De acordo com a prévia no site oficial, os jogadores poderão criar movesets personalizados e configurá-los de forma prédefinida, ao contrário do que temos hoje. Como assim?
Todos os Pokémon possuem duas habilidades básicas para o início do jogo. Alguns Pokémon recebem as primeiras grandes habilidades no Lv.4, exemplo: assim que Pikachu atinge o Lv.4, pode trocar sua habilidade básica Thunder Shock por Electro Ball ou Thunder.
Porém, no meio do confronto, por conta da pressão de aplicar o nocaute ou garantir um Pokémon selvagem, os treinadores, por vezes, acabam selecionado um movimento que não é o melhor para aquela partida, ou ainda, que não estão acostumados a jogar. Como não é possível redefinir os movimentos, a técnica selecionada de forma equivocada permanecerá até o final da batalha.
A partir do dia 27 de fevereiro (Pokémon Day) as coisas mudam de figura: em vez de selecionar durante a partida, as técnicas poderão ser configuradas de antemão no menu de preparação, e dependendo da composição adversária, teremos possibilidade de selecionar a combinação que melhor se encaixa contra os adversários.
Essa mudança terá impacto direto, inclusive, na seleção de itens que o Pokémon escolhe para a partida, uma vez que certas combinações favorecem um caminho de itens diferentes, de modo que o monstrinho possa aproveitar melhor seu kit de habilidades.
Fonte: Pokémon Comunity



