Blast from the Past

Blast from the Past: Super Game Boy (SNES)

O Super Game Boy é um cartucho adaptador para SNES que permite com que você jogue cartuchos de Game Boy (GB) e alguns de Game Boy Color (GBC... (por Felipe Antunes em 22/11/2010, via Nintendo Blast)

588731_40429_frontO Super Game Boy é um cartucho adaptador para SNES que permite com que você jogue cartuchos de Game Boy (GB) e alguns de Game Boy Color (GBC) diretamente no Super Nintendo em seu televisor. Os jogos do GB ganhavam cores e molduras em volta da tela do jogo. Poucos puderam conhecer essa maravilha. Eu tive um quando pequeno e valeu a pena!

O grande e poderoso cartucho

675px-Super-gameboy-player
O cartucho é assim como este ao lado. Lançado em 1994, com o dobro do tamanho de um cartucho normal, pois apresenta esta entrada no topo para os cartuchos de Game Boy (GB) e Game Boy Color (GBC) – porém, aqueles sem o logo “Only for Game Boy Color”.

Os jogos de preto e branco adquirem 12 cores que ainda podem ser editadas pelo jogador usando os paletas pré-definidas do Super Game Boy.
1111533461-00Os jogos não pegam a tela toda da televisão. Eles ficam no centro da tela rodeado com uma moldura (de até 64 cores) que lembra o formato de um Game Boy. Porém as molduras podem ser modificadas ou você pode criar suas próprias com o uso do mouse para Snes. E ainda, alguns jogos ganhavam sua própria moldura e cores, como Donkey Kong Land 2, onde as cores lembram muito a versão de Donkey Kong Country 2 de GBA e SNES acompanhado dessa borda com bananas.




SuperGameBoyMenu

Além das bordas e das cores, alguns jogos como Land, Kirby's Dream Land 2 e Toy Story ganhavam uma melhora no som ao serem jogados no Super Game Boy. E jogos como Wario Blast e Killer Instinct ganhavam a opção de dois jogadores, aproveitando os dois controles do Snes (já que o modo mult-link não funciona no Super Game Boy).

Uma curiosidade é que esse cartucho possui o hardware idêntico ao do Game Boy. Dentro do cartucho encontra-se um processador separado (para os jogos de GB) e o Snes  fornece os meios de entrada do usuário (controles, mouse) e saída dos elementos gráficos na tela com as cores e sons adicionais. O jogos ainda são rodados com uma velocidade de 2,4% mais rápido que no próprio Game Boy.

Super Game Boy 2


imagesEm 1998, a Nintnedo lançou o Super Game Boy 2, porém apenas no Japão. Dentre as novidades nesta nova versão estão a inclusão do modo multi-link para dois jogadores (uma saída para concetar com um outro Game Boy ou Game Boy Color), um LED verde (indicando se o cartucho e o GB estão linkados), um LED vermelho (indicando a energia ao ligar o Snes) e 8 novas bordas para enfeitar seus jogos na tela da televisão, mas com as mesmas paletas da versão original.

Porém o Super Game Boy 2 apresentava uma grande falha. Alguns jogos com bordas próprias não conseguiam exibi-la. E continuava incapaz de reproduzir jogos exclusivos do Game Boy Color.




SuperGameBoy2Menu

Periféricos


No Japão, a Hori lançou um controle especial para o Super Game Boy. Além dos 4 botões do GB (A, B, Star e Select), também tinham mais 4 botões específicos para o Super Game Boy que permitiam ao jogador silenciar o som, aumentar ou diminuir a velocidade do jogo, mudar as cores e modificar as bordas.




sgbcommanderboxmanualver2

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. anunciem o novo dragon ball kai pra ds
    http://gbatemp.net/t265753-dragonball-kai-ultimate-butouden-ds-announced?&st=0

    ResponderExcluir
  2. Energia do que ele mostrava (os LEDs vermelho e verde)?

    ResponderExcluir
  3. Luigi_H:
    Eu ja tive um \o/

    ResponderExcluir
  4. O LED vermelho indica que o Snes está ligado e o LED verde indica que o cartucho do Super Game Boy está concetado ao cabo link de outro GB ou GBC. Já acrescentei, obrigado!

    ResponderExcluir
  5. A ideia parecia legal, mas eu prefiro jogar no portátil mesmo. Quando você coloca jogo de Game Boy nasquelas Tvs de 15 polegadas fica bem nitído os quadriculados dos jogos de game Boy.

    ResponderExcluir
  6. Tem um "filho" do super game boy pra game cube. Não é um cd, mas sim tipo uma plataforma que você encaixava o gc. Não sei muito sobre porque só vi em propagandas da NW =/

    ResponderExcluir
  7. eu comprei o meu esse ano no e-bay e funcionou perfeitamente pro poquemon gold xP

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google