Dando início à terceira e última parte do nosso Guia de classes de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, chegou o momento de explorar alguns dos jobs mais complexos do jogo. Nesta etapa, abordaremos Dragoon, Samurai, Ninja, Arithmetician, Bard, Dancer e Mime — classes que exigem dedicação para serem desbloqueadas e aprimoradas, mas que recompensam o jogador com ótimas habilidades.
Dragoon
Dragoon é uma classe bastante poderosa, podendo equipar armaduras pesadas e utilizar lanças. Esse job é desbloqueado ao atingir Thief nível 4 e seu conjunto de ações é chamado Jump.
Habilidades mais relevantes:
- Horizontal Jump 7 (ação): aumenta o alcance horizontal do salto;
- Vertical Jump 8 (ação): amplia o alcance vertical do salto;
- Dragonheart (suporte): concede o status Reraise quando o personagem sofre dano letal;
- Ignore Elevation (movimento): permite movimentar-se livremente em terrenos de diferentes alturas.
Estratégias de uso:
Dragoon é uma classe de combate direta e eficiente, focada em causar dano físico e manter certa segurança no campo de batalha. Seu conjunto de habilidades Jump oferece diferentes níveis de alcance horizontal e vertical; no entanto, como cada versão superior substitui as anteriores, vale a pena investir apenas nas habilidades Horizontal Jump 7 e Vertical Jump 8, que cobrem todas as distâncias possíveis.
Os saltos são extremamente poderosos e ainda têm a vantagem de deixar o personagem fora de perigo enquanto está no ar. Contudo, exigem tempo para serem executados, o que torna essencial escolher bem o alvo — de preferência inimigos lentos ou que não estejam sob o efeito de aceleração. Além disso, o Dragoon se destaca por seus ataques físicos de longo alcance, sendo capaz de atingir adversários a duas casas de distância.
A habilidade de reação Dragonheart também é um diferencial notável: ao receber dano físico, há uma chance de o personagem ganhar o status Reraise, permitindo que retorne automaticamente à vida após ser derrotado. A taxa de ativação depende do valor de Bravery, o que reforça a importância de mantê-lo elevado para maximizar o potencial dessa classe.
Samurai
O Samurai é uma classe de ataque e suporte que utiliza o poder espiritual das katanas para liberar golpes variados. Seu desbloqueio exige Knight nível 4, Monk nível 5 e Dragoon nível 2, e seu conjunto de habilidades se chama Iaido.
Habilidades mais relevantes:
- Conjunto Iaido (ação): permite usar o poder espiritual das katanas para realizar golpes distintos;
- Shirahadori (reação): concede uma chance muito alta de esquivar de ataques físicos;
- Doublehand (suporte): aumenta o dano físico quando o personagem empunha uma única arma com as duas mãos.
Estratégias de uso:
Apesar de exigir preparação e alto investimento em equipamentos, o Samurai é uma das classes mais versáteis do jogo. Suas habilidades de Iaido são instantâneas, possuem bom alcance em área, não causam fogo amigo e geram efeitos variados dependendo da katana utilizada — incluindo dano, cura, buffs e debuffs.
Por depender de armas que podem se quebrar durante o uso, é essencial manter um bom estoque delas, o que pode ser um pouco caro. Embora essas habilidades escalem diretamente com ataque mágico, o golpe básico, que é bastante poderoso, escala com ataque físico. Assim, é fundamental manter altos valores nesses dois atributos, além de um Bravery elevado.
Doublehand é uma habilidade de suporte extremamente valiosa, permitindo causar grande dano físico quando equipada pelo próprio Samurai ou por outras classes físicas, como Knight ou Lancer. Já Shirahadori é uma das reações mais úteis do jogo, ideal para qualquer combatente físico, pois sua chance de ativação também escala com o Bravery.
Ninja
Ninja é uma classe extremamente veloz e detentora de uma das melhores habilidades de suporte para combatentes físicos. Para desbloqueá-la, é necessário alcançar Thief nível 5, Geomancer nível 2 e Archer nível 4, e seu conjunto de habilidades é chamado Throw.
Habilidades mais relevantes:
- Reflexes (reação): aumenta drasticamente a chance de esquivar de ataques físicos e mágicos;
- Vanish (reação): torna a unidade invisível ao ser atingida por um ataque físico;
- Dual Wield (suporte): permite empunhar duas armas simultaneamente.
Estratégias de uso:
Ninja é uma das classes mais rápidas do jogo, quase sempre agindo antes dos inimigos. Suas técnicas de arremesso permitem atacar à distância com shurikens, bombas e até mesmo lançar armas poderosas. No entanto, o custo de reposição desses itens pode ser alto, o que exige cautela no uso constante dessa tática.
A reação Reflexes é uma das mais eficientes de Final Fantasy Tactics, pois dobra as chances de evasão e funciona contra os ataques físicos e mágicos, sendo útil em praticamente qualquer classe. Já Vanish, que escala com Bravery, permite ao usuário tornar-se invisível ao ser atingido, o que o faz ser ignorado pelos inimigos e ainda atacar sem considerar resistências. O efeito, porém, é encerrado ao realizar uma ação ou sofrer dano.
A habilidade Dual Wield é o grande destaque do Ninja, permitindo atacar duas vezes por turno ao equipar duas armas. Além de potencializar o próprio desempenho do Ninja — que já possui ótimo poder de ataque —, essa técnica combina perfeitamente com classes como Knight e Monk, ampliando consideravelmente seu potencial ofensivo.
Apesar de sua impressionante velocidade, poder ofensivo e evasão elevada, o Ninja tem baixo HP. Por isso, é essencial posicioná-lo estrategicamente em campo, mantendo suas costas protegidas por elementos do cenário ou aliados para aproveitar ao máximo seu alto índice de esquiva.
Arithmetician
Arithmetician é uma das classes mais complexas e poderosas de Final Fantasy Tactics. Para desbloqueá-lo, é necessário alcançar White Mage nível 5, Black Mage nível 5, Mystic nível 4 e Time Mage nível 4, e seu conjunto de habilidades é chamado Arithmeticks.
Habilidades mais relevantes:
- Conjunto Arithmeticks (ação): permite lançar magias instantâneas baseadas em parâmetros matemáticos;
- Soulbind (reação): devolve metade do dano recebido e converte o mesmo valor em recuperação de HP.
Estratégias de uso:
O conjunto Arithmeticks é incrivelmente poderoso, permitindo lançar quase qualquer magia aprendida por meio de outras classes (como Black Mage, White Mage, Time Mage ou Mystic) sem custo de MP e com alcance global, dependendo da variável escolhida. Isso significa que é possível atacar, curar ou aplicar efeitos de status em qualquer parte do mapa.
O uso dessa maestria considera diversos aspectos numéricos, como ordem de turno, nível, experiência ou altura. Após escolher um desses parâmetros, ele é combinado com números primos ou múltiplos de 3, 4 ou 5. Para exemplificar, ao selecionar Flare (altura e múltiplo de 4), todos os combatentes, incluindo aliados, que estiverem em elevações de 4, 8 ou 12, serão atingidos pela magia.
Embora seja mais difícil de usar em certas situações, há muitas batalhas em que os inimigos começam posicionados em elevações superiores às suas unidades, permitindo vitórias rápidas e sem esforço. Além disso, é possível tornar o uso do Arithmeticks ainda mais simples — e até apelativo — ao equipar todos os aliados com itens que absorvem um elemento específico, lançando então magias desse elemento com as variáveis de turno, que costumam englobar todo mundo em campo. Assim, seus personagens se curam enquanto os inimigos sofrem dano.
Apesar de possuir um conjunto de ações extremamente poderoso, o Arithmetician tem atributos básicos muito baixos, tornando-o pouco viável como classe principal. Assim, o ideal é usar suas habilidades em jobs mágicos mais robustos, como o Black Mage. Para evitar o desgaste de treiná-lo em combate, uma boa estratégia é designá-lo para errands — as tarefas realizadas em cidades que concedem JP como recompensa.
Bard
Bard é uma classe de suporte especializada em aplicar efeitos variados por meio de suas músicas. Para desbloqueá-lo, é necessário alcançar Summoner nível 5 e Orator nível 5, e seu conjunto de habilidades é chamado Bardsong. Vale destacar que apenas unidades masculinas podem se tornar Bards, sendo a Dancer a contraparte feminina.
Habilidades mais relevantes:
- Conjunto Bardsong (ação): permite executar músicas que aplicam efeitos variados em aliados;
- Magick Surge (reação): aumenta temporariamente o poder mágico da unidade quando atacada por magias;
- Faith Surge (reação): aumenta temporariamente o Faith da unidade ao sofrer ataques mágicos;
- Fly (movimento): permite ao personagem atravessar áreas do mapa sem restrições de terreno;
- Movement +3 (movimento): aumenta muito a mobilidade da unidade.
Estratégias de uso:
Um Bard consegue fornecer suporte contínuo aos aliados sem consumir MP. Ao permanecer em estado de cantoria, ele aplica automaticamente os bônus a cada turno, embora apenas uma música possa estar ativa por vez. Os efeitos das músicas incluem curar aliados, aumentar a velocidade e aplicar um buff aleatório.
Apesar de existirem opções melhores, as reações Magick Surge e Faith Surge são úteis para unidades mágicas, fortalecendo seu poder mágico ou Faith sempre que sofrerem dano. Já Movement +3 e Fly são habilidades essenciais para mobilidade, com a primeira sendo útil em praticamente qualquer mapa e a segunda ideal para terrenos irregulares ou com elevações.
Por possuir atributos básicos baixos, o Bard não é recomendado como classe principal. Além disso, suas músicas têm 50% de chance de acerto, tornando-o um job de suporte interessante, mas pouco confiável como único provedor de buffs e cura. Ainda assim, quando mantido à distância e posicionado estrategicamente, pode ser útil em confrontos que exigem proteção contínua.
Dancer
Dancer é a contraparte feminina do Bard, especializada em aplicar efeitos negativos nos oponentes. Para desbloqueá-la, é necessário alcançar Geomancer nível 5 e Dragoon nível 5, e seu conjunto de habilidades é chamado Dance.
Habilidades mais relevantes:
- Conjunto Dance (ação): aplica debuffs contínuos aos inimigos, incluindo redução de velocidade, diminuição do ataque físico ou mágico e efeitos aleatórios;
- Strength Surge (reação): aumenta temporariamente o poder físico da unidade quando atacada;
- Bravery Surge (reação): aumenta temporariamente o Bravery da unidade ao sofrer ataques físicos;
- Jump +3 (movimento): amplia significativamente a mobilidade da unidade;
- Fly (movimento): permite atravessar áreas do mapa sem restrições de terreno.
Estratégias de uso:
Semelhantemente ao Bard, Dancer fornece debuffs contínuos sem gastar MP. Ao manter uma dança ativa, os inimigos recebem automaticamente as debilitações durante cada turno, sendo que apenas uma dança pode estar ativa por vez. As habilidades incluem reduzir a velocidade, diminuir o ataque físico ou mágico e aplicar um debuff aleatório.
As reações Strength Surge e Bravery Surge são úteis para unidades físicas, aumentando seu dano ou suas chances de aparar e contra-atacar. Já Jump +3 e Fly são igualmente úteis para terrenos irregulares e com elevações.
Assim como Bard, devido a seus atributos básicos baixos, Dancer não é recomendado como classe principal. Suas danças também possuem 50% de chance de acerto, tornando-a menos confiável como única debilitadora. No entanto, quando bem posicionada e protegida, pode fornecer punições consistentes ao longo da batalha.
Mime
Mime é uma classe bastante curiosa e ainda mais complicada do que a Arithmetician. Seu desbloqueio exige Squire nível 8, Chemist nível 8, Geomancer nível 5, Dragoon nível 5, Orator nível 5 e Summoner nível 5.
Estratégias de uso:
Um Mime não possui habilidades próprias e nem pode utilizar equipamentos. Em vez disso, ele copia instantaneamente a ação de outros aliados, seja ataque físico, magia ou uso de item, com exceção de outros Mimes e habilidades de classes exclusivas. Para exemplificar, se um Samurai realiza um golpe de espada, o Mime repetirá a ação como se estivesse empunhando a mesma arma.
A principal dificuldade está no posicionamento, pois o Mime executa a ação voltado para a direção em que está olhando. Assim, se um companheiro atinge um inimigo à sua frente, o Mime também atacará quem estiver à sua frente, seja aliado ou inimigo. Isso também se aplica a magias, tornando mais desafiador copiar magos com precisão, já que o alcance da habilidade será considerado.
Um ponto interessante é que o Mime também pode copiar as ações de Bard e Dancer, o que torna essas classes muito mais valiosas quando há um copiador no grupo. Como as músicas e danças serão copiadas instantaneamente, as chances de que seus efeitos atinjam os aliados ou inimigos desejados aumentam consideravelmente.
Definitivamente, o Mime exige planejamento prévio e um posicionamento impecável — não apenas dele próprio, mas também das unidades que serão copiadas —, já que qualquer descuido pode resultar em um golpe acidental contra os aliados. No entanto, quando bem utilizado, esse job se torna extremamente poderoso, capaz de multiplicar os efeitos das ações do grupo e aumentar significativamente a vantagem de turnos em favor do jogador.
Pronto para o combate
Com isso, concluímos nosso guia de classes de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles. Esperamos que ele ajude você a compreender melhor o vasto sistema de jobs do jogo, possibilitando criar unidades realmente poderosas e montar formações equilibradas para enfrentar qualquer desafio que surgir em Ivalice.
Revisão: Cristiane Amarante







