Pokémon Scarlet/Violet: dicas para vencer Blastoise em sua raid sete estrelas

Saiba quais são os melhores monstrinhos e estratégias para vencer a tartaruga marinha de Kanto.

em 26/01/2026


A terceira raid da série de sete estrelas com a Mightiest Mark será de Blastoise. Do tipo WATER puro, Blastoise já apareceu em março de 2024 e retorna para o evento. Estatisticamente falando, a tartaruga possui atributos equilibrados e com leve tendência à defesa física.

Em sua raid temática, Blastoise é do Tera-type STEEL, criando uma referência interessante aos canhões sobre seus ombros. Em um primeiro momento, não parece um desafio complicado, porém, os constantes aumentos de defesa somados ao potencial ofensivo podem dificultar (e muito) para os jogadores.

Nas raids de sete estrelas, a inteligência do boss é melhorada infinitamente, de modo que condições climáticas e incremento de atributos são constantes, sem falar no reset de acúmulos dos desafiantes, dificultando ainda mais.

Pensando nisso, desenvolvemos esse guia para facilitar esse desafio. Vale lembrar que, se você já capturou Blastoise em 2024, não será possível obtê-lo novamente. Para aqueles que ainda não possuem o Pokémon tartaruga com a Mightiest Mark, é uma boa oportunidade para completar a coleção. Boa leitura!

Dados da Raid

Blastoise está no Lv.100, de  Nature Naive e habilidade Rain Dish, que recupera o HP sob os efeitos de Rain Dance, que faz parte do moveset de apoio da Raid. Por conta da Nature ter efeito negativo na Special Defense, recomenda-se a utilização de Pokémon com foco no Special Attack.

Estão à disposição de Blastoise as técnicas Hydro Pump, Flash Cannon, Aura Sphere, Shell Smash, Iron Defense e Withdraw. Portanto, além de absorver bastante dano (principalmente físico), Blastoise pode aprimorar sua ofensiva e se tornar um tanque quase indestrutível.

Vaporeon

Aproveitando a estratégia usada na raid anterior, uma outra eeveelution é perfeita para esse desafio: Vaporeon, do tipo WATER. Sua habilidade Water Absorb é peça chave para isso pois o torna imune a golpes do tipo WATER e ainda recupera 50% do HP caso receba técnicas desse tipo.

Vaporeon seguirá a linha de buff + debuff, ou seja, nos turnos iniciais da raid acumule seis Calm Mind para potencializar o ataque e defesa especial. Em seguida, ative Sunny Day para intensificar o dano de golpes do tipo FIRE e utilize Weather Ball para causar dano.


Assim que Blastoise tiver seu escudo quebrado, utilize três vezes Fake Tears para reduzir a Special Defense da tartaruga e repita o processo de Sunny Day + Weather Ball. Ainda, para amplificar o dano, utilize Tera-type FIRE.

Dessa forma, ainda que seja um tipo fraco para um dos STABs de Blastoise, a habilidade ignora o dano e ainda fornece cura para o Pokémon jato de bolhas. Além disso, mesmo com a função de ignorar a habilidade do jogador por um turno, os efeitos do sol intenso mitigam o dano super efetivo.

Para esta raid, considere a Nature Modest, invista 252 pontos de EVs em Special Attack e Special Defense, e os quatro pontos restantes em HP. Como opção de Item, Shell Bell fornecerá cura com base no dano causado, e em virtude dos acréscimos de atributos de Vaporeon e posteriormente redução em Blastoise, teremos boa sustentação.


Gallade

Sempre que vemos Gallade em uma estratégia de raids é com um moveset diferente do que estamos acostumados, e desta vez, não será diferente. O Pokémon lâmina possui boa Special Defense e Attack, dois atributos importantes para essa raid.

Assim que a batalha inicia, Blastoise sempre ativará seu escudo e em seguida, usará Withdraw para aumentar sua defesa. Ora, se Blastoise está aumentando sua defesa física, como Gallade pode ser útil? A resposta está em uma de suas técnicas: Sacred Sword.


Esse movimento ignora as mudanças de defesa física do adversário, logo, não importa quantas vezes Blastoise aprimore este atributo. Essa característica é potencializada pela habilidade Sharpness, que aumenta o dano de golpes cortantes em 50%.

Ademais, por ser dos tipos PSYCHIC/FIGHTING, Gallade tem vantagem direta contra o tipo STEEL e recebe STAB ao utilizar Sacred Sword. Para complementar essa build, Swords Dance aumenta seu Attack para níveis exorbitantes. A técnica de suporte é Mystical Fire, que reduz o Special Attack de Blastoise e carrega os turnos da terastalização.

Para essa estratégia, siga com a Nature Adamant, 252 pontos de EVs em Attack , 192 em Special Defense e 64 pontos em Speed para garantir que Gallade ataque antes. O clássico Shell Bell retorna como item de segurar para recuperar HP após cada acerto. Por razões óbvias, o Tera-type será FIGHTING.

Manaphy

O Pokémon navegação possui um kit de habilidades único para essa raid. Manaphy é um dos poucos Pokémon capazes de utilizar a técnica Take Heart, que além de curar condições negativas, aumenta o Special Attack e Special Defense em um nível, ou seja, é um Calm Mind melhorado.

Sua habilidade, Hydration, também cura condições negativas, porém, somente quando estiver sob os efeitos de Rain Dance, técnica que Blastoise pode utilizar na raid. Logo, podemos aproveitar essa característica para usufruir de Rest.

Ao final do turno, Manaphy irá acordar e estará pronto para destruir tudo ao seu redor. Como alternativa, pode utilizar Tail Glow para aprimorar seu Special Attack em três níveis, sendo necessário apenas dois usos para maximizar este atributo.


Em conjunto, Fake Tears pode ser usado para reduzir a Special Defense, e com o aumento massivo de Special Attack, a batalha durará poucos turnos. A escolha do Tera-type varia entre WATER para causar dano neutro mas com bônus por manter o tipo base ou FIGHTING para dano super efetivo.

Caso opte por manter o tipo base, Surf é a melhor técnica à sua disposição. Agora, se preferir dano dobrado, Tera Blast é a bola da vez. Para essa build, os EVs serão distribuídos da seguinte forma: 252 pontos em Special Attack e Special Defense e Nature Modest para amplificar o dano causado. 

Shell Bell ou Mystic Water são boas opções de item e variam de acordo com o moveset escolhido: o primeiro para builds ofensivas e sem Rest, enquanto que o segundo é melhor utilizado quando há uma forma de recuperar HP diretamente.

A raid de sete estrelas de Blastoise exige mais leitura de jogo do que força bruta. Seu Tera-type aliado a constantes buffs defensivos e pressão ofensiva de Shell Smash, transformam um Pokémon aparentemente previsível mas também em uma criatura forte, traiçoeira e difícil de nocautear.

Vaporeon, Gallade e Manaphy exploram brechas específicas do moveset de Blastoise e demonstram como o conhecimento das mecânicas do jogo são importantes para superar os obstáculos impostos pela raid.

Revisão: Johnnie Brian
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Hugo Carreta
Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).