Blast from the Past

Blast from the Past: Super Game Boy (SNES)

em 22/11/2010

O Super Game Boy é um cartucho adaptador para SNES que permite com que você jogue cartuchos de Game Boy (GB) e alguns de Game Boy Color (GBC... (por Felipe Antunes em 22/11/2010, via Nintendo Blast)

588731_40429_frontO Super Game Boy é um cartucho adaptador para SNES que permite com que você jogue cartuchos de Game Boy (GB) e alguns de Game Boy Color (GBC) diretamente no Super Nintendo em seu televisor. Os jogos do GB ganhavam cores e molduras em volta da tela do jogo. Poucos puderam conhecer essa maravilha. Eu tive um quando pequeno e valeu a pena!

O grande e poderoso cartucho

675px-Super-gameboy-player
O cartucho é assim como este ao lado. Lançado em 1994, com o dobro do tamanho de um cartucho normal, pois apresenta esta entrada no topo para os cartuchos de Game Boy (GB) e Game Boy Color (GBC) – porém, aqueles sem o logo “Only for Game Boy Color”.

Os jogos de preto e branco adquirem 12 cores que ainda podem ser editadas pelo jogador usando os paletas pré-definidas do Super Game Boy.
1111533461-00Os jogos não pegam a tela toda da televisão. Eles ficam no centro da tela rodeado com uma moldura (de até 64 cores) que lembra o formato de um Game Boy. Porém as molduras podem ser modificadas ou você pode criar suas próprias com o uso do mouse para Snes. E ainda, alguns jogos ganhavam sua própria moldura e cores, como Donkey Kong Land 2, onde as cores lembram muito a versão de Donkey Kong Country 2 de GBA e SNES acompanhado dessa borda com bananas.




SuperGameBoyMenu

Além das bordas e das cores, alguns jogos como Land, Kirby's Dream Land 2 e Toy Story ganhavam uma melhora no som ao serem jogados no Super Game Boy. E jogos como Wario Blast e Killer Instinct ganhavam a opção de dois jogadores, aproveitando os dois controles do Snes (já que o modo mult-link não funciona no Super Game Boy).

Uma curiosidade é que esse cartucho possui o hardware idêntico ao do Game Boy. Dentro do cartucho encontra-se um processador separado (para os jogos de GB) e o Snes  fornece os meios de entrada do usuário (controles, mouse) e saída dos elementos gráficos na tela com as cores e sons adicionais. O jogos ainda são rodados com uma velocidade de 2,4% mais rápido que no próprio Game Boy.

Super Game Boy 2


imagesEm 1998, a Nintnedo lançou o Super Game Boy 2, porém apenas no Japão. Dentre as novidades nesta nova versão estão a inclusão do modo multi-link para dois jogadores (uma saída para concetar com um outro Game Boy ou Game Boy Color), um LED verde (indicando se o cartucho e o GB estão linkados), um LED vermelho (indicando a energia ao ligar o Snes) e 8 novas bordas para enfeitar seus jogos na tela da televisão, mas com as mesmas paletas da versão original.

Porém o Super Game Boy 2 apresentava uma grande falha. Alguns jogos com bordas próprias não conseguiam exibi-la. E continuava incapaz de reproduzir jogos exclusivos do Game Boy Color.




SuperGameBoy2Menu

Periféricos


No Japão, a Hori lançou um controle especial para o Super Game Boy. Além dos 4 botões do GB (A, B, Star e Select), também tinham mais 4 botões específicos para o Super Game Boy que permitiam ao jogador silenciar o som, aumentar ou diminuir a velocidade do jogo, mudar as cores e modificar as bordas.




sgbcommanderboxmanualver2

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.