Entre os relançamentos finais de 2025 está Milano’s Odd Job Collection, previamente exclusivo do PS1 no Japão e agora acessível para os hardwares atuais. Sem mais delongas, pegue suas ferramentas e venha comigo, vamos ganhar uns trocados.
40 dias de folga e trabalho
A vida de Milano vira de cabeça pra baixo, do dia pra noite: seus pais vão ficar o verão todo fora de casa e, por isso, ela é mandada para a casa do tio na pequena e pacata cidade de Zucchini… só para descobrir que ele também está ausente! Ao invés de ficar em pânico com a situação, Milano toma como uma oportunidade de mostrar ser uma garota madura e provar aos seus pais que pode se virar sozinha, encarando até oito trabalhos diferentes pela cidade.
A trama do jogo não poderia ser mais rasa e serve mais como pano de fundo para a coletânea de mini jogos, mas isso não é uma coisa ruim, considerando a natureza meiga e confortável do jogo,
Mãos à obra!
À disposição de Milano, Zucchini tem oito trabalhinhos para poder ganhar uma graninha e se divertir ao mesmo tempo:
- Pizza Pronto: a garotinha deve entregar a pizza até seu destino em sua motoquinha, desviando de carros e cones pelo caminho;
- Roundabout Wrangler: um típico trabalho de ordenhar vacas, exceto que elas voam e é preciso acertar o timing;
- Pop Star Power: tocando bateria, Milano mostra seu potencial musical ao acertar os botões corretamente. Este só é desbloqueado após passar tempo no parque e aumentar os pontos de habilidade;
- Tick Tock Takeout: posando de Bob Esponja, Milano deve se lembrar dos pedidos de estranhas criaturas em um restaurante e entregá-los antes que o tempo acabe;
- Fresh Fruit Freefall: pegue frutas caindo das árvores e evite uma enorme mosca que atrapalha seu caminho;
- Pastry Pileup: como mestre cuca, alinhe os alimentos para desfazer as filas, similar a jogos como Panel de Pon;
- Viral Vamoose: elimine os vírus que aparecerem ao apertar os botões na ordem correta, provando que Mario não é o único que pode bancar o doutor sem doutorado.
- Dishwash Woosh: lave pilhas e pilhas de pratos sujos, antes que se acumulem demais.
Com isso, Milano tem seu dia dividido em três etapas: trabalhar no período da manhã, passar a tarde em casa e fazer novos afazeres e, por fim, escolher o que fazer a noite após um longo dia produtivo.
Triquenta = três reais e cinquenta centavos
Os minigames são bem divertidos e variados em sua execução, ainda mais deixando um ar realista quando nem todas as atividades estão disponíveis todos os dias, dando uma seleção diferente e limitada a cada ciclo, além da opção de ir ao parque e cabular o trabalho para relaxar. O trabalho não termina quando o expediente acaba, no entanto, pois na metade do dia vamos para casa e aumentamos a personagem de Milano, aperfeiçoando seus status, mood (ânimo) e skill (habilidades), pontos extremamente importantes para manter uma boa performance nos trabalhos e ganhar ainda mais. Essas atividades variam como assistir TV, tocar algum instrumento e cuidar do gatinho na casa.
De noite, antes de dormir, podemos ainda fazer mais três atividades: sair para compras (adquirindo produtos para decorar a casa e deixá-la mais confortável para a garotinha, além de comprar os itens de aperfeiçoamento), fazer um pedido para a estrela para alguma melhoria (dependendo de sua sorte) ou ler um livro para dar um último boost.
Atividades assim me fazem lembrar de jogos como Persona en Pikmin, onde cada ação importa e o sentimento de progressão fica evidente com o passar do jogo, com atividades ficando mais fáceis e a destreza mais afiada. Não espere uma grande progressão de personagem ou riscos enormes como nestes outros jogos, no entanto, pois Milano’s Odd Job Collection é bem mais misericordioso em sua premissa e muito mais com sua execução graças aos recursos de relançamento.
O pão de cada dia
Entre os atrativos do relançamento estão dois extremamente importantes: a localização em inglês e a possibilidade de savestate e retroceder. Sendo primeiramente um exclusivo japonês, é incrível como eles não apenas adaptaram os textos mas também dublaram os áudios, deixando tudo meigo e acessível para as massas (infelizmente, sem opção de legendas em português brasileiro).
Não vou mentir, alguns minigames tem um certo atraso nos comandos, como ordenhar e lavar os pratos, podendo ser frustrante de executar no começo e até mesmo cansativos após um tempo sem as melhorias. Então é uma mão na roda enorme poder ter a opção de escolher outro trabalho ou “rebobinar a fita” como nos jogos do Nintendo Classics.
Por fim, em análises passadas, eu disse que todo relançamento que se preze deve incluir rascunhos e desenvolvimento de seus jogos para fins de preservação e curiosidade. Esse meu pensamento se estende inclusive para ports de remakes, e Milano’s Odd Job Collection cumpre bem esse quesito, trazendo artes conceituais e a adição de conquistas para coletar, além de filtros legais para emular televisores antigos e até uma pequena história em quadrinhos mostrando um pouco mais da Milano, conteúdos muito legais e bem vindos.
Fim do turno
Milano’s Odd Job Collection é uma simpática aventura esquecida da Quinta Geração, com pouca ambição mas muito charme. Alguns erros bobos não tiram o mérito de sua personalidade e charme, trazendo sentimentos nostálgicos de uma era tão distante mas com games cujas premissas são tão similares.
Muitos relançamentos são necessários para preservação e introdução de velhas IPs a novas gerações e acredito que esse foi um belo acerto da HilltopWorks, conhecida por traduzir outras jóias previamente exclusivas para o mercado global.
Prós
- História básica, mas charmosa e em par com a pegada do jogo;
- Milano é uma protagonista simpática e carismática;
- Estilo artístico fofo e muito bem feito, evocando sentimento nostálgico dos animes da década de 90;
- Boa variedade de minigames para explorar e se divertir;
- Adaptado para o inglês, deixando bem acessível;
- Galeria de arte para preservação e recursos rewind melhoram a jogatina.
Contras
- Alguns problemas de atraso em atividades;
- Ausência de português brasileiro;
- Pode se tornar repetitivo e cansativo para certos jogadores.
Milano’s Odd Job Collection — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 8.0Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Johnnie Brian
Análise feita com cópia digital cedida pela XSEED Games





