Kazuki Motoyama, criador do mangá de Super Mario, faleceu aos 69 anos. A notícia foi compartilhada por sua irmã, Lisa Motoyama, nas redes sociais. Ela não divulgou a causa da morte, mas expressou gratidão a todos que cuidaram de seu irmão ao longo da vida.
Motoyama foi responsável tanto pelo roteiro quanto pela ilustração do mangá de Super Mario — conhecido no Japão como KC Mario —, publicado na revista Comic BomBom, da Kodansha, entre 1988 e 1998, com capítulos adicionais lançados na revista irmã Deluxe BomBom. Ao todo, foram 183 histórias, que abordaram diversos universos da franquia, incluindo Super Mario Bros. 3, Mario Kart e Yoshi’s Island.
A obra se destacou pela originalidade, humor característico — e algumas vezes controverso —, traço expressivo e releituras criativas do universo da Nintendo, apresentando personagens conhecidos e tramas originais e marcantes inspiradas nos jogos. O mangá é lembrado no Japão como uma das representações mais icônicas de Super Mario fora do mundo dos videogames.
Fonte: Nintendo Everything
