Dicas e Truques

Pokémon - O melhor time para Hoenn (Ruby, Sapphire e Emerald)

Aventure-se por Hoenn e suas novidades com a melhor equipe para essa região.


As versões Ruby, Sapphire e Emerald são a casa de muitas mudanças, sendo lançadas em 2002 para o Game Boy Advance, e até hoje carregam uma legião de adoradores por serem os primeiros a terem uma história elaborada em torno de um Pokémon lendário e estrela da capa, ficando popularmente conhecidos como “Pokémon Mascotes”. A primeira grande mudança foi uma reformulação no código do jogo, afetando os atributos base de cada Pokémon. A segunda mudança foi o surgimento das Natures, que são uma espécie de personalidade, refletindo diretamente no desempenho de cada um, pois muitas delas aumentam um determinado stat em 10%, porém reduzem outro stat no mesmo valor. Como se tudo isso já não interferisse no gameplay, a terceira grande mudança veio com a criação das “Abilities”, ou habilidades, funcionando como uma “passiva”, ou seja, são efeitos persistentes e que podem ser ativados de acordo com certas condições. Se tentarmos somar esses três fatores e ainda decidir quais são os melhores Pokémon para vencermos os desafios propostos pelo jogo, provavelmente ficaremos com dores de cabeça parecidas com as de um Psyduck. Por sorte, separamos para vocês aqueles Pokémon que mais se destacam na região de Hoenn e que poderão auxiliá-los contra os líderes de ginásio, equipes vilãs (sim, são duas se você estiver jogando a versão Emerald), rival e Elite Four. Como de costume, utilizaremos os Pokémon que podem ser encontrados nas três versões simultaneamente, a fim de que as equipes possam ser utilizadas independente da versão escolhida. Não estão inclusos neste guia: Pokémon lendários, Egg Moves e Move Tutors disponíveis após a Elite Four. Boa leitura a todos!

Inicial

Podemos dizer que o Swampert foi “abençoado” por Arceus. Quando o Mudkip evolui para Marshtomp, ele recebe o tipo , garantindo vantagem direta contra metade dos líderes de ginásio de Hoenn além de causar dano neutro em 70% da Elite Four. Com a combinação de tipos  e , somente o Grovyle do rival e a Cradily do Steven são consideradas grandes ameaças, que são facilmente remediadas com seus companheiros de equipe. Com ótimos stats ofensivos e defensivos, o Swampert ainda conta com um moveset “mixed”, ou misto, sendo capaz de aprender Surf através do HM.03 e Earthquake assim que atinge o Lv.52, poderoso golpe com STAB e que será frequentemente utilizado durante o desafio da Elite, poupando o TM.26 para outro membro do time.

Como opções de cobertura, temos Ice Beam e Brick Break, aumentando ainda mais sua amplitude de dano, especialmente contra o Team Magma, caso tenha optado por jogar a versão Ruby. O único ponto que deixa a desejar é sua baixa Speed, que do começo até o meio do jogo, por volta do quarto ou quinto ginásio, não é tãão relevante, porém, conforme a história progride, enfrentaremos adversários mais fortes, que possuem Pokémon mais rápidos, ou seja, pode ser que o Swampert nem sempre ataque primeiro do que seu oponente, embora tenha os stats defensivos necessários para absorver alguns golpes. Para remediar essa situação, ainda em Rustboro City, podemos equipar o item Quick Claw , fazendo com que o Swampert, às vezes, ataque primeiro.
Sugestão de Moveset para Swampert

Crobat

Finalmente poderemos encaixar o Crobat na equipe. Disparado o melhor custo benefício para Pokémon do tipo  em Hoenn, o Crobat é o terceiro Pokémon mais rápido (excluindo os lendários), perdendo apenas para Electrode, pois é o único Pokémon capaz de ultrapassá-lo e que pode ser encontrado nessas versões. Ofensivamente não é dos melhores pois o tipo  ainda não trazia tantos benefícios, porém, suas bases de Attack e Special Attack estão igualmente distribuídas, com 90 pontos de base cada. Após uma revisão em seu movepool, o Zubat agora pode aprender Wing Attack no Lv.21, um antes de evoluir para Golbat.

Além disso, o Golbat pode enfrentar o Grovyle do rival com certa facilidade, pois tem resistência contra Absorb e aplica dano dobrado com Wing Attack, pois esta é uma das batalhas mais difíceis do jogo.  Como o mecanismo que ativa a evolução para o Crobat é a Happiness, manter o Zubat vivo em todas as lutas, andar com ele pelo mapa e de vez em quando utilizar algumas vitaminas, como Carbos ou Protein, farão com que o Crobat esteja disponível por volta do quarto ginásio, pouco antes de termos acesso ao HM.02 - Fly, que será uma importante ferramenta para acesso às 15 cidades presentes no mapa, pois a região de Hoenn é muito grande e o jogo não é linear, ou seja, podemos visitar as cidades sem necessariamente “andar para frente” como foi na geração passada e constantemente, temos que revisitar algumas delas. Giga Drain é uma opção para recuperação de HP e também aplica um bom dano em Pokémon que possuem resistência aos tipos  e , como Graveler. Steel Wing fica como última opção para vencer os Pokémon do tipo  e ainda pode aumentar a Defense do Crobat.
Sugestão de Moveset para Crobat

Hariyama

Dentre os Pokémon do tipo  disponíveis em Hoenn, o Hariyama se destaca por ser simples e prático. Assim que chegamos em Dewford Town, temos acesso ao Makuhita, que inclusive é utilizado pelo líder local, Brawly, e quem não se lembra do Makuhita imortal após dois Bulk Up? Com altas bases de HP e Attack, o Hariyama funciona como um tanque ofensivo, passando por cima do Sidney e Glacia na Elite Four como se fosse brincadeira de criança.
Uma de suas habilidades, Thick Fat, reduz o dano recebido de golpes do tipo  e , tornando o Hariyama um excelente parceiro para Pokémon que são fracos para esses tipos. Como sua Speed não é das melhores, o golpe Vital Throw é uma das opções de golpe do tipo , pois se o Hariyama atacar após o seu adversário, este golpe terá 100% de chance de acerto e irá ignorar qualquer modificador que esteja afetando a precisão, seja através do golpe Double Team ou caso tenha recebido Smokescreen. Rock Tomb está no moveset por ser a única forma do Hariyama lidar com Pokémon do tipo , além de reduzir a Speed do oponente, podendo ajudar um companheiro de equipe que se beneficie desse debuf. Bulk Up e Dig são opções para situações em que o Hariyama não conseguirá lidar facilmente com os golpes citados anteriormente.
Sugestão de Moveset para Hariyama

Manectric

Hoenn é uma região tropical, contextualizando muito bem com o tema dos jogos da terceira geração, que é o avanço da terra firme (Team Magma) lutando contra o avanço dos oceanos e mares (Team Aqua), gerando assim diversas rotas marinhas e cheias de treinadores exibindo seus Pokémon do tipo , e nada melhor do que um Pokémon do tipo  para enfrentá-los. Nosso cachorro elétrico não só é capaz de literalmente dizimar esses treinadores como também é de grande ajuda contra os membros da Elite Four, pois seu tipo é muito forte contra a maioria deles, que quase não possuem resistências.

Infelizmente, nessa geração, o Manectric ainda não podia aprender Flamethrower e Overheat, tendo apenas Bite ou Quick Attack como opções realmente viáveis para causar dano nos adversários e sua habilidade principal, Lightining Rod, também não funciona como nos dias de hoje, por isso, escolhemos Static, que pode causar o efeito PARALYZE caso receba um ataque direto.  Se você optou por jogar a versão Sapphire, sua jornada será ainda mais fácil pois os membros do Team Aqua, além dos famosos Zubat, Golbat e Crobat, também possuem Carvanha e Sharpedo.
Sugestão de Moveset para Manectric

Slaking

Isso mesmo, o Slaking está no time, mesmo com Truant. Para quem não conhece essa habilidade, a quantidade de turnos que o Slaking ataca diretamente é limitada, ou seja, diferente dos outros Pokémon que podem atacar todos os turnos, a habilidade Truant faz com que o Slaking possa realizar apenas um ataque em dois turnos, o que a princípio não parece ser muito atrativo, pois o Slakoth, sua forma base, também possui essa habilidade, que atrasa seu treinamento. Mas, porém, todavia, contudo, seus stats são altíssimos a ponto dele ser comparado com Groudon, um dos Pokémon lendários da região de Hoenn e mascote da versão Ruby. É vocês não leram errado, ele é comparado com um Pokémon lendário, lembrem-se disso.

Se o Pokémon alvo do Slaking não tiver resistência ao tipo , certamente será nocauteado, pois o mesmo possui 160 de base de Attack. É muito alto, muito alto mesmo. Para amplificar ainda mais seu poder, assim que chegamos em Dewford Town (2º ginásio), na casa ao lado do Centro Pokémon, recebemos de presente o item Silk Scarf, que aumenta o poder de golpes do tipo  em 20%. A principal ferramenta de dano do Slaking será o golpe Hyper Beam, que possui 150 pontos de base, recebendo STAB, chegando a impressionante base de 225 pontos, sem contar o aumento gerado pelo item Silk Scarf, transformando o Slaking em um Pokémon BEM assustador.
Sugestão de Moveset para Slaking

Opcionais

Sharpedo: Rápido e com ótimos stats ofensivos, o Sharpedo pode ser utilizado como uma espécie de “glass cannon”, que é aquele Pokémon que pode derrubar muitos Pokémon adversários, porém, se isso não ocorrer, será facilmente derrotado por ter bases defensivas muito baixas, a ponto de um mero Quick Attack causar mais da metade da vida. Nessa geração, tanto o tipo  como o tipo  ainda fazem uso do Special Attack, que é o segundo maior stat do Sharpedo (base 95). Como opções de cobertura temos Ice Beam, Earthquake e Slash, aumentando ainda mais seu alcance de dano, especialmente contra os membros da Elite Four. Portanto, as opções de Nature são Lonely e Naughty caso queira um moveset mais voltado para os golpes Physical ou Rash e Mild para um moveset mais Special (recomendado);

Absol: Mesmo tendo um dos movepools mais vastos dos Pokémon criados na terceira geração, sendo capaz de aprender golpes como Thunderbolt, Flamethrower, Ice Beam e Psychic, o Absol sofre muito com sua base (modesta) de 75 pontos de Special Attack, não sendo tão forte como nas gerações seguintes, pois por ser um Pokémon do tipo  puro, seus golpes de STAB utilizarão o Special Attack ao invés do seu alto Attack (base 130). Sem contar que seu principal golpe STAB, Bite, tem meros 60 pontos de base e ainda se equiparmos Black Glasses para amplificar o dano, torna seu uso situacional ao invés de ser um membro de peso da equipe e rivaliza diretamente com o Sharpedo, por compartilharem o tipo . Entretanto, as bases ofensivas do Sharpedo são mais próximas, fazendo com que o mesmo seja melhor aproveitado. Como opções de Nature temos Mild ou Rash para aumentar seu Special Attack o máximo possível sem abrir mão dos golpes físicos, até porque, o Absol não tem as melhores bases de defesa e normalmente recebe muito dano, mesmo de golpes neutros;

Linoone: Pois é, quem diria que o Linoone seria uma opção para a equipe. Com o passar das gerações, a quantidade de HMs aumentou e agora temos 8 no total: Cut, Fly, Surf, Strength, Flash, Rock Smash (que na segunda geração era apenas TM), Dive (recém-criado e obrigatório para avançarmos) e Waterfall, sendo que destes, apenas Cut é opcional durante a campanha. Com isso, temos que diluir o uso dos outros 7 HMs entre os membros da equipe e é aí que o Linoone “brilha”. Capaz de aprender 6 dos 8 HMs, o Linoone servirá como um "HM Slave" ou em uma tradução literal "Escravo dos HMs", pois seus quatro golpes serão HMs que poderiam ser ensinados para os membros da equipe, porém, ao custo de um golpe importante;

Exploud: Opção de Pokémon do tipo  caso o Slaking não lhe agrade muito por conta do tempo que será gasto para treiná-lo. Por ter a mesma base de Attack e Special Attack, o Exploud pode utilizar um set “mixed”, assim como o Swampert, cobrindo eventuais necessidades da equipe, uma vez que seu movepool é composto por golpes como Fire Blast, Earthquake, Shadow Ball e Ice Beam. Seu ponto negativo é sua baixa Speed, pois para termos as índices de Attack e Special Attack equilibrados, temos Brave ou Quiet como opções de Nature, sem sacrificar as defesas e destacar um dos stats ofensivos, dependendo da necessidade do time.

Outros Iniciais

Dentre as possíveis escolhas para os Pokémon iniciais em Hoenn, o Torchic é sem sombra de dúvida a escolha mais popular entre os treinadores. Como primeiro representante da combinação /, o Blaziken é de longe o melhor Pokémon do tipo  em Hoenn, entretanto, é o tipo  que o diferencia dos demais, pois essa região não possui muitas formas de se lidar com esse tipo, sendo que três ginásios e um membro da Elite possuem desvantagem. Por conta disso, montamos um time que extrai o poder máximo do Blaziken, além de cobrir uma eventual necessidade. A equipe será composta por:

Blaziken: Blaze Kick, Sky Uppercut, Rock Tomb e Earthquake (Nature: Lonely);
Crobat: Sludge Bomb, Steel Wing, Fly e Giga Drain (Nature: Hasty);
Manectric: Thunderbolt, Bite, Flash e Thunder Wave (Nature: Modest);
Vileplume: Giga Drain, Acid, Petal Dance e Moonlight (Nature: Quiet);
Sharpedo: Surf, Crunch, Ice Beam e Slash (Nature: Rash);


Infelizmente, a Game Freak não deu ao Sceptile um segundo tipo assim como para os demais iniciais, e olha, não faltaram opções,  talvez? O Treecko, guardadas as devidas proporções, é muito parecido com a Chikorita, pois todos o adoram ou acham que é o que tem o melhor visual dentre os iniciais de Hoenn, mas não começam com ele. Por ser um Pokémon do tipo  puro, o Sceptile possui cinco fraquezas:  e  e ofensivamente deixa a desejar, mesmo tendo bons stats ofensivos e Speed acima da média. Durante a campanha, sua linha evolutiva sofre contra metade dos líderes de ginásio, sem contar o poderoso Combusken do rival. Seus companheiros não são as primeiras escolhas de muitos treinadores, porém, conseguem auxiliá-lo de forma decente. A equipe será composta por:

Sceptile: Leaf Blade, Dragon Claw, Earthquake e Aerial Ace (Nature: Hasty);
Crobat: Sludge Bomb, Steel Wing, Fly e Giga Drain (Nature: Hasty);
Torkoal: Flamethrower, Body Slam, Sunny Day e Overheat (Nature: Quiet);
Claydol: Dig, Psybeam, Light Screen e Ancient Power (Nature: Quiet);
Aggron: Metal Claw, Rock Tomb, Double-Edge e Brick Break (Nature: Brave);
Sharpedo: Surf, Crunch, Ice Beam e Slash (Nature: Rash);
E então pessoal, o que acharam desta equipe? O Slaking foi uma surpresa? Não começar com Blaziken foi “chocante” para vocês? Treinar 6 Pokémon em Hoenn é muito difícil? Deixamos escapar algum Pokémon? Postem a opinião de vocês nos comentários, sugerindo membros e/ou discordando de algum. Se vocês pensam que as mudanças implementadas nessas versões causaram um grande impacto, esperem até a próxima matéria para testemunharem que Hoenn foi só a ponta do Iceberg. Ficou curioso? Semana que vem a gente explica, com a melhor equipe para Sinnoh!

Revisão: João Paulo Benevides

Victor Hugo Carreta escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook