Pokémon Scarlet/Violet: dicas para vencer Charizard em sua raid sete estrelas

Saiba quais são os melhores monstrinhos e estratégias para vencer a salamandra de fogo de Kanto.

em 19/01/2026

Seguindo a ordem de raids de sete estrelas com a Mightiest Mark anunciada no início do ano, sai Venusaur e entra Charizard, um dos Pokémon mais populares da franquia. Dos tipos FIRE/FLYING, a salamandra é um atacante de longa distância com certa velocidade, mas poucas defesas.

Em sua raid temática, Charizard é do tipo DRAGON, arredondando perfeitamente sua cobertura, causando dano neutro em praticamente todas as combinações de tipos.

Nas raids de sete estrelas, a inteligência do boss é melhorada infinitamente, de modo que condições climáticas e incremento de atributos são constantes, sem falar no reset de acúmulos dos desafiantes, dificultando ainda mais.

Pensando nisso, desenvolvemos este guia para facilitar esse desafio. Vale lembrar que, se você já capturou o Charizard em março de 2024, não será possível obtê-lo novamente. Para aqueles que ainda não possuem o Pokémon chama com a Mightiest Mark, é uma boa oportunidade para completar a coleção. Boa leitura!

Dados da Raid

Charizard está no Lv.100, de Nature Modest e habilidade Solar Power, aumentando seu Special Attack em 50% durante os efeitos de Sunny Day em troca de 1/8 de seu HP máximo por turno. Com exceção de Dragon Pulse, as demais técnicas de seu moveset, Fire Blast, Hurricane, Focus Blast e Inferno possuem efeitos secundários e são, de certa forma, limitadores para os desafiantes.

Dessa maneira, Pokémon como Azumarill e Iron Hands são colocados em cheque pelo efeito de BURN, que reduz o Attack dos monstrinhos em 50%. Outro ponto importante é que, com a condição climática ativa, Charizard causará muito dano, pois não perdeu seus STABs ofensivos.

Flutter Mane

A forma paradox de Misdreavus é incrível nessa raid. Isso porque seus principais atributos são justamente aqueles que tornaram possível sua escolha. Dos tipos GHOST/FAIRY, Flutter Mane coleciona diversos títulos e está prestes a vencer mais um.

A estratégia envolvendo este Pokémon é simples, prática e eficaz para batalhas sozinho e/ou online. Como Charizard sempre inicia a batalha com Overheat e em seguida elimina as mudanças negativas, temos uma janela de oportunidade magnífica, pois a salamandra efetua essa ação apenas uma vez.

Sendo assim, qualquer debuff (enfraquecimento de atributo) permanecerá até o final da partida. Ademais, Flutter Mane é capaz de aprender a técnica Fake Tears, que reduz a Special Defense do alvo em dois níveis. Após três usos, Charizard terá o menor valor possível para esse atributo, resultando em muito dano especial causado por todos.


Portanto, seu moveset foi montado para explorar essa característica ao máximo. Moonblast é o principal golpe de Flutter Mane e pode ser utilizado em todos os estágios da batalha, principalmente após a terastalização.

Calm Mind fornece um reforço múltiplo de Special Attack e Special Defense, resultando em menos dano sofrido e maior prejuízo aplicado. Por fim, Draining Kiss mantém a vitalidade de Flutter Mane em níveis aceitáveis e, com a redução de defesa do inimigo somada ao aumento da mente limpa, não tem como perder.

Considere a Nature Modest, com 252 pontos de EVs em Special Attack e Special Defense. Sua habilidade é Protosynthesis, que irá aumentar seu Special Attack durante os efeitos de Sunny Day, técnica presente no arsenal de Charizard. Seu Tera-type será FAIRY e o item será Covert Cloak para evitar os efeitos secundários das técnicas recebidas.

Sylveon

Sylveon segue exatamente a mesma linha de Flutter Mane com um diferencial: sua habilidade Pixilate, que converte golpes do tipo NORMAL para o tipo FAIRY e ainda acrescenta 30% de poder.

Isso transforma Sylveon em uma máquina de dano sem abrir mão de seu excelente potencial defensivo. As técnicas usadas pelo Pokémon entrelaçado são basicamente as mesmas, com uma “pequena” mudança: Hyper Beam.


Esse movimento causa uma explosão de dano dificilmente equiparada com outra técnica no jogo. Para se ter uma ideia do quão destrutivo Hyper Beam pode ser, após três usos de Fake Tears, mesmo com o escudo ativado e metade do HP, Sylveon foi capaz de nocautear Charizard. É insano.

O restante da estratégia permanece o mesmo também: 252 pontos de EVs em Special Attack e Special Defense, Tera-Type FAIRY, Nature Modest e Covert Cloak como item.

Clefable

Fake Tears, Draining Kiss… parece piada, mas não é. Clefable também pode ser usada nessa raid mas com uma mudança significativa: não há necessidade de usarmos Covert Cloak como item por conta de sua habilidade, Magic Guard.

Inclusive, com essa passiva em jogo temos a oportunidade de equipar Life Orb, pois o prejuízo causado pelo item é anulado pela habilidade. Ou seja, recebemos os 30% de aumento e não perdemos nada em troca.


Como Clefable é uma alternativa, podemos “brincar” um pouco com seu moveset. Fake Tears e Draining Kiss são obrigatórios. Light Screen aumenta a Special Defense do time todo, reduzindo o dano causado por Charizard e aumentando as chances de sobrevivência dos desavisados. Moonlight recupera bastante HP e, durante Sunny Day, esse valor sobe para 75% do HP total.

Quanto ao padrão da build, não há segredo: Tera-type FAIRY, Nature Modest e 252 EVs em Special Attack e Special Defense. Clefable é um pouco mais frágil que os outros dois Pokémon citados e, para remediar essa situação, Calm Mind pode ser usado no lugar de Fake Tears.

A raid de sete estrelas do Charizard com a Mightiest Mark exige um certo preparo, leitura de jogo e escolhas inteligentes. Com a possibilidade de aumento brutal de Special Attack, a batalha se transforma em um verdadeiro teste de resistência e estratégia.

Dentro desse cenário, Flutter Mane, Sylveon e Clefable se destacam como respostas consistentes e acessíveis, explorando debuffs permanentes e dano especial massivo. Com builds bem definidas e execução correta, o desafio se torna controlável e recompensador.

Revisão: Cristiane Amarante
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Hugo Carreta
Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).