Com a aproximação do lançamento de Pokémon Legends Z-A, a expectativa entre os fãs da série atinge níveis altíssimos. Ambientado na região de Kalos, o novo título promete revisitar um dos cenários mais marcantes da franquia sob uma perspectiva inédita, misturando elementos históricos e exploratórios apresentados em Pokémon Legends: Arceus.
Para entender quais aspectos despertaram o interesse dos jogadores, realizamos uma pesquisa interna com os membros da redação do Nintendo Blast. A proposta foi simples: descobrir quais Pokémon, estilos de jogo e recursos cada um pretende adotar em sua jornada pela cidade de Lumiose.
O resultado revela não apenas as preferências individuais de cada integrante, mas também diferentes formas de encarar o universo Pokémon — seja pela nostalgia, pela estratégia ou pela pura curiosidade em desvendar os segredos que cercam a nova aventura. Boa leitura!
Pesquisa Pokémon
O questionário apresentado para a equipe de redação foi composto de quatro perguntas de múltipla escolha com o objetivo de mapear as preferências e escolhas dos envolvidos.
Ao final, obtivemos 13 respostas e muitas surpresas nos resultados. A seguir, confira os gráficos e os valores finais:
Escolha do Pokémon Inicial
Esta sempre foi e será uma das decisões mais difíceis de um treinador. A escolha de seu inicial está relacionada a diversos fatores: tipo favorito, relevância competitiva, visual fofinho ou descolado, vantagens durante a campanha… são muitas as variáveis.
Confesso que essa pergunta é a mais completa e complexa do questionário, ainda mais levando em consideração as opções que temos em Legends Z-A.
Totodile saiu como a principal escolha com oito votos, seguido de Chikorita, com cinco. Como podem ver, Tepig não foi selecionado por ninguém. Isso mostra o apego e o quão forte é a região de Johto.
Preferências de mecânicas
Com as formas regionais para os iniciais em Legends Arceus, dificilmente não teremos algo parecido em Z-A. A grande questão é que Kalos foi o palco de estreia das megaevoluções, logo, é natural que essa característica seja considerada.
Como não podemos ter as duas ao mesmo tempo (a tendência é que não), é bem provável que os Pokémon iniciais tenham ou megaevolução ou forma regional. Veja o resultado da enquete:
A maioria esmagadora prefere que os iniciais tenham uma megaevolução em vez de uma forma regional. Ainda, o trio original (Chespin, Fennekin e Froakie) ganharam suas mega formas, e isso aumenta a expectativa para que o trio de Legends Z-A receba algo parecido.
Mega escolha
Ao longo do ano, sete Pokémon ganharam megaevoluções, dividindo a comunidade entre “já era hora, hein?” e “cadê o Mega Flygon?”. Os anúncios dessas megaevoluções tiveram um grande impacto, pois a cada mês tivemos revelações com ações de marketing.
O resultado dessa pesquisa foi completamente inesperado, já que alguns “concorrentes” são muito populares. Veja:
Delphox foi a principal escolha da redação, com Hawlucha e Malamar dividindo o segundo lugar. Vale lembrar que Greninja venceu a votação de Pokémon do ano em 2020, além de ser um dos membros mais importantes da equipe de Ash, e não conquistou nenhum voto.
Time X ou Time Y?
Assim como os iniciais, há um certo dilema sobre qual versão escolher para começarmos nossa jornada. A seleção envolve os Pokémon exclusivos, a mascote ou seguir o padrão de sempre escolher a cor vermelha/azul.
Em Legends Z-A, não teremos duas versões, porém, como o DLC Mega Dimension já foi anunciado, teremos a presença de não uma mas duas megaevoluções para Raichu e que envolvem as letras X e Y.
Até então, apenas Charizard e Mewtwo possuíam megavoluções específicas para suas versões, logo, é natural que haja uma predileção em relação às formas X ou formas Y. Veja o resultado:
Por muito pouco, o Time Y levou vantagem por apenas um voto e foi de longe a pergunta mais equilibrada em termos de valores brutos. Isso indica o potencial escondido das megavoluções exclusivas de uma versão, pois a presença dessas formas pode (e irá) determinar a escolha de compra do consumidor.
Participaram da pesquisa: Cristiane Amarante, Lucas Oliveira, Lucas Simões, Victor Hugo Carreta, Matheus Alexandre, João Pedro Vale, José Vitor Costa, Ivanir Ignacchitti, Leandro Alves, Renzo Raizer, Lucas e Alan Murilo.
E você, leitor, quais são as suas preferências? Surpreendeu-se com algum resultado específico? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Beatriz Castro




