A História dos Vídeo Games

A História dos Vídeo Games #13: a Atari tenta recuperar seu prestígio com o Atari 7800 (1986)

(por Jones Oliveira em 22/08/2010, via Nintendo Blast)

No nosso último encontro da coluna A História dos Vídeo Games nós vimos a ascensão da Nintendo, antiga empresa do ramo de entretenimento tradicional, à gigante do entretenimento eletrônico com o lançamento do seu primeiro console, o Nintendo Entertainment System. Com um bom console, a Nintendo não só conquistou os dois maiores mercados da indústria, como também foi responsável por os reerguerem. O sucesso evidente começou a incomodar gigantes adormecidos, notodamente a Atari, e a despertar a o interesse de gigantes dos arcades, como a Sega.

Estamos novamente no ano de 1983. No Japão, a Nintendo finalmente lança o seu primeiro console – o Family Computer. Em pouco mais de 1 ano, a japonesa já tinha planos de aportar em terras ocidentais. A Atari, que havia recebido a indencente proposta de vender o Family Computer da Nintendo nos Estados Unidos, tivera o seu orgulho ferido. A empresa que outrora fora conhecida pelo famosíssimo Atari 2600, agora estava sendo assediada por uma japonesa que desejava entrar no mercado americano. A onça havia sido catucada com vara curta.

atari_7800Ciente do fracasso do Atari 5200 e igualmente preocupada com a entrada da Nintendo no mercado norte-americano, a Atari começava a se desesperar. Com o intuito de recuperar o prestígio que outrora tivera, a empresa logo realizou uma pesquisa com os usuários do 5200 a fim de sondar o que eles esperavam de um console de vídeo games – vários reclamaram do controle do 5200 - que vivia dando problema –, outros da necessidade de comprar um periférico para jogar os clássicos do 2600, e tantos outros da falta de bons jogos que reproduzissem a qualidade apresentada nos arcades.

atari-7800Com os dados em mãos, a Atari tratou de trabalhar rapidamente em seu novo console, o Atari 7800. Em pouco mais de um ano do lançamento do Famicom no Japão, a Atari tinha sua nova arma anunciada em 21 de maio de 1984. Com mais memória, processador e placa de vídeo superiores a qualquer console lançado até então, o Atari 7800 prometia ser um poderoso arcade instalado na sala de estar de cada família. Seu chip gráfico, o MARIA, seguia exatamente os mesmos padrões dos chips utilizados nos arcades. Capaz de exibir mais de 100 objetos simultâneos na tela, o console deixaria qualquer outro no chinelo fácil fácil. O estardalhaço foi grande, muitos ficaram excitados com a ideia e tantos outros acreditaram que aquele sim seria o retorno da gigante ao lugar do qual nunca deveria ter saído. Tudo corria bem, até que…

s_TrackAndField_9À época do anúncio público do 7800, a Atari pertencia à Warner Communications, a qual possuia um plano ambicioso de lançamento do console até junho daquele ano. O motivo: a Atari era uma das patrocinadoras dos Jogos Olímpicos de Los Angeles e possuia mais de 13 títulos prontos para o novo console, sendo um deles o famoso Track and Field. Lançar o console e o jogo em tempos tão convenientes parecia a ideia perfeita. Contudo, a incerteza da indústria de vídeo games naquela época fez a Atari passar por uma forte turbulência que custou sua venda à Jack Tramiel, fundador da Commodore, afastado da companhia desde janeiro de 1984.

jack_tramielTramiel, que buscava deslanchar um computador 16-bit no mercado, não concordava com alguns acordos feitos pela Warner e tampouco achava que havia mercado para o 7800. Resultado: o console ficou encostado inderteminadamente. Enquanto Tramiel preocupava-se em bolar o seu fantástico computador 16-bit, a Nintendo chegou aos Estados Unidos, dominou o mercado e fez muito dinheiro. Quando a empolgação da apresentação pública de 1984 havia sido esquecida por completo, Tramiel trouxe à tona o já falecido antes do nascimento Atari 7800. Uma pena.

Mesmo com o forte apelo de sua marca, com a retrocompatibilidade com os jogos do 2600 sem necessidade de periféricos, 100% de compatibilidade com os periféricos lançados desde o 2600 e o apelo de vários títulos clássicos (tudo o que os consumidores apontaram querer na pesquisa), o 7800 foi  um fracasso. Devido aos contratos estabelecidos pela Nintendo, que impediam as softhouses que o assinavam desenvolver para outras plataformas, o 7800 teve sérias dificuldades para lançar novos títulos, que só apareciam de 3 em 3 meses. A eterna fissura de Tramel por computadores também prejudicou o “salvador da pátria” da Atari de deslanchar – com o lançamento do Atari XE, um computador voltado principalmente para jogos, a Atari passou a dedicar seus esforços a ele, lançando jogos e acessórios, que deveriam ser lançados para os dois, exclusivamente para o XE.

xegamesystemO resultado, mais evidente do que qualquer coisa, foi que o Atari 7800, mais uma vez, foi deixado para trás. O que deveria ser a reascensão da ex-gigante Atari ao seu trono, na realidade se tornou em um fiasco tão ruim quanto o do 5600. Decretada a sua morte, o 7800 foi enterrado em 1988, apenas dois anos após o seu lançamento. Mesmo as boas conversões dos arcades – aclamadas até hoje pelos fãs do console – não foram suficiente ao novo paradigma criativo nipônico que agora inundava toda a indústria. Dali para frente não mais se ouviria falar de Pole Position, Asteroids ou jogos do tipo, mas sim de Mario, Zelda e Castlevania.

asteroidschopliftercommandoDonkeyKongJoustKaratekaMarioBrosMsPacManPolePosition_2Xevious

O Atari 7800 foi a última grande tentativa de uma norte-americana de reaver espaço no mercado de consoles. As promessas foram boas e entusiasmaram muitos que ainda acreditavam no retorno da Atari, mas a fissura de Jack Tramel, que nunca teve uma veia para os vídeo games, por computadores, acabaram por dizimar o console que, vergonhosamente, não chegou nem às sombras de alcançar o primeiro lugar, tampouco o segundo. Pois é, nem em segundo lugar o 7800 chegou. Esse foi ocupado por, quem diria, mais uma japonesa, que, assim como a Nintendo, se arriscava pela primeira vez no mercado de consoles domésticos. Mas isso é história para o nosso próximo encontro. Até lá!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ótima matéria! Aliás, quis dizer ótima coluna! Gosto muito da forma que você escreve, principalmente com esse "quê" mais técnico, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Opa, obrigado pelo elogio Filipe! Participações como a sua e a do Suicune, que sempre está presente, nos dá vontade de escrever sempre. Muito obrigado =)

    ResponderExcluir
  3. kra imagina se a atari realmente tivesse conseguido fazer mais sucesso q a nintendo... o mundo ia ser outro HSUHSAUHSUHAUSHA otimo post kra!!

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns pelo artigo, Sérgio. Só uma correção: acho que houve um errinho de digitação no título do post: Atari 7600 em vez de 7800. Nada que tenha tirado o brilhantismo e utilidade das informações. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google