Após relatos de que a Nintendo estaria pressionando o governo japonês contra o uso de Inteligência Artificial generativa, a empresa veio a público negar a informação.
A notícia surgiu após uma publicação de Satoshi Asano, membro da Câmara dos Representantes do Japão, que mencionou a Nintendo ao comentar a postura de diversas empresas japonesas em relação ao uso de IA. Segundo ele, a companhia estaria evitando o uso da tecnologia para proteger suas propriedades intelectuais, além de supostamente realizar ações políticas junto ao governo japonês para restringir o avanço da IA generativa.
No entanto, em 5 de outubro de 2025, a Nintendo divulgou um comunicado oficial negando ter feito qualquer contato com o governo sobre o tema. A empresa reiterou ainda que não utiliza IA generativa em seus jogos first-party, reforçando seu compromisso com a proteção de direitos autorais e da integridade criativa de suas franquias.
O posicionamento reflete o crescente debate sobre o uso de Inteligência Artificial na indústria de tecnologia e entretenimento, especialmente no Japão, onde autoridades discutem possíveis regulamentações e práticas éticas envolvendo o uso dessas ferramentas.
当社が生成AIに関連して日本政府に対して何らかの働きかけをしているような事実はありません。当社は生成AIの活用の有無にかかわらず、当社のIPを侵害していると判断したものについては、適切な対応をとる方針としております。
— 任天堂株式会社(企業広報・IR) (@NintendoCoLtd) October 5, 2025
Fonte: Go Nintendo
