Blast from the Past

Blast from the Past: Super Mario Land 2: 6 Golden Coins (GB)

Após o grande sucesso de Super Mario Land para Game Boy, em 1992 é lançada a sequência deste grande jogo, Super Mario Land 2: 6 Golden Coi... (por Felipe Antunes em 19/10/2011, via Nintendo Blast)

Box do jogo Super Mario Land 2Após o grande sucesso de Super Mario Land para Game Boy, em 1992 é lançada a sequência deste grande jogo, Super Mario Land 2: 6 Golden Coins. Nesta aventura somos apresentados a um novo vilão, Wario. O jogo, assim como seu antecessor, que recebeu o prêmio Player's Choice e foi produzido por Gunpei Yokoi ao invés do criador da série Mario, Shigeru Miyamoto, que não esteve envolvido no desenvolvimento deste jogo. Com menos de 4 megabits, foi um dos maiores jogos do Game Boy no momento de seu lançamento, possuindo uma capacidade 8 vezes maior do que seu antecessor. Pronto para relembrar mais um clássico?

História de enlouquecer


MapaA tramas egue imediatamente após o primeiro jogo. Enquanto Mario estava ocupado em Sarasaland resgatando a Princesa Daisy, Wario roubou as 6 moedas de ouro do castelo de Mario e as espalhou por toda Mario Land. A nova missão de Mario é recuperar as 6 moedas, derrotar Wario e recuperar seu castelo. Claro que não será nada fácil e muitos velhos e novos inimigos virão para atrapalhar Mario em sua jornada.

O jogo começa com tutorial bem simples para ajudar na aprendizagem os controles do jogo. Depois, o jogador deve viajar através de sete zonas contendo uma série de níveis para recolher as moedas.

Zonas


    Radonkel
  • Zona Tree: Mario precisa escalar uma grande árvore, lutando contra insetos gigantes ao longo do caminho. O chefe desta zona é um pássaro gigante chamado Radonkel.

    Ricky
  • Zona Macro: Mario é encolhido e deve viajar através de uma casa gigante para derrotar o enorme rato Ricky.

    Sabasa
  • Zona Pumpkin: Dentro de uma abóbora gigante, Mario deve encarar cemitérios e casas mal-assombradas para derrotar a bruxa Sabasa.

  • Piggy1Piggy2Piggy3Zona Mario: Mario viaja através de uma versão gigante mecânica dele mesmo e enfrenta os três Pigheads no final.

    Octopus
  • Zona Turtle: Dentro de uma tartaruga gigante, Mario viverá aventuras em um ambiente aquático onde será engolido por uma baleia para combater Octopus.

    Hippo
  • Zona Hippo: não é bem uma zona, mas sim um nível que apresenta um hipopótamo que atira bolhas que Mario pode usar para voar. Esta zona é a única que não possui moeda de ouro, mas é necessária para chegar à Zona Space, que pode ser acessada usando uma bolha para flutuar até a saída superior deste nível.

    Tatanga
  • Zona Space: Mario veste um traje espacial para explorar a Lua e as estrelas. O chefe desta zona é Tatanga, o mesmo chefe final de Super Mario Land (GB), indicando que Wario pode realmente ser o responsável pelo sequestro de Daisy no game anterior.

Jogabilidade


A jogabilidade lembra muito uma mistura de Super Mario Land com Super Mario World. Mario pode saltar, andar para esquerda e direita e deve pular na cabeça de seus inimigos para derrotá-los. Espalhados pelos níveis temos moedas e blocos que podem conter moedas ou porwer-ups. Estes serão apresentados mais adiante.

Jogabilidade

Assim como Super Mario World, Super Mario Land 2 possui um mapa principal onde as zonas e os níveis podem ser acessados.

Mapa Principal


Power Ups
E também estão presentes os power ups. O primeiro que nos deparamos é o Super Mushroom que, assim como em todos os jogos da série, transforma small Mario em super Mario. Caso você seja atacado por algum inimigo retorna a forma de small Mario podendo perder uma vida se for surpreendido nesta forma. A seguir temos a Fire Flower, que possibilita Mario soltar bolas de fogo. Como no Game Boy não tem cores, em Super MarioMario Land 2, ao pegar uma Fire Flower, Mario fica com uma pena no topo da aba de seu chapéu informando que ele está com o poder. Novamente, caso seja atacado por algum inimigo, Mario perde este poder. Por fim a Super Carrot. Sim, uma cenoura que fornece a Mario o poder de voar. Com ela, Mario ganha orelhas de coelho e pode planar enquanto estiver no ar. E ainda temos a Starman que deixa Mario invencível por um curto espaço de tempo.

HeartO jogo não apresenta cogumelos de vida. No lugar temos a 1-Up Heart, um coração que dará a Mario uma vida. Devido a falta de cores no game que iria impossibilitar diferenciar o cogumelo vermelho do cogumelo verde - como estamos acostumados nos demais jogos da série Mario - também há o 3-Up Heart, um coração com o número 3 indicado que dá a Mario 3 vidas.

BellCada nível também apresenta um checkpoint, um sino, que quando pego por Mario pode ser usado para retornar àquele ponto caso perca uma vida no nível. No fim de cada nível também temos outro sino que, caso pego, levará Mario para um nível bônus, caso contrário, apenas passará de nível, usando a saída inferior do final da fase.

Bônus

Neste jogo Mario também pode carregar mais que 100 moedas, porém não ganhará vida extra ao pegá-las. Mario pode carregar até 999 moedas que podem ser usadas numa caverna localizada perto do nível inicial do jogo. Neste local você poderá acessar canos que te levarão para níveis bônus, em que poderá ganhar power-ups e vidas.

Caverna Bônus

6 Golden Coins


Após tudo apresentado faltam as 6 moedas douradas. Você deve recuperar cada uma delas para poder acessar o castelo de Wario onde ele estará a sua espera. Aqui estão elas:

MacroMarioPumpkinSpaceTreeTurtle

Caso você ganhe um Game Over, os guardas de Wario roubarão as moedas novamente e você terá que recuperá-las novamente. Lembrando que em Super Mario Land 2 o jogo é salvo a cada nível superado.

Wario


Fire WarioCuidado com spoilers por aqui! Wario é o vilão do game e estará em seu castelo para lutar contra você no final. Wario tentará atacar com lâmpadas que caem do teto, mas basta você que esquivar e acertar a sua cabeça com um salto. Depois de derrotado, Wario foge para outra sala onde usa uma Carrot para adquirir o poder de planar, deixando as coisas mais difíceis para Mario. Novamente ele derruba lâmpadas e você, mas basta acertá-lo algumas vezes na cabeça para ele fugir mais uma vez para a sala final. Nesta sala Wario usa o poder da Fire Flower para atacar bolas de fogo em você, mas Mario deve apenas seguir com o plano e pular em sua cabeça. Por fim, Wario perde seus poderes e se transforma em small Wario, pequeno e indefeso. Wario foge e tudo volta ao normal em Mario Land!






Revisão: Jaime Ninice

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Galera, dêem uma revisada no texto das zonas que tá meio bizarro.
    ...
    Esse jogo eu jogava no gameboy de uma colega de sala, muito viciante!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse cartucho... bem que a Nintendo podia ter colorizado a versão pro 3DS, pois seria uma forma de ser diferenta das versões emuladas ao mesmo tempo sendo o mesmo jogo.

    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de jogar esse jogo,a algúem tem o rom dele ?

    ResponderExcluir
  4. Victor, procure no Google, não deve ser tão difícil de achar...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que nostalgia. Saudades do meu Game Boy.

    ResponderExcluir
  6. Apesar do preconceito de muitos por ser do antigo game-boy e ainda por cima preto e branco.
    Esse jogo é muito legal, extremamente divertido e viciante.
    RECOMENDO!

    ResponderExcluir
  7. ah eu quero jogar esse,mas nao no emulador,ja tive o Gameboy tijolao e o pocket mas nao esse jogo. agora tenho um Gameboy Advance,vou ver se encontro o cartucho.comprei um com 90 jogos mas ainda nao testei, tomara que tenha esse e outros jogos legais!!!! Ah que curte Gameboy add me no Facebookhttp://www.facebook.com/profile.php?id=100000301740165

    ResponderExcluir
  8. Joguei quando criança. Adorava a space zone (e a música da segunda fase dessa zona).

    ResponderExcluir
  9. eu tenho esse cartuchinho ainda muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google