Metroid Prime Remastered: Retro Studios diz que objetivo foi entregar “gráficos de primeira” no Switch

Em seu livro Metroid Prime 1-3: A Visual Retrospective, a equipe detalha as dificuldades der melhorar os gráficos, sem perder a essência sombria.

em 01/11/2025


Os bastidores de Metroid Prime Remastered ganharam luz graças a trechos do novo livro visual sobre a série, e a equipe da Retro Studios deixa claro que o trabalho foi muito mais do que um polimento: foi uma tentativa deliberada de preservar a alma do original enquanto elevava as imagens ao melhor patamar no Nintendo Switch.


Segundo a equipe, a filosofia do projeto foi simples na teoria e complexa na prática: “deveria parecer com Metroid Prime que você lembra”, mas com melhorias visuais que tirassem o máximo proveito do hardware moderno. Isso passou por revisar paletas de cores, formas, composição de cena e até detalhes dos visores de Samus, sempre com a intenção de respeitar a estética original.

O estúdio não escondeu as dificuldades: além da pandemia e de incidentes climáticos extremos que atrapalharam semanas de trabalho, a equipe precisou literalmente garimpar arte e dados de duas décadas atrás, “mergulhando” numa base de arquivos antiga para resgatar o que era necessário. Houve também um ajuste de mentalidade, pois muitos artistas vinham de trabalhos mais estilizados e precisaram adaptar-se ao tom sombrio e realista da série.

Tecnicamente, Retro apostou em efeitos modernos como neblina volumétrica e iluminação pré-calculada (baked global illumination) para criar profundidade e separar plano de fundo, meio e primeiro plano. O objetivo foi claro: definir caminhos visuais do jogador e manter a atmosfera claustrofóbica e misteriosa que faz Metroid Prime ser único, sem transformar a remasterização em algo irreconhecível.

O resultado, pelas palavras do próprio time, foi um processo formador, difícil, mas que também tornou os artistas mais experientes na produção de gráficos “mais realistas e maduros”. O livro Metroid Prime 1–3: A Visual Retrospective traz esse relato e outras curiosidades sobre a produção.

Em suma: Metroid Prime Remastered nasceu do equilíbrio entre reverência e ambição técnica, um trabalho de restauração com vontade de oferecer a melhor face do clássico para jogadores modernos, sem perder o cheiro de alienígena que tornou a obra uma referência.

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Pedro Macedo
Pai da Aurora, médico, economista. Tornou-se nintendista aos 4 anos de idade após ganhar um SNES. Escreve sobre o contexto econômico dos videogames e o impacto positivo deles na saúde mental dos jogadores. Mestre Pokemon nas horas vagas. Siga-me no Instagram