Pokémon Blast

Pokémon Blast: Que tipo de Pokémon é você?

“Agora eu quero conhecer que pokémon que é você… Seus segredos desvendar…” Meu amigo leitor, que tipo de pokémon é você? Bem, essa não é ex... (por Unknown em 15/06/2011, via Nintendo Blast)

pokemonblast_logo_thumb[1]“Agora eu quero conhecer que pokémon que é você… Seus segredos desvendar…” Meu amigo leitor, que tipo de pokémon é você? Bem, essa não é exatamente a pergunta, mas não poderia perder o trocadilho. Que tipo de treinador é você? Gosta de compertir em ligas? Participar de Contests? Completar a Pokédex? Desbravar um novo mundo de aventuras onde o perigo é bem maior?

Cada jogo tem o seu foco e é classificado dentro de um gênero. Se você gosta de um torneio de luta/artes marciais, ou seja, que tenha porrada, é só escolher jogos como Mortal Kombat, Tekken, Street Fighter e etc…
RPG? Temos inúmeros títulos e Pokémon é um deles, entretanto, o jogo pode ser explorado de diferentes formas, mesmo que ele seja somente do gênero RPG.
Que tipo de treinador é você?Por qual motivo você joga Pokémon? Não vale dizer: “Porque é legal.” Qual o objetivo que você determina ao iniciar o jogo? Conheço pessoas que jogam desde as primeiras versões e por terem um carinho pela série, continuam jogando até hoje, mas grande parte delas só finaliza e pronto. No máximo joga algumas vezes com um amigo, mas não passa disso. Outros já estendem um pouco mais a jogatina e buscam completar a Pokédex, ou todos os “prêmios” que podem ser conseguidos em batalhas do modo história.
Cada pessoa tem um jeito próprio de se divertir com os monstrinhos, e isso é um dos fatores que torna Pokémon um jogo de sucesso, mas já repararam que muitas pessoas acabam gastando centenas, às vezes milhares de horas com Pokémon?

Certa vez durante uma entrevista, Junichi Masuda, Diretor de alguns jogos da franquia e figura de grande importância no mundo Pokémon, foi questionado sobre como era trabalhar em um jogo de criança tão popular como Pokémon e a resposta foi:
Junichi Masuda

“Primeiramente, nós não criamos Pokémon para crianças. Criamos jogos de Pokémon para todo mundo. Todo mundo pode jogar Pokémon, então nós tentamos deixar o jogo bem acessível...No final, até crianças podem jogar Pokémon.” 

Pode ser repetitivo, mas ele deixou bem claro que Pokémon é para qualquer tipo de público.

Fazendo uma ótima comparação (Junichi Masuda, já falei que sou seu fã?), Pokémon seria como uma ponte. Uma ponte é algo bem simples na teoria, pois é um objeto que conecta dois ou mais locais, entretanto, possui inúmeros detalhes para garantir que a travessia seja segura, tornando-se então algo complexo.
Masuda realmente gosta de pontes...
Pokémon consegue separar o lado “casual” do “hardcore” com uma maestria impressionante.  Qualquer pessoa consegue ganhar da Elite dos Quatro e do Campeão no jogo, mas nem todo mundo se sai bem ao enfrentar um oponente online. Isso não ocorre só pelo fato da pessoa saber mais sobre os tipos de pokémon que você, ou por ter monstrinhos em um level maior, mas sim por ela conhecer mais estratégias. Como assim? Se você acha pokémon interessante, gosta de jogos de estratégia, adora uma competição e nunca participou de um torneio, prepare-se para a encrenca, pois a Equipe Rocket está indo agora em sua casa para roubar todos os pokémon.

Estratégias pokémon são formadas por inúmeros fatores, dentre eles podemos destacar: Abilities, itens, tipos, golpes e treinamento de atributos.

O exemplo mais clássico para ilustrar este assunto é o Rattata level 1 que ganha de um pokémon no level 100. Sim, isso é possível, como vocês podem ver neste vídeo:
Essa cara de mal não é por acaso...
Equipe o seu ratinho com um item chamado Focus Sash, que possui o efeito de não deixar o seu pokémon ser nocauteado com apenas um golpe caso ele esteja com o HP completo, fazendo que ele fique com apenas 1 de HP. Rattata deve possuir dois golpes: Quick Attack (que possui prioridade +1 e atacará primeiro que golpes comuns,idependente da sua Speed) e Endeavor (iguala o HP do oponente ao seu) Dessa forma, é só seguir exatamente os mesmos passos do vídeo. Óbvio que existem formas de parar essa estratégia, mas se a pessoa é pega de surpresa ou não tiver nenhum pokémon no time que consiga quebrar o planejamento…bem, ela será derrotada por um Rattata level 1.

Essa é só mais uma das várias estratégias que existem em batalhas pokémon, não pensem que é fácil seguir uma jornada pokémon em campeonatos reais.

Nas próximas edições do Pokémon Blast iremos acompanhar passo a passo o árduo treinamento dos monstrinhos, dando início ao Café com o treinador, quadro que irá mostrar um pouco mais do lado “profissional” das batalhas pokémon em um descontraído papo com jogadores.


Na edição anterior…
O assunto da edição anterior rendeu vários comentários. vamos ver trechos de alguns deles:
“Por mim, que venham mais e mais…”  - Pedro Gabriel
“…eu acho que isso não é bem um OBSTÁCULO quando se tem interesse em conhecer..se vc gosta realmente de Pokémon... #QuePokémonQueÉvc?” – Gotik
“Eu acho que a nintendo já está se preocupando com isso. Pois pra quem já jogou a versão Black/White completa, vai ver que eles nem dão tanta ênfase em capturar TODOS os pokémons, e mais sim os da região de Unova…” – Ewerton
“...vc nunca vai saber de tds os pokemons, e isso eh quase uma diversao aprender sempre sobre novos pokemons com amigos e etc...o grande problema eh por tds os pokemons num jogo soh…” – queen_obscene

Aparentemente os leitores do Nintendo Blast estão prontos para mais 649 novos Pokémon!


Qual a sua opinião sobre o assunto dessa edição? Você é um jogador “casual” ou “hardcore” de pokémon? Tem vontade de ingressar em uma nova jornada com novas emoções, ou acha que ainda temos que pegar para ser dos mestres o melhor? Comente e mostre que tipo de treinador pokémon é você!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nossa esse trechinho da musica me lembra velhos tempos..ainda guardo meu cd oficial de Pokémon!..me deu vontade de ouvir agora...rs.
    Bom, mas eu sou do tipo que gosta de seguir uma jornada "saboreando" cada caminho, cada item encontrado, treinando intensamente aqueles pokémons mais queridos..aproveitando tudo que o "treinamento" possa me oferecer..isso é o que mais me diverte..aproveitar o jogo. ^^ Sou casual, então..=P

    ResponderExcluir
  2. Até as versões Gold/Silver eu era um jogador hardcore. Tinha todos os pokémon e ainda transferia via transfer pak para o meu Nintendo 64 (bons tempos). Depois de me desatualizar totalmente sobre as versões posteriores, meio que me deu saudade e decidi voltar. Pokémon mudou tanto e está tão complexo que tenho que reaprender tudo de novo. Devido ao grau de dificuldade e aos vários tipos de treinamento possíveis, pokémon deixa de ser tão infantil.
    Agora, pretendo voltar a ser hardcore (terei trabalho pra enfrentar os atuais, mas conseguirei XD)

    ResponderExcluir
  3. Óia o Rattata rapah! LOL
    Estratégia é tudo.
    Se Pokémon fosse um poquinho menos infantilizado e a nintendo menos conservacionista, esses bichinhos dominariam o mundo por completo.

    ResponderExcluir
  4. Sou um tipo de treinador parecido com o que o @Gotik e @Hareon falou.
    Sou um treinador que adora uma nova jornada pokemon, gosto de capturar todos os Pokémon que vejo pela frente, e eu gosto de Pokemon por ser um jogo estratégico em que você tem que pensar em uma estrategia para destruir o oponente. Só que eu estou meio desatualizado da geração do DS (não tenho DS :( ) e das habilidades dos Pokémon, preciso estudar mais sobre habilidades, itens, pokémons, mas quando eu ganhar o meu 3DS pretendo pelo menos consegui o Pokémon White para eu poder ser um grande treinador Pokémon.

    ResponderExcluir
  5. Eu jogava pokemon desde a epoca que era''febre'',porem de ums meses pra cá parei de jogar,mas essa materia me fez sentir saudades,principalmente da minha versão favorita a pokemon ruby
    sinto falta daquele cartuchinho de GBA

    ResponderExcluir
  6. @Douglas Fernandes, você quis dizer conservadora? #SeuBurro

    ResponderExcluir
  7. olha eu ali*-* fiquei emocionada*-*

    ResponderExcluir
  8. Acredito eu que sou mais o tipo casual. Pois já tentei treinar meus pokémon para batalhas online, e não consigo ganhar de forma alguma! As estratégias que eles usam chegam a parecer game shark. Pokémons dragão que sobrevivem a blizzards e etc é o que mais aparece por lá. E quando o treinador é japonês, vish... desligo o DS, acho que eles nem dormem jogando, e deve ser lei no japão cada um ter um Ds com um jogo do pokémon.
    Por isso prefiro ficar bonitinho só jogando com amigos ao vivo mesmo rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Sempre gostei de pokémon e sempre vou gostar, por mais que as pessoas digam que é infantil. E que o número de pokémons aumente ainda mais! Eu ainda não vi o meu sonhado pokemon canguru tipo lutador/terra.
    Essa do Ratata eu vi há um tempo atrás na NintendoWorld, mto troll.

    ResponderExcluir
  10. ter um portátil da nintendo sem ter jogo do pokémon é meio sem lógica pra mim

    ResponderExcluir
  11. Eu jogo para conseguir completar a pokedex, só que na White vi que vou ter um grande trabalho pela frente.
    Comprei um DS (hoje está morto :( ) e recentemente um 3DS para jogar Pokémon. No entanto, passei muitos anos sem jogar pokémon. Tive um GBA, mas como não trabalhava e meus pais odiavam (e odeiam) jogos eletrônicos não pude ter Ruby/Sapphire/FireRed/LeafGreen por meios de pedir de aniversário/natal/padrinhos/tios/avôs, então, só consegui jogar até a versão Silver, que obtive no tempo que tinha meu GBC. Joguei por dezenas de horas e tentei completar a pokedex como pude, se não me engano, quando parei de jogar estava quase completando a pokedex (claro, não tinha como completar, já que há pokemons que só se é possivel obter em eventos). Nunca fui bom de batalhas, já batalhei muitas vezes com o pessoal daqui da cidade quando um grupo nosso todos tinham pokémon, do blue até a silver (um até conseguiu a Crystal, a versão que nunca joguei de verdade) e algumas partidas ganhava, outras perdia. Mas o que era bom é que todos se ajudavam para cada um obter o pokémon que desejava, meio que nisso já sabíamos um pouco da estratégia do futuro oponente de batalhas e isso dava altas doses de gargalhadas.

    ResponderExcluir
  12. A uns dois anos eu estava em duvidas se comprava um ds ou psp, mas comprei um DSi, o q me fez querer foi a serie pokemon, fazia muito tempo que eu não jogava, quase não joguei a versão ruby/safira/esmeralda, fui voltar quando no final da platinum, amei minha escolha, continuo como casual por enquanto, pegando todos os pokemons q aparece na minha frente, e assisto muito o anime, mas estou louco para virar hardcore, acho muito massa estes campeonatos, sou doido para participar, estou muito animado para por as mãos na black, pois logo não vai ter mais espaço para soul silver (minha versão original), estou gostando desta coluna, e vou participar o maximo possivel, vlw

    ResponderExcluir
  13. Com certeza eu jogo a mesma versão duas vezes. Uma totalmente voltada pro "modo história" e outra competitivamente. A melhor parte é descobrir que competitivamente, é bem mais demorado/empolgante de jogar.

    ResponderExcluir
  14. "Nossa esse trechinho da musica me lembra velhos tempos..ainda guardo meu cd oficial de Pokémon!..me deu vontade de ouvir agora...rs.
    Bom, mas eu sou do tipo que gosta de seguir uma jornada "saboreando" cada caminho, cada item encontrado, treinando intensamente aqueles pokémons mais queridos..aproveitando tudo que o "treinamento" possa me oferecer..isso é o que mais me diverte..aproveitar o jogo. ^^ Sou casual, então..=P"

    Sou igualzinho principalmente com meu Empoleon ele agora que chegou no nível 90 =D.

    ResponderExcluir
  15. Sou meio hardcore.
    Meu desejo: que em uma versão futura exista uma espécie de Battle Tower com poketrainers com inteligencia artificial perfeita, que troquem os pokes na hora certa, já sabendo o golpe que você vai usar, e que sempre façam o melhor movimento possível (se em simuladores de xadrez você consegue jogar com a máquina nesses padrões, porque não em Pokémon?).

    Mas ao mesmo tempo, também tenho o lado casual. Sempre que é lançada uma versão nova, gosto de explorar cada canto do jogo, mesmo partes do jogo que não tem ligação com a área competitiva do game.

    ResponderExcluir
  16. Uma pena que o Rattata F.E.A.R. só funcione uma vez, enquanto que o Aron pode destruir um time inteiro.

    Gosto de degustar o jogo inteiro. Nunca completei uma PokéDex, nem nunca ganhei algum campeonato. Gosto apenas de jogar, trocar e ajudar os outros mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Existem realmente vários tipos de treinadores, eu por exemplo sou o tipo que é pessimo nas batalhas e não tenho intenção de batalhar em torneios e nem nada do tipo porém a 13 anos acompanho a série e os games e minha intenção maior é conhece-los mais e mais, fraquezas, niveis que aprendem os golpes, todos os modos de evolução e virar um enciclopédia... Por muitos anos eu fiquei parado no Pokémon só com o básico de cada game que ia lançando e as especies novas que iriam aparecendo porem depois que a Lop me seguiu no twitter pude ver que Pokémon tem muito mais alem do que eu imaginava. Hoje to aprendendo mais ainda e vi que tenho muito a aprender.

    Meu sonho hoje, é um dia fazer parte na Lop na organização e trabalhar ao lado de meus maiores idolos (eles sabem quem são)e ajudar no que for, mas como eu disse... Tenho muito que aprender ainda pra isso. :D

    ResponderExcluir
  18. Eu também não sou hardcore, gosto mais de me divertir com o jogo.
    Zero ele, derroto a Elite 4 e depois vou pegando os pokémons que gosto e treino eles até o 100, pra depois ficar me divertindo no jogo. Só consegui completar a pokédex uma vez, e foi na LeafGreen.

    ResponderExcluir
  19. Hardcore pra mim é completar o jogo inteiro, de ponta a ponta, ou seja, ter TODOS os pokémons na Pokédex, TODOS os pokémons level 100, TODOS com as melhores TM's ou HM's, ter TODOS os items em sua mochila, batalhar com TODOS os treinadores e por aí vai. Acho que ninguém conseguiu fazer isto, mais o sonho fica aqui, na minha cabeça e no coração.

    ResponderExcluir
  20. eu so do tipo que adora batalhas online.nunca perdi nenhuma e só usando o meu spiritomb premiado que veio com wonder guard uma abilidade que permite que seu pokemon só seja atacado por golpes superefetivos e como o spiritomb é do tipo ghost/dark.nenhum ataque acerta ele

    ResponderExcluir
  21. Sou um tipo de treinador que adora seguir a Jornada enfrentando todos no jogo, não faz muito tempo que iniciei a minha jornada mas já tenho as 8 Insígnias.

    Minha Equipe:
    Typhlosion - Brave
    Poliwrath - Serious
    Venusaur - Hardy
    Pidgeot - Bold
    Electabuzz - Lonely
    Steelix - Adamant

    ResponderExcluir
  22. como raios vc conseguiu um spiritomb com wonder guard?

    ResponderExcluir
  23. Eu sou um jogador hardcore que não consegue jogar sem se importar com Nature, ability e coisas do tipo e com uma paixão monstruosa por Pokémon. Já passei por muitos torneios e atualmente estou desanimado para competir novamente, mas mesmo assim acho impossível deixar de jogar, acompanhar e gostar do jogo, principalmente quando ele te acompanhou por tantos anos...

    ResponderExcluir
  24. Até a versão crystal eu era um jogador hardcore. Tinha todos os pokémon e ainda transferia via transfer pak para o meu Nintendo 64 oque voltei a fazer meu mewtwo com 402 de sp.atk'-'!
    voltei faz poko tempo para o mundo pokemon mas so vou voltar de vez mesmo quando lançar um pokemon pro 3ds ai vo poder jogar td dia'-' por enquanto fiko a blue crystal e yellow! rsrs

    ResponderExcluir
  25. achava impossivel um Rattata de level 1 ganhar de um Mewtwo level 100

    ResponderExcluir
  26. E aew HolyPokemon, eu era desse quase desse jeito ou seja quase um Hardcore tinha o Diamond. Peguei todos os pokemons menos os de evento, tinha uns 40 pokemons no lvl 100 equipados com os melhores ataque pelaminha estratégia, tive todos os itens menos os de evento,batalhei com todos os treinadores (pelo menos eu acho ^^), tinha 7 pokemons shiny no lvl. 100 (um Linoone, um Raticate, um Raichu, um Sandslash, um Tentacruel, um Crobat e esse você não vai acreditar ninguém acreditava, eu tinha um Groudon shiny que capturei no Ruby.Confesso que tentei várias vezes tentar pegar o shiny dele e consegui na 17 tentativa) ,mas como to sem DS agora parei de jogar faz uns 2 anos, vou comprar um 3DS depois, para voltar a jogar. =)

    ResponderExcluir
  27. Mas aí eu vendi o cartucho e DS para um cara. Devia ter ficado com o cartucho,me arrependo amargamente de ter vendido a fita tbm T.T

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google