Em Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, além dos jobs básicos que podem ser desbloqueados e utilizados por qualquer indivíduo, existem as classes exclusivas, acessíveis apenas a unidades específicas. Neste guia, que será dividido em duas partes, exploraremos todos esses personagens únicos.
Squire/Gallant Knight: Ramza Beoulve
O Squire de Ramza é uma versão aprimorada da classe comum, evoluindo gradualmente ao longo dos capítulos e recebendo novas habilidades até alcançar o título de Gallant Knight no último arco da campanha.
Habilidades mais relevantes:
- Shout (ação): aumenta o ataque físico e mágico, a velocidade e o Bravery de Ramza durante a batalha;
- Steel (ação): aumenta o Bravery de uma unidade;
- Tailwind (ação): aumenta a velocidade de uma unidade;
- JP Boost (suporte): aumenta a quantidade de JP obtido por ação.
Estratégias de uso:
A classe exclusiva de Ramza é extremamente versátil, especialmente em seu estágio final como Gallant Knight. Shout é facilmente uma das melhores habilidades de aprimoramento do jogo, podendo ser usada repetidamente para transformar Ramza em uma verdadeira força imparável, já que todos os bônus obtidos são cumulativos durante o combate.
Enquanto Tailwind é excelente para acelerar os aliados e permitir que ajam com mais frequência, Steel serve como uma maneira prática de aumentar permanentemente o Bravery dos companheiros sem recorrer à classe Orator. Já JP Boost é indispensável nas primeiras fases do jogo, facilitando o aprendizado de novas habilidades e a evolução rápida das classes.
É importante destacar que o crescimento de atributos de Ramza, especialmente no quarto capítulo, é consideravelmente superior ao de um Squire comum, o que torna vantajoso adquirir níveis nesta classe. Com ótimos valores de ataque físico e mágico, além da possibilidade de equipar uma grande variedade de armas e armaduras, o Gallant Knight é uma das melhores opções para quem deseja combinar combate corpo a corpo com magias ofensivas.
Como Ramza nunca deixa o grupo, é possível elevar seu Faith até o máximo, ampliando o potencial de dano mágico. Caso o jogador opte por utilizar feitiços nessa classe, é ideal equipar espadas que concedem bônus de magia, como Excalibur ou Materia Blade. Além disso, acessórios como Magepower Gloves ajudam a compensar o foco defensivo das armaduras e escudos, garantindo um desempenho equilibrado entre resistência física e poder mágico.
Machinist: Mustadio Bunansa
Mustadio pode ser recrutado permanentemente durante o segundo capítulo e possui a classe exclusiva Machinist, especializada no uso de armas de fogo.
Habilidades mais relevantes:
- Leg Shot (ação): aplica Immobilize;
- Arm Shot (ação): aplica Disable;
- Seal Evil (ação): aplica Stone, mas apenas em mortos-vivos;
- JP Boost (suporte): aumenta a quantidade de JP obtido por ação.
Estratégias de uso:
Mustadio não se destaca pelo dano bruto, mas é excelente para controle de campo, já que suas habilidades permitem aplicar efeitos debilitantes à longa distância — algo incomum entre os usuários de armas de fogo. Seu alcance torna-o uma boa opção para enfraquecer inimigos antes que cheguem perto do grupo.
Enquanto Leg Shot e Arm Shot funcionam na maioria dos oponentes, Seal Evil é eficaz apenas contra mortos-vivos. Vale destacar que a chance de sucesso das técnicas de Mustadio depende de sua velocidade, portanto é recomendável equipá-lo com itens que aumentem esse atributo e aproveitar os buffs de Tailwind, de Ramza.
Além disso, por conseguir atacar a grandes distâncias, o conjunto Arts of War, do Knight, combina perfeitamente com Mustadio, permitindo que ele destrua os equipamentos dos oponentes antes que consigam se aproximar. Essa combinação é especialmente eficaz contra classes mais lentas.
Holy Knight: Agrias Oaks
A guarda-costas pessoal da Princesa Ovelia se junta permanentemente ao grupo durante o segundo capítulo. Com ataques de média distância, boa resistência e um conjunto de habilidades de fácil utilização, Agrias é uma das personagens eficientes em praticamente qualquer fase do jogo.
Habilidades mais relevantes:
- Conjunto Holy Sword (Ação): permite realizar ataques à distância moderada que causam dano mágico e podem infligir efeitos negativos;
- JP Boost (suporte): aumenta a quantidade de JP obtido por ação.
Estratégias de uso:
O conjunto Holy Sword é uma das opções mais confiáveis de Final Fantasy Tactics. Suas técnicas não consomem MP, são instantâneas e possuem acerto garantido, o que faz de Agrias uma combatente extremamente consistente. Além disso, cada habilidade tem 25% de chance de aplicar um efeito adicional: Stop (Judgement Blade), Doom (Cleansing Strike), KO (Northswain’s Strike), Silence (Hallowed Bolt) e Confusion (Divine Ruination).
Outro ponto importante é que essas habilidades escalam com o ataque físico da personagem e com o poder da espada equipada. Sendo assim, durante o quarto capítulo, quando armas lendárias como Excalibur, Save the Queen e Ragnarok se tornam disponíveis, o potencial ofensivo de Agrias aumenta drasticamente.
Apesar do foco em dano, Agrias também pode exercer um papel de suporte híbrido, aproveitando seus bons atributos mágicos e alta durabilidade para empregar magias de White Mage ou Time Mage. Como ela geralmente atua na linha de frente ou em média distância, é recomendável investir em Bravery e em habilidades de reação que aumentem sua sobrevivência, como Shirahadori ou First Strike.
Skyseer: Rapha Galthena
Rapha entra permanentemente para o grupo durante o terceiro capítulo e possui uma classe exclusiva bastante poderosa, embora imprecisa e de difícil domínio.
Habilidades mais relevantes:
- Heaven’s Wrath (ação): causa até 10 instâncias de dano elétrico dentro de uma área;
- Celestial Void (ação): causa até 10 instâncias de dano sagrado dentro de uma área e pode aplicar aleatoriamente um efeito entre Poison, Blindness, Silence, Toad, Sleep, Confusion ou Slow;
- Divinity (ação): causa até 10 instâncias de dano de terra dentro de uma área;
- JP Boost (suporte): aumenta a quantidade de JP obtido por ação.
Estratégias de uso:
O conjunto de habilidades de Rapha, chamado Sky Mantra, reúne seis magias elementais distintas. Como já vimos em guias anteriores, o elemento elétrico é o mais seguro de utilizar, já que poucos inimigos possuem resistência a ele — tornando Heaven’s Wrath eficaz na maioria das batalhas.
As habilidades de Sky Mantra afetam uma área ampla e podem atingir até dez vezes de forma aleatória dentro dela, o que significa que existe o risco de errar o alvo ou até atingir aliados próximos. Apesar disso, o dano escala exclusivamente com o poder mágico de Rapha e ignora o Faith do inimigo, tornando-a altamente eficaz contra qualquer tipo de unidade.
Vale mencionar que os efeitos debilitantes de Celestial Void possuem cerca de 5% de chance de acerto para cada instância do golpe. Quando bem posicionada e equipada com acessórios que ampliem seu poder mágico, Rapha pode causar danos massivos a grupos inteiros de inimigos — inclusive àqueles com alta resistência a magias.
Netherseer: Marach Galthena
Marach é o irmão de Rapha e se junta ao grupo durante o terceiro arco da campanha. Assim como sua irmã, ele utiliza um estilo de combate baseado em magias de área que atingem múltiplas vezes aleatoriamente.
Habilidades mais relevantes:
- Hell's Wrath (ação): causa até 10 instâncias de dano elétrico dentro de uma área;
- Corporeal Void (ação): causa até 10 instâncias de dano sagrado dentro de uma área e pode aplicar aleatoriamente um efeito entre Poison, Blindness, Silence, Toad, Sleep, Confusion ou Slow;
- Impiety (ação): causa até 10 instâncias de dano de terra dentro de uma área;
- JP Boost (suporte): aumenta a quantidade de JP obtido por ação.
Estratégias de uso:
Marach possui uma jogabilidade semelhante à de Rapha, com magias que podem causar até dez instâncias de dano em uma área determinada. A principal diferença está no fato de que seus feitiços escalam com valores baixos de Faith, o que significa que quanto menor a Fé de Marach — e também a do alvo — maior será o dano causado.
Por esse motivo, o ideal é manter a Faith de Marach o mais baixa possível, o que também o torna naturalmente resistente a magias inimigas. No entanto, isso tem como desvantagem a dificuldade de receber curas e buffs mágicos dos aliados. Assim, é fundamental que o grupo conte com personagens capazes de restaurar HP por meios físicos, como Monks com Chakra ou usuários de itens.
Apesar da aleatoriedade de seus ataques e do foco exclusivo em inimigos com baixo Faith, Marach possui um poder mágico ainda superior ao de sua irmã, sendo capaz de causar danos devastadores quando bem posicionado.
Templar: Beowulf Cadmus
Beowulf pode ser recrutado durante o quarto capítulo em uma missão opcional. Embora não possua muitas maestrias voltadas ao dano, trata-se de um dos melhores personagens para causar efeitos negativos.
Habilidades mais relevantes:
- Drain (ação): absorve o HP do inimigo, causando dano e restaurando o próprio HP;
- Doubt (ação): anula completamente o Faith do alvo;
- Chicken (ação): reduz drasticamente o Bravery do inimigo;
- Disable (ação): impede o alvo de executar ações;
- JP Boost (suporte): aumenta a quantidade de JP obtido por ação.
Estratégias de uso:
Embora Beowulf seja capaz de causar alto dano físico, especialmente por poder equipar espadas poderosas e armaduras pesadas, sua verdadeira força está na aplicação de efeitos debilitantes. Suas habilidades possuem alta taxa de acerto — muito superior às das classes Mystic e Orator — e não exigem tempo de conjuração, o que o torna um dos melhores personagens para este propósito.
Entre suas diversas boas magias, Disable e Chicken se destacam como as mais úteis na maioria dos combates. Enquanto a primeira neutraliza completamente as ações do oponente por alguns turnos, a segunda reduz em até 50 pontos o Bravery. Vale lembrar que inimigos com menos de 15 de Bravery se transformam em galinhas, tornando-se totalmente inúteis em batalha.
Com respeito a Doubt, trata-se de uma habilidade extremamente eficaz para lidar com magos poderosos, pois ao anular o Faith do alvo, ele se torna incapaz de lançar feitiços. Por fim, é importante observar que a taxa de sucesso das habilidades de Beowulf depende tanto do Faith quanto do poder mágico, portanto, investir nesses atributos é essencial para maximizar seu potencial.
Combatentes verdadeiramente únicos
Como podemos notar, cada classe exclusiva apresenta nuances verdadeiramente únicas. Na próxima parte do guia, concluiremos nossa análise explorando os jobs especiais restantes: Dragonkin (Reis Duelar), Construct 8, Soldier (Cloud Strife), Divine Knight (Meliadoul Tengille), Byblos e Sword Saint (Cid Orlandeu).
Revisão: Cristiane Amarante







