Se Ultimate Chicken Horse já era maluco e divertido, te fazendo correr do ponto “A” ao ponto “B” passando por diversas plataformas que mais atrapalham que ajudam, que tal colocar todos os personagens em bicicletas e começar a fazer manobras e saltos radicais? Essa foi a ideia da Clever Endeavour Games para a nova fórmula de multiplayer caótico de Ultimate Sheep Raccoon.
Ganhar ou atrapalhar?
Os desenvolvedores de Ultimate Sheep Raccoon o classificam como um party game de corrida. No entanto, as pistas não estão completas e não envolvem várias voltas. Os jogadores devem construir o percurso com recursos que o jogo oferece a cada rodada e basta atravessar a linha de chegada.
Ainda assim, o jogo envolve muita velocidade e uso das manobras. Vários dos recursos que o construtor de fases fornece ao longo da partida são pensados nisso, desde rampas e corrimões até tintas que fazem acelerar ou aumentar a altura do pulo (uma ótima referência a Portal 2).
Mesmo que pareça ter menos armadilhas a princípio, comparado ao anterior, parte da confusão também será com as próprias bikes. É possível controlá-las com os analógicos ou com os botões “L” e “R”. As manobras são simples, apenas um apertar de botão, mas fazem a diferença na pontuação final de cada rodada.
Ao contrário do primeiro jogo, onde caso todos os jogadores chegassem ao fim da fase, ninguém pontuava, aqui existem níveis de pontuação baseada na posição na linha de chegada. A ideia é realmente incentivar uma corrida pela primeira colocação, já que será o jogador com mais pontos da rodada. Portanto, há um limite para pontuações de manobras e também há limite de tempo para chegar ao fim do percurso.
Inicialmente, pode parecer um pouco mais complexo para jogadores casuais, já que não é só andar, pular e ir no seu ritmo. Também será necessário controlar o equilíbrio do personagem e tentar ser veloz. Porém, nada que poucos minutos de prática não resolvam. Se ainda assim estiver complicado, existe uma área de treinamento no jogo com alguns obstáculos para aprender o básico.
O foco ainda é a diversão
Os comandos continuam simples, podendo jogar utilizando apenas um joy-con. Inclusive, agora é possível colocar até 8 jogadores na mesma partida, dobrando o nível de participantes do jogo anterior e permitindo crossplay com todas as plataformas. É possível configurar a distribuição dos controles dentro das próprias configurações do jogo, sem precisar ir no menu do Switch.
Como cada solavanco e subida vai levantar as rodas da bike, é certo que os jogadores vão bater em alguma superfície ou girar demais e serem derrubados da bike. Porém, nesses casos, cair não significa derrota automática em Ultimate Sheep Raccoon. Em vez disso, você reaparecerá em cima da bike no ponto onde parou na pista, ou o mais próximo dele.
Essa mudança é bem-vinda para não criar uma sensação de frustração onde poderia ter jogadores que mal conseguem ir até o fim da pista, mesmo nas mais simples. Afinal, o foco ainda precisa ser a diversão. Porém, nem sempre funciona. E, caso o jogador caia em algum buraco ou reapareça perto de um e perca, é o fim da rodada.
Outra mecânica presente que foca nas manobras é o uso do gancho, que faz parte de certos acessórios que o jogo fornece para montar a pista. Vai desde um suporte comum para prender-se e balançar até um sapo mecânico que te arremessa para longe com a língua.
Um ponto que acaba trabalhando contra o fator diversão nas disputas é o limite de tempo das fases caso algum jogador tenha cruzado a linha de chegada ou caído em algum buraco. Após algum jogador ter pontuado ou simplesmente perdido por cair, um timer é ativado e aqueles que não conseguirem chegar até o final da pista, perdem automaticamente.
Por um lado, essa ideia é compreensível para tornar as partidas mais dinâmicas e rápidas, mas ainda parece um ponto negativo no fim das contas. Especialmente jogando com amigos no multiplayer local, não precisa ter pressa em encerrar as partidas. Talvez esse recurso poderia ser limitado ao multiplayer online, para evitar inatividade, ou simplesmente que pudesse ser desativado no menu do jogo.
Um pouquinho de Mario Kart em Ultimate Sheep Raccoon
Outra adição importante do jogo foi um sistema de power-ups para os personagens. Diferentemente dos acessórios da fase, onde cada jogador só pode pegar um e eles não podem selecionar o mesmo objeto, os power-ups podem ser acumulados e todos os jogadores podem optar pelo mesmo power-up na rodada onde ele aparece.
Um jogo de corrida caótico não tem como não se inspirar em Mario Kart, não é? Então temos itens desde jetpacks, turbo com garrafa de refrigerante, um guarda-chuva que serve como asa-delta para aliviar a queda (como em Mario Kart 8), explosivos para arremessar os rivais para longe, pulo extra e outros.
Alguns desses power-ups, inclusive, podem ser acumulados em um mesmo tipo. Por exemplo, o pulo extra, caso apareça novamente em uma rodada, pode ser pego outra vez, e virará um pulo triplo.
Como se trata de outra categoria de itens, os power-ups não se integram tão bem com os objetos da fase para combinações mirabolantes, mas ainda trazem novidades bem-vindas para o título.
Desafie-se na habilidade de correr e criar
Os modos de desafio e criação de fases também estão presentes nessa sequência. No desafio, existem fases criadas pelos desenvolvedores e por outros jogadores para disputar o melhor tempo, enquanto o modo criativo permite montar as próprias pistas para compartilhar online ou utilizar nos modos offline.
Seja a Ovelha definitiva
Ultimate Sheep Raccoon honra o título antecessor e é bem divertido, apesar de trazer um pouquinho mais de complicações para quem só deseja jogar casualmente com amigos ou família na sala de casa.
A nova abordagem com as bicicletas consegue ser diferente sem parecer que está tentando reinventar demais a fórmula. Isso o diferencia o suficiente do original para parecer uma sequência em vez de uma expansão, saciando a vontade de quem gosta de Ultimate Chicken Horse e está procurando por uma nova opção para as noites de jogos.
Prós
- Novidades na jogabilidade dão a sensação de uma verdadeira sequência;
- Modo multiplayer expandido com crossplay entre todas as plataformas;
- O jogo possui suporte para até 8 jogadores locais e online na mesma partida.
Contras
- Jogadores casuais podem ter um pouco de dificuldade para controlar a bike no começo;
- O limite de tempo das fases é desnecessário.
Ultimate Sheep Raccoon — Switch/Switch 2/PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 7.5Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Johnnie Brian
Análise feita com cópia digital cedida pela Clever Endeavour Games











