Lançado para Super Famicom em setembro de 1995 exclusivamente no Japão, Dragon Ball Z: Super Gokuden: Kakusei-Hen é a sequência direta de Dragon Ball Z: Super Gokuden: Totsugeki-Hen, lançado em março do mesmo ano para o mesmo console.
Assim como seu antecessor, o título adota um formato híbrido focado em narrativa e um sistema de combate com nuances de RPG. O resultado é uma obra bastante curiosa que recria com considerável fidelidade a fase final do “Dragon Ball clássico” e o início da saga Z.
Uma jornada por arcos memoráveis
Como mencionado, Super Gokuden: Kakusei-Hen abrange alguns dos arcos mais emblemáticos da obra-prima de Akira Toriyama (se bem que a série inteira é composta por momentos impactantes, não é?). O jogo tem início no 23º Torneio de Artes Marciais, abrangendo o confronto entre Goku e Piccolo na final, e segue pelas sagas dos Saiyajins e de Freeza, culminando na batalha contra o grande vilão em Namekusei.
Dessa forma, a jornada acompanha diversos eventos cruciais, como o intenso treinamento de Gohan com Piccolo e de Goku com o Senhor Kaioh, a chegada ameaçadora de Vegeta e Nappa à Terra, as lutas contra Dodoria e Zarbon e os embates contra os membros das Forças Especiais Ginyu.
Embora o título apresente algumas sessões de combate, o jogador acompanha a maior parte da campanha por meio de diálogos e cenas estáticas. Essas sequências, ainda que resumam trechos extensos da história original, mantêm uma notável fidelidade ao material de origem e preservam com sucesso a coesão da narrativa.
O peso das escolhas
Seguindo o estilo estabelecido pelo primeiro Super Gokuden, Kakusei-Hen traz um sistema de escolhas durante os diálogos. Em determinados momentos, o jogador pode selecionar respostas que alteram o desenrolar de algumas cenas. Enquanto algumas alternativas mudam apenas a interação imediata, outras modificam acontecimentos importantes e podem até gerar diferentes finais.
Por exemplo, se o jogador optar por não impedir que Kami-Sama mate Piccolo após Goku derrotá-lo no final do torneio, Piccolo não estará presente na luta contra Raditz — o que resulta no fracasso dos heróis. Da mesma forma, depois do confronto contra Vegeta, quando ele está gravemente ferido, podemos poupá-lo, seguindo o material original, ou matá-lo ali mesmo. Caso Vegeta seja morto, ele não aparecerá na batalha contra Gurdo em Namekusei, o que leva à morte de Gohan e Kuririn.
Graças a esse aspecto, mesmo sendo um jogo relativamente curto — podendo ser concluído em menos de 5 horas caso o jogador já saiba quais são as escolhas corretas — Kakusei-Hen incentiva múltiplas jogatinas para que possamos conferir todas as possibilidades narrativas.
Pedra, papel e tesoura
Embora o foco principal de Super Gokuden: Kakusei-Hen esteja na narrativa, o jogo também apresenta um sistema de combate igualmente curioso, que se assemelha a um modelo de turnos com execução em tempo limitado. Aqui, cada um dos botões de ação do controle corresponde a um tipo de abordagem, incluindo ataques básicos, ataques fortes, golpes de Ki e contra-ataques.
A dinâmica funciona quase como uma espécie de pedra, papel e tesoura, em que cada tipo de ataque possui vantagens e desvantagens em relação ao movimento do oponente. No entanto, Kakusei-Hen simplifica bastante esse sistema em comparação ao título anterior, já que, por um curto período, é possível visualizar qual ação o inimigo está prestes a usar — bastando então escolher rapidamente a abordagem correta para anulá-lo.
É importante destacar que, se o jogador não agir dentro do tempo limite, o ataque do adversário pode ser fortalecido. Além disso, entre uma troca de golpes e outra, o jogo oferece alguns segundos de intervalo nos quais é possível concentrar o Ki — algo essencial para utilizar técnicas mais avançadas com frequência.
Depois de compreender plenamente o sistema de vantagens e desvantagens e dominar o timing correto para utilizar as ações, algo que tende a acontecer especialmente em jogadas subsequentes, o combate se torna pouquíssimo desafiador. Contudo, até que esse estágio seja alcançado, o processo de aprendizagem é consideravelmente divertido e torna cada duelo mais envolvente do que parece à primeira vista.
Mais um curioso produto que não chegou ao Ocidente
Dragon Ball Z: Super Gokuden: Kakusei-Hen é mais um daqueles títulos peculiares que ficaram restritos ao território nipônico. Mesmo apostando em um formato bem diferente da maioria dos jogos da franquia, muito mais focado em narrativa e escolhas do que propriamente em ação, o título consegue entregar uma adaptação surpreendentemente divertida dos eventos que culminam na primeira aparição do Super Saiyajin.
Revisão: Johnnie Brian





