Logo, aproveitando a ocasião (e pensando justamente em quem vai explorar o que há além de Estard pela primeira vez), nós do Nintendo Blast reunimos nesta matéria uma série de dicas para aproveitar tudo que essa grande jornada por diferentes eras tem a oferecer. Sem mais delongas, boa leitura!
Explore cada canto (e vaso) do mundo
Assim como em outros RPGs, a exploração é muito importante — para não dizer fundamental — para triunfar em DRAGON QUEST VII Reimagined. Por isso, a primeira e mais importante dica desta matéria é justamente essa: explore cada canto possível de todas as ilhas que visitar, interagindo com absolutamente todos os armários, cômodos e vasos que puder.
Pois é: em Reimagined, quebrar vasos e investigar armários e gavetas não é apenas terapêutico, mas também uma ótima forma de encontrar itens valiosos que vão desde ervas medicinais até as famigeradas mini medals (que podem ser trocadas por alguns dos equipamentos mais poderosos do jogo em localidades como o Castelo de Estard). Logo, não tenha pena alguma dos vasos que encontrar por aí, até porque, à moda antiga, eles serão magicamente reconstruídos toda vez que você sair de um recinto.
Estoque recursos, sem esquecer de ler as descrições
Falando nos itens, outra dica valiosa para a aventura da Square está em estocar, sempre que possível, itens como Strong Medicine e Holy Water. É que, mesmo com todas as melhorias, algumas dungeons de DRAGON QUEST VII Reimagined continuam bastante longas, de modo que ter itens de cura, recuperadores de mana e repelentes de sobra na bolsa nunca é demais.
Para isso, em cada nova ilha e era que visitar, lembre-se de visitar os vários comércios disponíveis — a seleção de itens tende a mudar de vendedor para vendedor, e é possível encontrar equipamentos mais poderosos em quase toda nova localidade explorada. Por fim, não se esqueça de ler a descrição aprofundada dos recursos adquiridos apertando o botão “Y” no menu quando eles estiverem selecionados. Afinal, colocar uma panela na cabeça do herói pode parecer uma ótima decisão quando ela fornece +50 de defesa, mas é só investigando a fundo que você descobre que esse bônus vem acompanhado de -50 na agilidade e no charme, por exemplo.
Entenda os stats do jogo
Tocando no assunto, os protagonistas de DRAGON QUEST VII Reimagined possuem nada menos que 11 stats diferentes. Assim, para superar os combates e desafios com mais facilidade e extrair o máximo potencial de cada membro da equipe, é imprescindível entender o que cada um desses atributos significa. Confira:
HP: Os Hit Points indicam o quanto de vida um membro do time tem. Se esse número cair para zero em confronto, o personagem não conseguirá mais lutar e precisará ser revivido com um feitiço ou com um item.
MP: Indica a quantidade de pontos de magia do personagem. MP é gasto para usar skills ofensivas e defensivas, sendo um dos atributos mais importantes do jogo.
Attack: Indica a eficácia dos ataques com armas, como espadas e bumerangues. Quanto maior este atributo for, maior será o dano causado com ataques desse tipo.
Defence: Indica a resistência do personagem a ataques físicos.
Magical Might: Indica a eficácia dos ataques mágicos. Quanto maior for, maior será o dano causado com feitiços e sua chance de causar status negativos.
Strength: Indica a força do personagem uma vez que seus equipamentos tenham sido retirados da equação.
Resilience: É a resistência básica do personagem a golpes físicos, uma vez que seus equipamentos tenham sido retirados da equação.
Agility: A popular agilidade indica quando o personagem poderá agir em batalha. Personagens mais rápidos realizam ações na frente dos outros e também têm uma chance maior de esquivar dos ataques inimigos.
Deftness: Quanto maior for, menor será a chance de cair em emboscadas inimigas e suprimir iniciativas adversárias. Também impacta na probabilidade de fugir de batalhas.
Charm: Indica a chance de encantar oponentes, impedindo que eles ajam, e de cair nos encantamentos alheios.
Observação: Os stats são primariamente afetados pelas classes e equipamentos, mas itens especiais — como as sementes — podem aumentá-los de forma instantânea e permanente. Se você estiver em dúvida sobre em qual personagem usar as seeds que encontrar pela jornada, lembre-se que o herói estará sempre na sua party, sendo uma escolha bastante segura para receber tais bônus.
Domine as fraquezas e resistências
Uma das melhorias implementadas em Reimagined foi um sistema visível de fraquezas e resistências durante o combate. Agora, ao selecionar uma magia durante um confronto, é possível ver se algum inimigo é vulnerável ou imune a ela antes de usá-la.
Basicamente, o polegar dourado virado para cima indica que o inimigo em questão é fraco contra a magia selecionada, que causará dano acima do normal e também terá maior chance de causar status negativos, se possível. Por sua vez, polegares azuis e virados para baixo indicam que o inimigo possui resistência, diminuindo (mas não zerando) o dano causado. Por fim, o “X” vermelho indica uma imunidade completa. Grave esses símbolos e empregue sempre movimentos eficazes contra seus oponentes, inclusive os chefes, para vivenciar uma jornada tranquila!
Se estiver difícil (ou fácil) demais…
Outra novidade de Reimagined é a dificuldade completamente ajustável. Existem três predefinições completas (Easy Going, Happy Medium e Tough Going), mas é possível ajustar uma série de parâmetros individualmente, como a quantidade de experiência recebida, a força e agressividade dos monstros, e até mesmo se haverá recuperação automática de HP após as batalhas.
Sabendo disso, a dica aqui é tirar um tempo para ajustar o jogo como você preferir. Se você deseja algo mais fácil (ou difícil), lembre-se que basta ir no menu para personalizar a experiência a seu gosto, inclusive durante a campanha ou antes de uma boss battle. Afinal, esta aventura é sua!
Use as classes a seu favor
Independentemente do nível de dificuldade escolhido, todos os jogadores terão contato com o sistema de classes do título, que foi reformulado para este remake. Ao todo, são 26 vocações disponíveis, e ao completar a missão em Alltrades Abbey, já se torna possível trocar a inerente aos protagonistas por uma das dez iniciais (ladrão, mago e por aí vai).
A grande dica aqui é que se especializar em duas vocações básicas abrirá caminho para as intermediárias, com skills e stats bem mais poderosos que as iniciais. Da mesma forma, especializar-se em duas vocações intermediárias liberará as avançadas. Para chegar ao último patamar (que não é fácil), tenha paciência, não pule combates e lembre-se que é possível trocar vocações a qualquer momento usando a Career Sphere, obtida ao visitar Alltrades Abbey no tempo presente. Em caso de dúvidas, confira o gráfico abaixo para saber os requisitos completos das classes intermediárias e avançadas:
![]() |
| Gráfico de desenvolvimento de classes. Fonte: DRAGON QUEST Subreddit |
Para ganhar tempo, dê um Zoom!
Mesmo com todas as melhorias, DRAGON QUEST VII Reimagined ainda torna obrigatório ir e voltar várias vezes de algumas localidades, em um processo que pode facilmente se tornar tedioso e cansativo. Para evitar que isso aconteça (e ganhar bastante tempo), lembre-se que é possível usar a skill Zoom para se teletransportar para qualquer lugar visitado anteriormente.
Na prática, basta acessar o menu com o botão X e, na aba skills, apertar em Zoom. Uma dica extra é que, se você tiver acesso a habilidades curativas (como Heal), também é possível usá-las da mesma forma, economizando itens em troca de MP. Haja conveniência!
Só acaba quando termina
Por fim, faz bem lembrar que DRAGON QUEST VII Reimagined continua sendo uma jornada consideravelmente longa, com bastante conteúdo (como dungeons e combates) reservado para o pós-jogo. Sabendo disso, progrida com calma e aproveite a aventura — seguindo a intuição juvenil dos protagonistas nos momentos iniciais da obra, há muito o que ver e fazer além de Estard. Então aproveite, pois este mundo virtual conta com você, e esperamos que nossos conselhos o ajudem nessa missão!
E estas foram as nossas dicas para DRAGON QUEST VII Reimagined. O que você achou, caro(a) leitor(a)? Você possui algum outro conselho para quem vai explorar (ou já está explorando) o título? Não se esqueça de comentar abaixo, e até a próxima aventura!
Revisão: Vitor Tibério
The copyright of the images used on this page is jointly owned by SQUARE ENIX CO., LTD. and other co-owners. The unauthorized reproduction and distribution of the images is prohibited.








