Metroid: as armaduras mais icônicas usadas por Samus

A Power Suit de Samus assumiu inúmeras formas durante a franquia refletindo a jornada, crescimento e poder da caçadora.

em 14/12/2025

Samus Aran, a protagonista da franquia Metroid, é um dos personagens mais emblemáticos da história dos videogames, não apenas por sua importância cultural como também pela forma como sua jornada é contada através da jogabilidade e do design. Em Metroid, evolução narrativa e mecânica caminham lado a lado, e nenhum elemento traduz isso melhor do que as formas de sua armadura. Cada traje representa uma fase da personagem, um desafio superado ou uma transformação, física, psicológica ou genética.

Ao longo dos quase 40 anos da franquia, as armaduras de Samus deixaram de ser apenas upgrades funcionais e passaram a carregar significados profundos dentro do universo da série. A seguir, analisamos as armaduras mais marcantes da caçadora de recompensas, considerando não apenas suas habilidades, mas também seu impacto visual, narrativo e simbólico.

A maior criação dos Chozo

A Power Suit usada por Samus Aran é lembrada como uma das maiores e mais extraordinárias criações dos Chozo, a antiga raça de sábios guerreiros que moldou o destino da galáxia. Forjada a partir de uma tecnologia orgânica extremamente avançada, a armadura não é apenas um equipamento, mas uma extensão viva de sua portadora, capaz de evoluir, adaptar-se e responder ao instinto de combate de Samus.


Os Chozo a conceberam como um símbolo de equilíbrio entre poder e responsabilidade, unindo ciência, espiritualidade e biotecnologia em um único artefato. Ao ser confiada a Samus ainda jovem, a Power Suit passou a crescer junto com ela, absorvendo melhorias e registrando batalhas, tornando-se um legado vivo dos Chozo e a prova definitiva de que sua maior criação não foi apenas a armadura em si, mas a guerreira que ela ajudou a formar. Assim, através de Samus e de sua vestimenta, a antiga raça continua a sua missão de zelar pela galáxia.

Power Suit

Apesar da Power Suit ser, na verdade, a armadura em si, foi convencionado usar esse nome para o estado inicial, sem upgrades. Ela é ponto de partida de Samus e, de certa forma, a essência da personagem. Introduzida no Metroid original (1986), essa armadura Chozo representa o estado “base” da caçadora, servindo como fundação para todas as evoluções posteriores. Seu visual foi remodelado ao longo dos jogos, tanto da franquia 2d como seus remakes e Prime.


A Power Suit simboliza o conceito central da franquia: progressão. É a partir dela que o jogador aprende a explorar, sobreviver e conquistar ambientes hostis, evoluindo em poder e maturidade junto com a personagem. Mesmo em jogos mais recentes, como Metroid Dread, ela retorna com ajustes modernos, provando que sua importância transcende gerações.

É a armadura mais frágil de Samus, oferece capacidade ofensiva e defensiva básica, sendo especialmente vulnerável a riscos ambientais, a exemplo de temperaturas extremas, ácidos, toxinas.

Phazon Suit

A Phazon Suit surge em Metroid Prime, quando Samus se vê forçada a lidar com a substância altamente mutagênica Phazon. Diferente das evoluções tradicionais, essa armadura nasce de uma contaminação extrema, refletida em seu visual, com tons escuros e energia pulsante visível. Contudo, visualmente, ela não vai muito além disso, mesmo com as cores dando um aspecto mais agressivo.


Narrativamente, a Phazon Suit representa um ponto de ruptura. Ela não apenas evolui; ela se adapta a algo que ameaça destruí-la. Em termos de jogabilidade, o traje permite resistir ao Phazon e acessar áreas finais do jogo, consolidando seu papel como símbolo de risco, sacrifício e sobrevivência.

Curiosamente, Metroid Prime e Fusion, que foram lançados com pouco tempo de diferença entre si, tratam de um ponto relativamente próximo: uma infecção e contaminação que coloca a protagonista em risco de morrer ou se tornar outra coisa.

Dark Suit

Introduzida em Metroid Prime 2: Echoes, a Dark Suit é uma resposta direta ao ambiente letal do Dark Aether. Seu design mais anguloso e sombrio transmite imediatamente a ideia de proteção contra algo profundamente hostil. Ela possui um dos visuais mais diferentes da série: suas ombreiras em forma de turbina e torço único, junto com os tons de cinza e cobre, dão um ar muito mais industrial e mecânico para ela.


Funcionalmente, reduz o dano causado pela atmosfera corrosiva do Dark Aether, permitindo uma exploração mais estratégica e menos punitiva. Conceitualmente, a Dark Suit reforça a ideia de dualidade presente no jogo, luz e escuridão, Aether e Dark Aether, Samus e sua sombra.

Junto com outra armadura característica presente no mesmo título, a Dark Suit representa um momento dos visuais mais icônicos da série, porém sua funcionalidade é bem básica se comparada a outras.

PED Suit

A PED Suit, também conhecida como Phazon Enhancement Device Suit, aparece em Metroid Prime 3: Corruption. Diferente de outras evoluções da armadura na série Prime, ela não apenas protege Samus do Phazon como também permite que ela o controle temporariamente. Esse upgrade da armadura de Samus nasce da fusão da tecnologia Chozo e da engenharia da Federação Galáctica.


Aqui não é apenas a armadura que está contaminada, mas a própria Samus. A PED vai usar o Phanzon, que está sendo produzido naturalmente no corpo da caçadora de recompensas, como combustível para ataques mais poderosos, porém com um alto risco de caçadora por completo.

Esse traje é carregado de tensão narrativa. Cada uso do Hyper Mode aproxima Samus da corrupção total, transformando poder em risco. Caso Samus ultrapasse os limites da contenção da PED, a corrupção transformará a caçadora exatamente naquilo que está lutando contra, uma nova Dark Samus, tornando-se uma mecânica interessante e única na franquia.

Hazard Shield

O Hazard Shield é uma evolução menos comentada, mas extremamente relevante dentro da lógica de sobrevivência da série. Ele surge como uma camada extra de proteção contra ambientes extremos e perigos biológicos.


Embora não tenha um design tão marcante quanto outras armaduras completas, sua função é essencial. O Hazard Shield aparece quase como uma camada extra da PED Suit, com alguns esquemas de cores e poucos detalhes a mais. Ela funciona mais como um incremento na mecânica, para mostrar visualmente o nível extra de proteção de Samus.

Light Suit

A Light Suit representa o ápice da progressão em Metroid Prime 2: Echoes. Com um visual elegante, branco e luminoso, contrasta fortemente com a atmosfera opressiva do Dark Aether e com o visual da Dark Suit. Além de oferecer imunidade total ao ambiente sombrio, a Light Suit simboliza a esperança dos Luminoth, raça que forneceu a tecnologia para aprimorar a armadura de Samus para essa versão.


A poderosa armadura permite que Samus acesse sem problemas qualquer região do jogo sem sofrer danos, se locomover no Dark Water, fazer uso dos Light Shaft permitindo viajar distâncias absurdas, além de sua alta resistência a danos, como esperado da armadura final de todos os títulos da franquia.

Mas o que mais chama atenção da Light Suit é, sem dúvidas, seu visual. Ela entrega uma aparência muito elegante e alienígena para a Power Suit. Sua coloração predominantemente branca, com partes negras e superfície, lisa, arredondada e com poucos ângulos a tornam única e muito atraente, sendo o pináculo tecnológico e estético dos Luminoth. O visual só é quebrado pelo design do Arm Cannon, que não se modifica, o que talvez indique a natureza mais defensiva e protetora dessa armadura.

Fusion Suit

Talvez uma das armaduras mais narrativamente impactantes da franquia, a Fusion Suit surge em Metroid Fusion. Após ser infectada pelo parasita X e sofrer um acidente, Samus tem sua Power Suit removida de uma forma brutal, tendo muitas partes arrancadas cirurgicamente.


Seu visual mais orgânico, com cores azuladas e linhas expostas, reflete a vulnerabilidade da perda das camadas mais externas da armadura. Pela primeira vez, Samus parece menos invencível, sendo provavelmente a versão mais vulnerável da armadura.

O visual orgânico parece representar também outro aspecto muito forte na narrativa da história de Samus e que guiaria sua próxima aventura: para se salvar da infecção do parasita, o DNA Metroid foi inserido ao seu próprio. Suas características Medroid recém-adquiridas se mostram na capacidade de absorver os parasitas, nos espinhos/presas e ao longo da armadura e detalhe de três “olhos” nas costas, sendo uma prévia do que estaria por vir.

Varia Suit + Gravity Upgrade

A combinação da Varia Suit sozinha e com o Gravity Upgrade é um clássico absoluto da série. A Varia é vista como o ápice de poder da caçadora, permite resistir a altas temperaturas, enquanto o Gravity Suit elimina penalidades de movimento em ambientes aquáticos. A alta carga de upgrades, habilidades e armas presentes na armadura final de Super Metroid faz com que muitos a considerem a versão mais poderosa da Power Suit.


Juntas, essas melhorias representam liberdade total de exploração. Visualmente, o roxo característico do Gravity Suit se tornou icônico. Em termos de design, essa combinação define o momento em que o mapa deixa de impor limites significativos, entregando ao jogador uma sensação de domínio completo e uma quase invencibilidade. E foi com ela que Samus trucidou vilões icônicos, como Mother Brain, Riddley e os demais cabeças dos piratas espaciais.

O visual da Varia Suit de Super Metroid é tão marcante e importante que se tornou o ponto de partida para o visual básico de praticamente qualquer outra versão da armadura da caçadora, sem falar que foi uma das mais usadas nas artes de promoção da série, fixando-se na memória do público.

Dread Suit

A Power Suit, de Metroid Dread, chamada de Dread Suit pela maioria, é muito mais do que uma releitura moderna da armadura clássica. Com linhas mais agressivas, detalhes biomecânicos e uma paleta que mistura o tradicional com o alienígena, ela reflete a evolução da narrativa da série e da própria Samus. 


Metroid já é uma série conhecida por contar sua narrativa mais através dos designs (visuais e sonoros) e da gameplay do que qualquer outra coisa. Então o que seria melhor do que usar a Power Suit para mostrar isso? 

E é exatamente o que temos aqui. Além dos lindos contrastes de cor, o branco, azul e vermelho, os detalhes em forma de fibra muscular tão organicamente entrelaçados com partes mais rígidas e mecânicas contam toda a história de Samus até então: revestida por uma armadura biomecânica ligada intrinsecamente ao seu corpo e que está se regenerando do trauma sofrido no jogo anterior (Fusion), seu momento mais frágil.

Não apenas isso. Apesar de estar longe de estar em seu poder máximo, Samus está inabalável e confiante, o que é mostrado através de sua postura e expressão corporal.

Metroid Suit

A Metroid Suit marca um dos momentos mais chocantes da série. Ao final de Metroid Dread, Samus desperta plenamente seu DNA e poderes Metroid, resultando em uma transformação radical. O resultado foi a armadura mais agressiva e monstruosa que cobriu o corpo da caçadora.


Mais do que uma armadura, esse traje é a manifestação e a prova da batalha que o corpo de Samus vinha travando silenciosamente. O design monstruoso e a energia transbordante rompem completamente com o padrão heroico tradicional, levantando questões sobre identidade, controle e destino. Samus, que vagava com sua natureza híbrida Humana-Chozo-Metroid, tem seu DNA Metroid dominando o resto, a transformando em um Metroid. Samus agora é aquilo que tentou destruir.

Capaz de acessar o hyper beam indefinidamente e a capacidade de absorver a energia vital (e habilidades) de tudo o que toca, esse é provavelmente o ápice de poder de Samus canonicamente, embora muito pouco tenha se mostrado. Podemos imaginar que a Metroid Suit tenha as mesmas capacidades defensivas dos Metroids, sendo praticamente invulnerável a ataques diretos.

Menção Honrosa: Zero Suit


A Zero Suit revela Samus sem sua armadura pesada, destacando sua agilidade e humanidade. Introduzida de forma mais proeminente em Metroid: Zero Mission, ela reforça a ideia de que Samus não depende apenas da Power Suit. Embora mecanicamente limitada, a Zero Suit é importante simbolicamente, revelando vulnerabilidade e competência mesmo sem proteção total.

Menção Honrosa: VI-O-LA Suit e Legacy Suit

O traje VI-O-LA e sua evolução VI-O-LA IC são um visual muito mais aerodinâmico à power suit, combinando com o veículo que permite que Samus conduza nesse título. As cores escolhidas para essas duas se mostraram um acerto, pois o preto e vermelho dão um ar bem “esportivo”. Por serem praticamente desprovidos de partes muito anguladas e pontiagudas, as VI-O-LA suits lembram a Light Suit de Prime 2.


E por falar em Light Suit, o último upgrade da armadura em Prime 4: Beyond parece apontar diretamente para ela. A Legacy Suit é a armadura feita pelos Lamorn, os antigos habitantes de Viewros, capazes de usar ao máximo as habilidades psíquicas e gerar poderosos escudos. Seu visual branco e preto, formato liso, com detalhes dourados e perolados dão a ela a aparência mais mística da franquia, representando o papel de “herói escolhido” para salvar a memória do povo daquele mundo.

Importante elemento visual e narrativo


As armaduras de Samus Aran são mais do que meros equipamentos. A power suit, evoluções e formas são um importante elemento mecânico, visual e narrativo pelo qual acompanhamos e compreendemos Samus e o ambiente ao redor. Se o mundo é corrosivo e sombrio, a armadura de Samus irá mudar para responder ao ambiente. Se o inimigo é poderoso e bruto, a Power Suit pode se equipar e se tornar tão robusta que nada poderá ficar no caminho de sua portadora.

A capacidade adaptativa e evolutiva dessa maravilha biomecânica dos Chozo, herdada pela maior caçadora de recompensas do universo, reflete a característica mais importante da personagem: ser imparável até completar sua missão.

Revisão: Alessandra Ribeiro.
Siga o Blast nas Redes Sociais
Fernando Lorde
Escritor e gamer, pode ser encontrado em: Instagram (@lordeverse) e Twitch (@lorde10hz).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).