O Escritório de Patentes do Japão rejeitou um pedido da Nintendo referente a uma tecnologia de captura de monstros, semelhante ao sistema usado em Pokémon. A decisão está relacionada ao processo em andamento da empresa contra a desenvolvedora Pocketpair, responsável por Palworld.
De acordo com o portal GameFray, a patente em questão descrevia um método de arremesso e mira de objetos para capturar criaturas ou iniciar batalhas. O pedido, no entanto, foi recusado por “falta de passo inventivo”, segundo o documento oficial datado de 22 de outubro de 2025. O relatório cita que a invenção poderia ter sido “facilmente desenvolvida por pessoas com conhecimento comum na área técnica”.
Durante a análise, o órgão japonês citou exemplos de “arte prévia” — ou seja, mecânicas semelhantes já existentes — com destaque para o jogo ARK: Survival Evolved, que apresenta o uso de itens arremessáveis e mira em criaturas. Outros títulos, como Craftopia, Monster Hunter 4, Pokémon GO e o jogo de navegador KanColle, também foram mencionados como referências.
A rejeição ainda não é definitiva, o que permite à Nintendo apresentar modificações e submeter novamente o pedido. A patente faz parte de uma família de registros ligados ao caso principal contra Palworld. Especialistas observam que a negativa pode indicar problemas em outros pedidos relacionados, já que tribunais costumam considerar as avaliações dos examinadores de patentes.
O processo judicial entre Nintendo e Pocketpair segue em andamento. A ação, movida em setembro de 2024, acusa Palworld de violação de múltiplas patentes e busca uma indenização por danos, além de um pedido de liminar para interromper o uso das supostas tecnologias. Desde então, a Pocketpair alterou a mecânica de captura e invocação de criaturas no jogo, embora tenha demonstrado decepção com a situação. Mesmo assim, o estúdio ainda considera lançar Palworld no Switch 2.
Fonte: Nintendo Life

