Mais de 20 anos marcam a estreia original de Kirby Air Ride no GameCube e, por todo esse tempo, seus fãs sempre fizeram questão de exaltar sua existência. Agora, no Switch 2, muito em breve esse spin-off de corrida receberá uma sequência: Kirby Air Riders, que também marcará o retorno de Masahiro Sakurai nos bastidores da série, algo que não o fazia desde Kirby & The Amazing Mirror no GBA.
O céu e as estrelas são o limite
Kirby Air Riders foi um dos primeiros títulos a serem revelados para o Switch 2, no Nintendo Direct de apresentação da plataforma em abril de 2025. A notícia pegou muitos de surpresa, afinal, uma sequência ao original de GameCube, um título mais obscuro e que teve um desenvolvimento extremamente curto, parecia mais um sonho maluco do que uma ideia plausível.
Passada a fase de aceitação, fomos agraciados com duas apresentações recentes, de duração longa, em que todas as novidades e modos do novo jogo de corrida foram dissecados ao nível de detalhe por Sakurai. A impressão é que teremos em mãos uma sequência que resgata todo o esqueleto do original, com algumas novidades e melhorias fundamentais.
A começar pelo retorno do principal modo: Air Ride. É nele que as corridas principais ocorrerão e que, diferentemente de Mario Kart, envolvem mais estratégia e menos dependência de elementos de sorte. Ao mesmo tempo, os controles prometem continuar extremamente fáceis de aprender: somente dois botões serão necessários para jogar, diferente do original em que apenas um era obrigatório.
A expectativa é que tenhamos uma grande variedade de veículos e personagens jogáveis, cada um com suas próprias particularidades de gameplay. Uma dessas particularidades faz parte do conjunto de novidades do título: a adição da ação de Special. Assim que a barra de Special é carregada, cada personagem poderá realizar uma ação própria, como o martelo foguete de Dedede que aumenta sua velocidade e lhe permite quebrar tudo em seu caminho, ou então os currys apimentados que Chefe Kawasaki pode jogar pela pista como obstáculos aos adversários.
O jogo deve também apresentar uma nova seleção de pistas, com múltiplos estágios que devem se aproveitar do aumento gráfico do Switch 2. Além disso, todas as pistas do título original devem retornar, embora essas já estejam num nível visual mais “remasterizado”, similarmente a como alguns estágios clássicos de Super Smash Bros. Ultimate funcionam.
Fechando o combo dos modos de corridas tradicionais, as notícias também confirmam o retorno do Top Ride. Aqui, os jogadores participam de corridas que seguem as mesmas regras do Air Ride, porém vistas a partir da perspectiva de câmera de cima, simulando uma corrida com carrinhos de brinquedo na vida real. Como maior novidade, o modo agora promete a possibilidade de seleção de várias máquinas, diferenciando-se do original em que somente duas eram permitidas.
A volta de City Trial
Apesar de ser um título de corrida, o original Kirby Air Ride ganhou sua fama graças ao modo City Trial, algo mais similar a um gameplay de batalha do que corrida em si. Sabemos que a sequência não poderia deixá-lo de fora e há novidades prometidas para o modo em sua nova versão.
Aos não familiares, City Trial consiste em uma competição de duas rodadas principais. Na primeira, todos os jogadores são colocados numa grande arena aberta, em que devem utilizar suas máquinas de corrida, as mesmas do modo Air Ride, para coletar power-ups e upgrades aos seus atributos.
O objetivo é deixar seu veículo preparado para a rodada seguinte, que consiste em uma competição aleatória escolhida a partir de uma lista de eventos de estádio. Nesta lista estará incluso uma disputa aérea para descobrir quem consegue planar por mais tempo com sua máquina; uma batalha caótica na qual os jogadores batalham para destruir as máquinas de seus oponentes; entre outros.
Em Air Riders, a promessa é que a jogatina de City Trial continue a mesma, porém maior. A arena da rodada inicial se passa em uma ilha flutuante chamada Skyah, com um espaço maior para navegação pelos jogadores.
Eventos de campo pela arena, que podem auxiliar ou atrapalhar os jogadores durante esta fase, também devem retornar. Além disso, as competições de estádio de Air Ride devem estar todas presentes, acompanhadas da adição de novos eventos, como, por exemplo, uma corrida por uma pista totalmente oval, à la Baby Park de Mario Kart.
Jogatina conectada
Pelas apresentações, também podemos notar novidades totalmente exclusivas da sequência. A começar pela possibilidade de conectar-se com amigos online em todos os modos principais. City Trial, por exemplo, permitirá que até 16 jogadores participem ao mesmo tempo, algo não possível no original.
Amigos e desconhecidos poderão se aproveitar de uma espécie de lobby online, um hub em que os jogadores poderão interagir entre si e customizar. Será até possível aguardar e organizar múltiplas partidas simultâneas dentro de um mesmo lobby.
Além disso, Air Riders também contará com um modo inédito: o Road Trip. Nele, jogadores poderão desfrutar de uma jogabilidade mais próxima à de uma campanha com história. Você sairá pela estrada e deverá participar de diferentes desafios envolvendo todas as opções de gameplay apresentadas, com o objetivo de descobrir os segredos da trama principal, que até então sabemos somente pequenos trechos disponibilizados por teasers em vídeo.
Aguardando a largada
Kirby Air Riders não promete reinventar a roda. Até agora, Sakurai nos promete uma sequência que traz tudo do primeiro jogo e adiciona algumas modificações ou novidades acima. Para os fãs do original, que nem esperavam a existência do título, isso poderá ser o bastante. Resta-nos saber o resultado final, quando Kirby Air Riders for lançado para o Nintendo Switch 2 no próximo dia 20 de novembro.
Aos que ainda estão indecisos, novas demos online para que membros do Nintendo Switch Online tenham a chance de testar o jogo devem acontecer. Os próximos testes ocorrerão no dia 15 de novembro, da 0h às 6h e das 16h às 22h, e no dia 16 de novembro, das 7h às 13h.
Kirby Air Riders – Switch 2Desenvolvedoras: SORA Ltd., Bandai Namco, Hal Laboratory, NintendoGênero: Ação/CorridaLançamento: 20 de novembro de 2025
Revisão: Johnnie Brian







