Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles — Guia de classes: parte 2

Entenda as nuances de cada classe para formar personagens verdadeiramente poderosos e dominar qualquer batalha em Ivalice.

em 14/10/2025
Dando sequência ao nosso Guia de classes de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, nesta segunda parte exploraremos Time Mage, Summoner, Thief, Orator, Mystic e Geomancer — classes focadas principalmente em suporte, controle de status e na obtenção de novos equipamentos e aliados.

Time Mage

Time Mage é uma classe de suporte versátil, com algumas habilidades ofensivas interessantes. Seu desbloqueio requer Black Mage nível 3 e seu conjunto de ações se chama Time Magicks.

Habilidades mais relevantes:

  • Hasteja (ação): aumenta a velocidade das unidades;
  • Graviga (ação): reduz instantaneamente 50% do HP máximo de um inimigo;
  • Swiftspell (suporte): diminui o tempo de conjuração de magias;
  • Mana Shield (reação): consome MP em vez de HP ao receber dano;
  • Teleport (movimento): permite ao usuário se teletransportar para outra posição no campo de batalha.

Estratégias de uso: 

Assim como outros magos, o Time Mage depende de altos valores de magia e de um Faith elevado para maximizar suas habilidades. Como a velocidade é um dos atributos mais cruciais do jogo, usar Hasteja no início das batalhas costuma ser uma das melhores aberturas estratégicas, garantindo vantagem de turnos desde o começo.

Embora tenha chance de falha, Graviga é uma excelente forma de reduzir rapidamente a vida de alguns inimigos poderosos, já que consome metade de seu HP. Já o Meteor, apesar do dano massivo, possui grande área de efeito e pode atingir aliados, o que o torna uma opção arriscada e pouco recomendada na maioria das situações.

Por fim, Teleport é uma das melhores habilidades de movimento do jogo. Sua taxa de sucesso diminui conforme a distância desejada ultrapassa a mobilidade natural do personagem, mas é extremamente útil para alcançar posições elevadas ou escapar de situações perigosas. Nesse sentido, equipamentos que ampliam o movimento do indivíduo aumentam a efetividade dessa maestria.


Summoner

Summoner é uma classe mágica especializada em invocações, capazes de causar dano em área ou auxiliar todo o grupo. Para desbloqueá-la, é necessário alcançar Time Mage nível 3, e seu conjunto de habilidades se chama Summon.

Habilidades mais relevantes:

  • Moogle e Faerie (ação): restauram o HP de todos os aliados;
  • Ramuh (ação): causa dano elétrico em todos os inimigos dentro da área de efeito;
  • Golem (ação): cria uma barreira protetora que reduz o dano físico recebido por todos os aliados, com base no HP do conjurador;
  • Lich (ação): consome 50% do HP dos inimigos;
  • Halve MP (suporte): reduz pela metade o consumo de MP.

Estratégias de uso: 

Por ter alvos pré-definidos e não causar fogo amigo, o Summoner é uma das classes mágicas mais seguras e práticas de utilizar, permitindo que o jogador conjure livremente sem correr o risco de atingir aliados acidentalmente. Assim como outros jobs voltados à magia, é essencial investir em Magick Attack, MP e Faith para maximizar o potencial das invocações.

O suporte Halve MP é valioso não apenas para Summoners, mas para qualquer mago que utilize habilidades de alto custo. Graças aos seus bons valores de MP e ao elevado poder mágico, o Summoner combina bem com praticamente todas as outras classes mágicas, especialmente o Time Mage, criando um personagem capaz de oferecer dano, cura e aceleração ao mesmo tempo.


Thief

Thief é uma classe caracterizada por alta mobilidade e velocidade. Apesar de não causar muito dano, possui talentos que se tornam especialmente valiosos nos estágios finais do jogo. A classe é desbloqueada ao atingir Archer nível 3 e seu conjunto de habilidades se chama Steal.

Habilidades mais relevantes:

  • Maestrias de roubo (ação): permitem subtrair equipamentos dos inimigos ou até “roubar o coração” deles, tornando-os aliados temporariamente até que sejam curados do status;
  • Movement +2 e Jump +2 (movimento): aumentam significativamente a mobilidade e a capacidade de alcançar terrenos elevados;
  • Poach (suporte): faz com que monstros derrotados deixem carcaças;
  • Sticky Fingers (reação): permite agarrar itens arremessados pelos inimigos.

Estratégias de uso:

O Thief raramente é uma boa opção como classe principal; por isso, o ideal é treiná-lo apenas até dominar suas técnicas mais úteis. Como seus atributos não são dos mais elevados, suas habilidades tendem a ser mais eficazes quando aplicadas a classes mais robustas, como o Ninja.

Devido à baixa taxa de sucesso, roubar equipamentos não costuma ser uma estratégia muito prática ou confiável em batalhas comuns. No entanto, contra certos chefes, pode render recompensas extremamente raras, como a lendária Armadura Genji. Vale destacar que a taxa de acerto pode ser potencializada ao reduzir o Bravery do inimigo e aumentar a velocidade do ladrão.

As habilidades de movimento do Thief estão entre as mais eficazes do jogo e podem ser aproveitadas por praticamente qualquer classe. Além disso, o suporte Poach é indispensável para quem deseja coletar carcaças de monstros e obter equipamentos raros em um conteúdo opcional. Por fim, o Sticky Fingers permite que o personagem agarre armas lançadas contra ele, um recurso especialmente útil contra ninjas de alto nível, que frequentemente arremessam equipamentos raros.


Orator

Orator é uma classe de suporte voltada à manipulação emocional e espiritual de aliados e inimigos. Embora possa equipar armas de fogo, não possui atributos ofensivos sólidos o bastante para assumir o papel principal em combate. Ainda assim, algumas de suas habilidades são incrivelmente valiosas em situações específicas e merecem ser aprendidas. O job é desbloqueado ao atingir Mystic nível 3 e seu conjunto de talentos é conhecido como Speechcraft.

Habilidades mais relevantes:

  • Entice (ação): convence um inimigo a trair seu grupo e se tornar nosso aliado;
  • Intimidate (ação): reduz o Bravery de uma unidade;
  • Praise (ação): aumenta o Bravery de uma unidade;
  • Preach (ação): aumenta o Faith de uma unidade;
  • Enlighten (ação): reduz o Faith de uma unidade.

Estratégias de uso: 

As ações do Orator dependem menos do Faith e mais do poder mágico. Considerando que essa classe não se destaca muito em atributos ofensivos, o ideal é aprender suas principais habilidades e, em seguida, utilizar o conjunto Speechcraft como habilidade secundária em outro job.

A maestria Entice é uma das mais interessantes do jogo, pois permite convencer inimigos a se tornarem aliados durante a batalha, transformando-o em membros permanentes do grupo após o combate. Vale destacar que essa habilidade funciona tanto em humanos quanto em monstros.

As ações Praise e Intimidate são excelentes para ajustar o Bravery das unidades. Como explicado em nosso guia para iniciantes, esse atributo influencia diretamente as chances de aparar ou contra-atacar golpes, sendo ideal aumentá-lo em aliados e reduzi-lo em inimigos. Além disso, cada uso de Praise concede um ponto permanente de aumento no Bravery.

Da mesma forma, Preach e Enlighten permitem manipular o Faith de forma estratégica. Aplicar Preach em magos do seu grupo fortalece suas magias, enquanto lançá-lo sobre inimigos físicos os torna mais vulneráveis a ataques mágicos. Assim como Praise, o uso repetido dessas ações gera aumentos permanentes nos atributos afetados, tornando o Orator uma classe indispensável para quem busca personalizar o desempenho das unidades a longo prazo.


Mystic 

Mystic é uma classe completamente focada na aplicação de debuffs e manipulação de status. Além dos equipamentos leves característicos dos magos, esse job pode utilizar bastões, o que torna seu ataque básico consideravelmente mais útil do que o de outros conjuradores. Para desbloqueá-lo, é necessário alcançar White Mage nível 3, e seu conjunto de ações se chama Mystic Arts.

Habilidades mais relevantes:

  • Invigoration (ação): absorve cerca de 20% do HP de um inimigo;
  • Disbelief (ação): faz com que uma unidade perca a sua fé;
  • Quiescence (ação): inflige Silence;
  • Hesitation (ação): inflige Disable;
  • Belief (ação): aumenta o Faith de uma unidade sem alterar o valor do atributo;
  • Trepidation (ação): reduz o Bravery de uma unidade;
  • Induration (ação): aplica Stone;
  • Defense Boost (suporte): aumenta a resistência a golpes físicos;
  • Manafont (movimento): restaura cerca de 10% do MP ao se mover.

Estratégias de uso: 

O Mystic é uma classe voltada ao controle de status e manipulação de atributos, sendo uma das opções mais táticas do jogo. Suas magias possuem chance de falha, mas essa probabilidade aumenta conforme o Faith do conjurador, o Faith do alvo e o poder mágico do usuário. Por ser quase inteiramente voltado ao debuff, o Mystic é uma das classes em que mais faz sentido considerar a compatibilidade dos signos do zodíaco.

Entre suas maestrias, Hesitation, Quiescence e Induration se destacam contra inimigos à distância, como arqueiros e magos, pois impedem que ajam ou até os removem temporariamente da batalha. Já Trepidation é uma excelente escolha para reduzir o Bravery de oponentes físicos, diminuindo suas chances de contra-atacar ou aparar golpes.

A habilidade Disbelief também é bastante interessante, anulando completamente o Faith de uma unidade. Isso torna o alvo incapaz de conjurar magias, mas também imune a qualquer dano mágico, sendo ideal para neutralizar magos inimigos e abrir espaço para que unidades físicas os derrotem com segurança.

Por outro lado, Belief aumenta temporariamente o Faith de uma unidade sem alterar o valor base do atributo, o que significa que, diferentemente das ações do Orator, seus efeitos se dissipam ao término da batalha.


Geomancer

Geomancer é uma classe híbrida que combina combate físico e magia, utilizando o próprio terreno como arma. O job é desbloqueado ao atingir Monk nível 4 e seu conjunto de ações se chama Geomancy.

Habilidades mais relevantes:

  • Todo o conjunto Geomancy (ação): cada habilidade invoca um ataque elemental diferente, de acordo com o tipo de terreno em que a unidade está posicionada;
  • Nature’s Wrath (reação): contra-ataca ataques físicos ou de Geomancy com uma habilidade de Geomancy;
  • Attack Boost (suporte): aumenta o poder físico da unidade.

Estratégias de uso: 

O Geomancer se destaca por causar dano mágico sem consumir MP e por poder equipar espadas e escudos, funcionando como uma excelente mistura entre combatente físico e mágico. Além disso, suas habilidades são instantâneas, possuem dano em área e podem infligir diferentes efeitos negativos dependendo do terreno, como Stop, Sleep ou Confusion.

Como cada habilidade está vinculada a um tipo de terreno específico, é fundamental dominar todo o conjunto de Geomancy para explorar ao máximo o potencial da classe em qualquer mapa. 

É importante destacar que o dano das habilidades depende diretamente do poder físico e mágico do personagem, exigindo equipamentos de alta qualidade para que o Geomancer atinja seu desempenho ideal. Outro ponto importante é que os efeitos debilitantes de suas magias têm cerca de 25% de chance de ativação.


Todas as classes possuem utilidade

Como vimos, muitos jobs, embora não se destaquem como alternativas principais, possuem habilidades valiosas que podem ser exploradas com eficiência quando combinadas a outras profissões. Na terceira e última parte do nosso Guia de classes de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, exploraremos Dragoon, Samurai, Ninja, Arithmetician, Bard, Dancer e Mime.

Revisão: Vitor Tibério
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Lucas Oliveira
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