Análise: Sonic Racing: CrossWorlds - Edição Switch 2 é uma corrida entre mundos com estilo próprio

O jogo acerta em mecânicas e desempenho, mas deixa claro que ainda há espaço para evoluir.

em 15/12/2025

Quando o assunto é um jogo de corrida de karts, ainda mais para o Nintendo Switch, todo mundo já tem um título em mente (sim, esse mesmo que você pensou). O trabalho da Sega para tentar alcançá-lo precisa ser grande, já que o jogo que você pensou — e o que eu pensei também — está consolidado há muitos anos. Porém, em Sonic Racing CrossWorlds, a Sega fez um ótimo trabalho, entregando o jogo de kart do nosso amado ouriço azul na sua melhor versão até agora!


CrossWorlds: A mecânica que justifica o nome

Começando pelas pistas: elas são o ponto alto do jogo. São muito bem feitas e visualmente bonitas — na verdade, o jogo inteiro tem um visual excelente. Algumas recriam cenários clássicos dos jogos antigos do Sonic, enquanto outras se passam em locais como shopping, deserto, floresta e por aí vai. Ao todo, temos 24 pistas para correr.

A parte mais interessante é o fato de você ser teletransportado, no meio da segunda volta, para outra pista — que pode ser aleatória ou pré-definida pelo jogo. Você também pode escolher qual será, caso esteja em primeiro lugar no início da segunda volta. É justamente isso que dá nome ao jogo: “CrossWorlds”, mundos cruzados.


Mas o nome não se limita apenas a essa mecânica. Além dos personagens tradicionais da franquia Sonic, o jogo também traz convidados de outras séries! A Sega fez uma parceria incrível com outras empresas, trazendo Bob Esponja, Pac-Man, Mega Man, Minecraft, Avatar e até mesmo as Tartarugas Ninjas para dentro das pistas, o verdadeiro multiverso da loucura! Alguns, porém, só podem ser desbloqueados via DLC.

Progressão baseada em rivalidade

Outro ponto muito bacana é o sistema de rival. Em toda corrida, o jogo escolhe um rival para você — ou você mesmo pode escolhê-lo. Conforme você derrota seus rivais, o nível deles aumenta, embora isso não altere de fato a dificuldade geral da corrida, algo que poderia ter sido melhor explorado. A dificuldade real depende da categoria escolhida: Normal, Alta, Sonic ou Super Sonic.

O rival sempre será aquele personagem que vai ficar na sua cola, pressionando do início ao fim. Eles até possuem diálogos diferentes dependendo do personagem que você estiver usando. E, conforme você sobe de nível derrotando seus rivais, ganha mais Tickets Donpa, que podem ser usados para reiniciar corridas em que você não foi tão bem e também para customizar seu veículo.


Estratégia antes da largada

A customização de veículos também é extremamente variada. Podemos trocar o chassis, a traseira e as rodas, além de aplicar adesivos no capô e até mudar a cor do veículo. Cada peça alterada afeta os atributos do carro, como: Velocidade, Aceleração, Potência, Pilotagem e Turbo. Esses atributos variam não só de acordo com as peças compradas, mas também com o personagem escolhido.

Cada personagem influencia o desempenho de maneira diferente: o Sonic, por exemplo, foca em velocidade, enquanto o Tails privilegia aceleração. Isso deixa o jogo bem mais dinâmico, permitindo montar várias builds e experimentar combinações até encontrar a que mais combina com o seu estilo de jogo.


Uma das coisas que gostei no game é o momento antes de começar a corrida, quando escolhemos as Placas de Dispositivo. Elas são basicamente placas que você equipa para receber algum tipo de boost ou vantagem durante a partida. As opções são bem variadas: ganhar um item logo no início, receber rings ao colidir, executar manobras mais rápido, entre várias outras.

Essas placas ajudam diretamente na criação da sua build e funcionam muito bem em conjunto com a customização do veículo, já que permitem compensar algumas limitações do seu carro. Para mim, foi uma mecânica bem interessante — embora possa acabar “quebrando” um pouco o jogo dependendo da categoria de corrida escolhida, já que, querendo ou não, acaba tornando tudo mais fácil.


Performance sólida no Switch 2

Em relação à performance no Switch 2, o jogo está muito melhor do que no primeiro Switch. Agora ele roda a 60 FPS tanto no modo dock quanto no portátil. A única diferença fica na resolução: na dock ele chega a 1440p, enquanto no portátil roda em 1080p.

Outra melhoria clara é a ausência daqueles serrilhados que apareciam na versão de Nintendo Switch — aqui, a imagem está bem mais limpa, lisa e agradável de se ver.


O jogo também traz legendas e menus em português, mas a dublagem permanece apenas em inglês. Como não há tantas cenas assim, isso não chega a incomodar, já que os diálogos são mais pontuais. Ainda assim, seria incrível ver esses personagens com vozes brasileiras no futuro… quem sabe no próximo jogo, né?

A Falta de um Modo História

Algo que ainda me pega — e que sinto faltar nos jogos de corrida de kart, não só no do Sonic, mas também no “daquele rival” que todo mundo já sabe quem é — é um modo história. Lembro quando era pequeno e joguei Sonic Riders no PlayStation 2: um jogo de corrida fenomenal, com narrativa, rotas diferentes para heróis e vilões e, no fim, as duas histórias se encontravam em uma boss fight incrível. Por isso, sinto que ainda faz falta um modo história nesse tipo de jogo, e, sinceramente, não acho que os fãs iriam desaprovar.

No fim, Sonic Racing CrossWorlds consegue se provar como um excelente jogo de corrida, cheio de conteúdo para você jogar por horas. Ele garantiu seu espaço no Switch, e a Sonic Team finalmente acertou em cheio — talvez no melhor título da série desde que os spin-offs começaram a ser lançados.


Prós:

  • Pistas muito bem feitas e visualmente bonitas com variedade de cenários clássicos e inéditos;
  • Mecânica de “CrossWorlds” deixa as corridas mais dinâmicas e divertidas;
  • Customização de veículos ampla e com impacto nos atributos, variando conforme o personagem, incentivando diferentes builds;
  • Placas de Dispositivo ampliam estratégias e combinam bem com a customização;
  • Performance sólida no Switch 2: 60 FPS no dock e portátil, resolução alta e imagem limpa sem serrilhados;
  • Legendas e menus em português.

Contras: 

  • Sistema de rival pouco influencia a dificuldade;
  • Dublagem somente em inglês;
  • Falta de um modo história, que enriqueceria bastante o jogo;
  • Alguns personagens extras só estão disponíveis via DLC.

Sonic Racing: CrossWorlds — Switch/Switch 2/PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: Switch 2

Revisão: Johnnie Brian
Análise produzida com cópia digital cedida pela Sega

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Renzo Raizer
Um entusiasta do universo Nintendo, com especial interesse pelas franquias Pokémon, Mario e The Legend of Zelda. No Nintendo Blast, compartilha notícias, análises, opiniões e curiosidades com um olhar dedicado ao público nintendista, sempre buscando unir informação e paixão pelo mundo dos games.
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