Beanbean Kingdom, o risonho território que faz fronteira com o Reino do Cogumelo

O reino foi visitado por Mario e Luigi no primeiro título da série de RPG dos irmãos.

em 04/01/2026

Mario & Luigi: Superstar Saga foi o primeiro título da franquia Mario & Luigi, lançado em 2003 para o portátil Game Boy Advance. Na aventura, os encanadores viajam para resgatar a princesa Peach das garras da feiticeira Cackletta, que se disfarça como representante de um reino vizinho e amigável para raptar a monarca do Reino do Cogumelo. O reino em questão é o Beanbean Kingdom, cenário principal de Superstar Saga e seu remake.

A monarquia dos feijões

O reino é governado, como se poderia imaginar, por uma família real própria: o trono do Beanbean Kingdom é ocupado pela risonha Queen Bean, uma rainha bondosa que se preocupa com o bem-estar de seus súditos e a integridade do seu reino. No começo da aventura de Mario e Luigi, porém, a rainha foi transformada por Cackletta em um monstro musculoso, só voltando ao seu estado normal após ser derrotada pelos irmãos encanadores em uma batalha.


No comando do Beanbean Kingdom, ao lado da rainha, temos seu filho, Prince Peasley. O jovem rapaz se apresenta como um grande galã e justiceiro, sempre pronto para erradicar qualquer ameaça ao reino montado em um objeto voador que parece ser um feijão alado. Porém, como parte do plano de Cackletta, Peasley foi aprisionado e transformado no dragão Dragohoho e, assim como sua mãe, só volta ao normal após ser derrotado por Mario e Luigi. A feiticeira não mediu esforços para destruir o reino e tomá-lo para si!


Também temos a conselheira da rainha, Lady Lima, que assume um papel para a rainha Queen Bean muito parecido ao do aflito Toadsworth com a princesa Peach; a simpática senhora dá conselhos aos governantes e ajuda Mario e Luigi na medida do possível ao longo de suas viagens pelo reino (mas claro, não sem antes ter tido sua identidade roubada por Cackletta para enganar os irmãos).

Por fim, o reino é protegido pelo seu próprio exército, composto por vários cavaleiros de armadura. O único problema é que nenhum deles parece ser muito competente, o que acaba causando inúmeras situações cômicas e a sua fácil e rápida derrota pelas forças sombrias de Cackletta e de seu capanga Fawful.

Um continente com locais diversos, habitantes esverdeados e muitas risadas

O reino dos feijões é composto por diversas áreas principais por onde Mario e Luigi se aventuram durante os eventos de Superstar Saga. Quase todos os locais trazem decorações e cenários repletos de imagens que representam sorrisos ou risadas. Por sinal, a maioria dos nomes das localidades do reino (e até o nome de seus habitantes) faz algum trocadilho com risadas em inglês. O Beanbean Kingdom é repleto de espécies variadas (tanto de inimigos como habitantes) espalhadas por suas regiões.


Mario e Luigi chegam ao reino ao caírem em Stardust Fields; o local funciona como a fronteira definitiva entre o território governado por Queen Bean e o Reino do Cogumelo. Lá, os encanadores conhecem os Border Bros., espécie de Irmãos Martelo que cuidam da fronteira, além dos Starshade Bros., dupla de Toads que ensinam novos movimentos para Mario e Luigi. A área tem um visual pouco amigável, com cercas de arame farpado e um terreno árido de coloração roxa. Por fim, é em Stardust Fields que Mario e Luigi enfrentam o bizarro Tolstar, que aprisiona Bowser e cobra uma propina dos irmãos para libertá-lo.


Ao sair de Stardust Fields, os irmãos se encontram na base da enorme Hoohoo Mountain, local habitado pelos Hoohooligans (que depois apareceram como turistas em Mario & Luigi: Dream Team, renomeados como Hooskis). A montanha conta com várias correntes de vento, escadarias e rochas que precisam ser destruídas pelos famosos martelos de Mario e Luigi. No topo da Hoohoo Mountain, os irmãos enfrentam o já citado dragão Dragohoho. Além dos Hoohooligans, a montanha é habitada pelos Hammerhead Bros. e pelo pterodátilo Blablanadon.


Depois de se aventurarem por essas duas áreas iniciais, Mario e Luigi ganham acesso à região conhecida como Beanbean Fields: uma área central extensa que conecta praticamente todas as regiões do reino. A área é atravessada por diversos rios e conta com vastas faixas arborizadas, e no seu centro se encontra o grande castelo do reino: o Beanbean Castle.


O castelo da rainha dos feijões se assemelha muito ao da princesa dos cogumelos: assim como o castelo de Peach é rodeado pela vila dos Toads conhecida como Toad Town, o palácio do Beanbean Kingdom é cercado pela Beanbean Castle Town. Na região se encontram várias lojas, casas de habitantes de todas as formas e idades e o famoso Starbeans Cafe, onde Mario e Luigi podem degustar um menu de bebidas cafeinadas usando os feijões coletados em cada região do reino.


Ao sul do reino se encontra a floresta de Chucklehuck Woods, onde se localiza o Chateau de Chucklehuck, construção antiga e responsável pela produção da lendária bebida Chuckola Cola (que fez algumas aparições em outros jogos fora da série Mario & Luigi, como em Paper Mario: The Thousand-Year Door). O denso bosque é palco dos encontros de Mario e Luigi com o ladrão Popple e seu parceiro de crime, Bowser, que perdeu a memória e atende por Rookie. Há uma área escondida em Chucklehuck Woods habitada por uma raça de caracóis conhecidos como Winkles.


Ainda ao sul do Beanbean Kingdom encontramos a Woohoo University, universidade que foi atacada por Cackletta e usada como esconderijo pela feiticeira e por Fawful. O príncipe do reino descobre os planos de Cackletta e alerta Mario e Luigi, que desbravam as inúmeras salas repletas de armadilhas do local para enfrentar a vilã, além de vários professores e estudantes que foram transformados em monstros.


Por fim, ao norte do reino temos o gigantesco deserto de Tehee Valley. Segundo lendas, o local já fora parte do oceano, mas o nível do mar baixou tanto que só restou o deserto. A área é repleta de formações rochosas e canos que levam ao subterrâneo. Nas profundezas do deserto, há o pequeno povoado de Little Fungitown, habitado por Toads que imigraram para o Beanbean Kingdom.

Ilhas que não ficam de fora das gargalhadas

Além das localidades citadas, há três grandes ilhas que fazem parte do reino dos feijões: Oho Oasis, Gwarhar Lagoon e Joke's End. Esses locais são acessados por meio da travessia do Oho Ocean, oceano que banha o Beanbean Kingdom.

A ilha de Oho Oasis é povoada pelos Oho Jees, criaturas que não parecem conseguir se comunicar tão bem com Mario e Luigi. O local foi estudado por exploradores que deixaram gravações de suas descobertas sobre os Oho Jees, mas pouco se sabe sobre a sua origem. Ao centro da ilha se encontram dois templos dedicados às entidades cultuadas pelas criaturas que habitam o Oho Oasis, onde os encanadores aprendem suas habilidades Firebrand e Thunderhand (fogo e eletricidade, respectivamente).


Já a Gwarhar Lagoon é outra localidade tropical, mas que conta com habitantes variados (como estrelas do mar e águas-vivas falantes). Na região, repleta de labirintos e inimigos aquáticos, Mario e Luigi encontram o Relaxation Room, um famoso spa comandado pelas Jellyfish Sisters. Aqui, os irmãos lutam contra o caranguejo Hermie III, que tomou posse de um dos pedaços da sagrada Beanstar (objeto capaz de realizar desejos e alvo de Cackletta).


Por fim (por mais irônico que pareça), há um enorme palácio gelado conhecido como Joke’s End (ou “fim da piada”, em tradução livre), que fica localizado ao norte do reino, ao leste do deserto de Tehee Valley. O local, que a princípio parece até mesmo ser assombrado, é habitado pela misteriosa fada Jojora, que guia Mario e Luigi pelos inúmeros corredores congelados do local até batalhar contra os irmãos no topo do palácio.

Um marco nas localidades visitadas por Mario e Luigi

O reino de Beanbean Kingdom, como vimos, é tão vasto e repleto de habitantes dos mais variados quanto o próprio Reino do Cogumelo. Os personagens encontrados na região, desde a rainha aos habitantes das várias áreas do mapa, mostram muita simpatia e amabilidade com Mario e Luigi, mesmo nos momentos mais críticos de Superstar Saga.


Indo além do status de “reino vizinho”, o Beanbean Kingdom acabou se consolidando em Superstar Saga e seu remake como um dos cenários mais memoráveis já visitados por Mario e Luigi em suas aventuras na franquia de RPGs. É um lugar que equilibra e exala aventura e comédia, mostrando que explorar novos reinos pode ser tão cativante quanto percorrer o já conhecido Reino do Cogumelo. 


Quem sabe o futuro da série Mario & Luigi não pode reservar uma revisita ao reino ou até mesmo outras reaparições de seus habitantes?
Revisão: Cristiane Amarante
Siga o Blast nas Redes Sociais
Felipe Castello
Designer gráfico de formação, é fã da Nintendo desde criança, quando ganhou um SNES usado com Super Mario World e Donkey Kong Country. Apesar do carinho especial pela série Mario, também se diverte com Pokémon, The Legend of Zelda e Animal Crossing. Costuma jogar no (pouco) tempo livre entre os estudos e o trabalho.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).