Pokémon Presents: o que esperar da edição de 30 anos da franquia

A apresentação de 30 anos chega cercada de expectativas, com espaço para anúncios inéditos e surpresas.

em 20/02/2026

Mais um mês de fevereiro, mais um aniversário de Pokémon! Estamos a apenas uma semana da data comemorativa e, como já é tradição, teremos um novo Pokémon Presents. Para quem não conhece, o Presents é o evento oficial da franquia transmitido no YouTube, onde são apresentadas as principais novidades da franquia Pokémon.


Desta vez, porém, a apresentação promete ser ainda mais especial, já que a franquia completa 30 anos de vida. São três décadas de diversão, aventuras e mais de mil monstrinhos que aprendemos a amar ao longo do tempo.

No texto de hoje, vou tentar prever o que podemos ver nesse Pokémon Presents e o que dá para esperar dessa edição comemorativa.

Atualizações garantidas nos jogos mobile

Começando pelos jogos mobile da franquia, é praticamente certo que veremos novidades. Tradicionalmente, todo Pokémon Presents reserva um espaço para atualizações dos títulos já disponíveis para celulares. Entre eles estão Pokémon GO, Pokémon Unite, Pokémon Sleep, Pokémon TCG Pocket, Pokémon Masters EX, Pokémon Café Remix e até mesmo projetos mais antigos que ainda recebem suporte eventual.

No ano passado, também tivemos o anúncio de Pokémon Friends, um jogo de puzzles focado em desafios de raciocínio lógico que recompensa o jogador com pelúcias para decorar o quarto dentro do próprio game. Considerando o histórico das apresentações, é muito provável que a abertura do evento traga novidades para esses aplicativos, seja na forma de novos Pokémon adicionados, eventos comemorativos ou bônus especiais em celebração aos 30 anos da franquia.

A força do colecionismo

Também não podemos esquecer de um dos pilares mais fortes da franquia: o Pokémon TCG físico. O jogo de cartas colecionáveis continua extremamente popular ao redor do mundo, movimentando campeonatos, colecionadores e novas gerações de fãs.

É praticamente certo que veremos o anúncio de uma nova coleção durante a apresentação. Considerando que estamos falando da comemoração de 30 anos da franquia, existe ainda a possibilidade de uma coleção especial de aniversário, seja com cartas comemorativas, artes alternativas de Pokémon clássicos ou até mesmo produtos premium voltados para colecionadores.

Netflix e o anime: espaço para novidades?

Outro possível destaque é a série em stop motion da Netflix, A Concierge Pokémon. Se a memória não falha, foi em um Presents anterior que tivemos a confirmação de sua segunda temporada. Como se trata de um projeto bem recebido, não seria surpresa vermos o anúncio de uma terceira temporada.

Já em relação ao anime principal, as chances de grandes novidades parecem menores neste momento. A série costuma acompanhar a geração mais recente dos jogos, e como ainda não houve o anúncio oficial da próxima geração, assunto que comentarei mais adiante, é pouco provável que tenhamos revelações significativas nesse sentido durante esta apresentação.

O foco nos jogos já anunciados

Agora entramos na parte em que as coisas realmente ficam interessantes: os jogos já anunciados. Atualmente temos três projetos em destaque: um recém-lançado, um prestes a chegar e outro confirmado para este ano, mas ainda sem data definida. Estou falando de Pokémon Legends: Z-A, Pokémon Pokopia e Pokémon Champions.

Começando por Pokémon Legends: Z-A, acredito fortemente que veremos algum conteúdo adicional sendo anunciado durante a apresentação. Minha aposta é em uma nova missão EX liberada após o evento.

Para quem acompanhou as informações mais recentes, sabemos que ainda existe pelo menos uma Megaevolução não revelada oficialmente. Sem entrar em spoilers, tudo indica que o Presents pode trazer um vislumbre dessa forma inédita, junto do anúncio da missão especial para obter a respectiva Mega Stone. Seria uma forma inteligente de manter o jogo relevante e engajar a comunidade logo após a transmissão.


Já Pokémon Pokopia será lançado apenas uma semana após o Pokémon Day. Por isso, é praticamente garantido que veremos algum destaque durante a apresentação.

Podemos esperar um novo trailer focado em gameplay, talvez detalhando alguma mecânica ainda pouco explorada, ou até mesmo um vídeo final de lançamento para impulsionar o hype. Dificilmente a The Pokémon Company deixaria um lançamento tão próximo passar sem um espaço dedicado no Presents.


Agora, o que talvez seja o projeto mais curioso: Pokémon Champions. Anunciado no Presents do ano passado, o jogo teve poucas novidades desde então. Sabemos que será lançado tanto para Nintendo Switch quanto para dispositivos mobile e que terá foco total no cenário competitivo.

Diferente dos títulos tradicionais da franquia, Champions não será uma jornada com história, mas sim uma experiência voltada para batalhas estratégicas, pensando tanto nos veteranos do competitivo quanto em novos jogadores interessados em entrar nesse universo. Inclusive, já foi confirmado que a final do Mundial será disputada nele. Por isso, é quase certo que teremos novidades mais concretas, quem sabe, até um shadow drop surpresa no próprio dia 27.

E aproveitando que falamos do cenário competitivo e do Campeonato Mundial de Pokémon, sabemos que este ano teremos, junto ao mundial, a Pokémon XP, que foi anunciada como uma experiência diferente para os fãs que estarão presentes no evento. Também não tivemos mais nenhum detalhe sobre ela até o momento. Talvez a Pokémon Presents seja o cenário ideal para trazer alguma novidade em relação a isso.

Clássicos no Switch: sonho ou realidade?

Já tivemos a confirmação de Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness chegando ao Nintendo Switch Online, no aplicativo de GameCube. Eles foram anunciados em abril do ano passado, junto das novidades do Switch 2, e até então não tivemos mais notícias sobre eles. Esse Pokémon Presents pode ser o momento em que eles serão lançados oficialmente.

Algo que já vem sendo teorizado há muito tempo pelos fãs é aquela coletânea dos sonhos, em que poderíamos ter os jogos clássicos de Game Boy no Nintendo Switch. O ideal seria que esses títulos chegassem ao Nintendo Switch Online, já que temos os aplicativos desses consoles disponíveis, que servem justamente para trazer jogos retrô de volta.

Porém, sabemos que a Game Freak não costuma perder a oportunidade de garantir um dinheiro extra. Particularmente, não acredito que eles colocariam esses jogos no Nintendo Switch Online. Caso essa coletânea realmente exista ou venha a existir em algum momento, imagino que os títulos sejam lançados separadamente, talvez de forma semelhante ao que aconteceu com o Virtual Console no 3DS. Vamos esperar para ver no Pokémon Day!

A décima geração: o grande momento do dia

A cereja do bolo da apresentação, como todos já devem imaginar, deve ser o anúncio dos jogos da décima geração de Pokémon! Quem acompanha a internet sabe que a Game Freak sofreu enormes vazamentos de dados, e entre essas informações havia vários detalhes relacionados à décima geração. Mas quero lembrá-los de que esses dados, apesar de terem vindo à tona recentemente, são de quatro anos atrás. Muita coisa pode ter mudado desde então, inclusive o nome dos jogos.

Ainda assim, não há dúvidas de que esse projeto tem potencial para ser um dos mais ambiciosos que a The Pokémon Company já fez. Acredito que o jogo será anunciado e que também tenha lançamento previsto para o final de 2026. Não creio que a Game Freak vá adiá-lo ou apenas anunciá-lo sem uma data definida. Como este é o ano de comemoração dos 30 anos de Pokémon, é necessário um grande lançamento para marcar a ocasião. Apesar de termos diversos produtos e projetos da franquia, os jogos principais sempre são os mais aguardados.

E você, treinador, está animado para o Pokémon Presents? Quais são as suas previsões? Deixe nos comentários!

Revisão: Cristiane Amarante 

Siga o Blast nas Redes Sociais
Renzo Raizer
Um entusiasta do universo Nintendo, com especial interesse pelas franquias Pokémon, Mario e The Legend of Zelda. No Nintendo Blast, compartilha notícias, análises, opiniões e curiosidades com um olhar dedicado ao público nintendista, sempre buscando unir informação e paixão pelo mundo dos games.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).