforma do que sua contraparte HD. As fases de Sonic são mais curtas e lineares, priorizando reflexos rápidos e o uso do Boost. Contudo, é a jogabilidade do Werehog que gera o maior debate. No Wii, o combate é mais simplificado e menos fluido do que no PS3/Xbox 360, tornando os estágios noturnos uma pausa nem sempre bem-vinda no ritmo alucinante das fases diurnas. Em certos momentos, o Werehog parece quebrar o fluxo, exigindo uma repetição cansativa de combates básicos para prosseguir.
Apesar dessa instabilidade no ritmo, Sonic Unleashed SD conseguiu cumprir seu papel: ser a fundação da Era Boost. Ele validou o modelo de fases de alta velocidade para uma nova geração de jogos de Sonic, provando que, mesmo com as limitações de hardware, a fórmula do "correria desenfreada" era o caminho a seguir para trazer a franquia de volta à relevância.
Revisão: Vitor Tibério




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