Game MusicTop 10

Top 10: Trilhas Sonoras do SNES

Sem dúvida, um dos grandes fatores que contribuem para o Super Nintendo ser um dos consoles (se não “O” console) com melhores jogos da hi... (por Daniel Moisés em 28/10/2011, via Nintendo Blast)

Top 10: Trilhas Sonoras do SNESSem dúvida, um dos grandes fatores que contribuem para o Super Nintendo ser um dos consoles (se não “O” console) com melhores jogos da história dos vídeo games, é a música. Muitos dos principais jogos do SNES que já eram excelentes pelos ótimos gráficos e jogabilidade, se tornaram ainda melhores graças a trilhas sonoras inesquecíveis. Mesmo com a tecnologia mais limitada da época, que não permitia o uso de músicas com a qualidade que vemos nos dias de hoje, muitos jogos da era 16 bits revelaram verdadeiros clássicos na trilhas sonora de vídeo games. Aliás, é bem possível que muitos dos que viveram essa época saibam de cabeça mais músicas do SNES do que dos consoles da geração atual. Fazer uma lista de apenas dez jogos com as melhores trilhas sonoras do SNES, portanto, é extremamente difícil. Talvez o ideal fosse fazer um Top 100, mas acho que mesmo assim, alguns títulos dignos acabariam ficando de fora. Mas enfim, o nome da coluna é Top 10 e, assim sendo, apenas 10 jogos devem ser escolhidos, sem dó nem piedade.

Para montar esta lista, eu considerei o conjunto de toda a trilha sonora do jogo (embora eu não deixe de mencionar uma preferida). Por isso, em alguns casos eu decidi por agrupar mais de um jogo de uma única série, nos quais a trilha sonora se manteve constantemente boa, para evitar ocupar espaço na lista com mais de um jogo da mesma série.

Outra observação importante: antes que alguém escreva um comentário me xingando e perguntando por que Rock ‘n Roll Racing não está na lista, já aviso que eu desconsiderei a sua trilha sonora porque, apesar de ser espetacular, as músicas não foram compostas originalmente para o jogo.

10. Top Gear

Top GearCom lindos gráficos e uma ótima jogabilidade, Top Gear rapidamente se consagrou como um dos melhores jogos de corrida do SNES. A empolgante trilha sonora que tocava durante as corridas então, veio como uma irresistível cobertura em um já delicioso bolo. As suas continuações, Top Gear 2 e Top Gear 3000 também são ótimos jogos, mas não tem jeito... quando pensamos na música de Top Gear, a que vem logo à cabeça é a do primeiro jogo (e desafio você que conhece o jogo a ouvi-la e não ficar com uma baita de uma vontade de não disputar uma corrida de Top Gear):

9. Super Castlevania IV

Super Castlevania IVAs aventuras da família Belmont (e amigos) para derrotar o terrível Dracula (ô vaso ruim!) sempre foram acompanhadas por belas músicas, ajudando a ambientar o jogador nos cenários tenebrosos ou aumentando a emoção de uma batalha intensa contra as criaturas do mal. Em Super Castlevania IV isso não é diferente e ouvir apenas alguns segundos da música principal, o tema de Simon Belmont, já dá vontade de sair correndo pela rua dando chicotada em vampiro (apenas certifique-se primeiro que realmente se trata de um vampiro… senão você terá algumas explicações para dar).

8. Super Street Fighter II

Super Street Fighter IIO mais popular dos jogos de luta do SNES foi o maior responsável da série a deixar várias marcas que, hoje, poucos são os que não reconhecem. Os personagens icônicos, os Hadoukens, Shouryukens, Tespsesesepukens (sim, aquele golpe da perna giratória, não é assim que se chama?) Sonic Booms e Yoga Fires, as fases, as lutas emocionantes… e, é claro, as músicas. Como não ouvir o tema do Guile, por exemplo, e não imaginar imediatamente aquela fase com o avião e os militares torcendo no fundo? Com tantas músicas ótimas, é difícil apontar uma preferida, mas se for pra escolher, eu fico com o tema do Ken:

7. Super Mario World

Super Mario WorldÉ claro que o clássico dos clássicos do SNES não podia ficar de fora. A estreia do nosso herói encanador no console 16 bits não poderia ter sido melhor e muitos ainda consideram Super Mario World como o melhor jogo do Mario. Certamente isso é debatível mas não há como negar que é um dos melhores jogos do console com uma das mais inesquecíveis trilhas sonoras. Começando pela música da tela do título, que é tão agradável que às vezes até demoramos pra iniciar o jogo, só pra ficar ouvindo aquela musiquinha. Temos também a música principal das fases, a das fases na água e a das casas mal assombradas, todas verdadeiros clássicos que com certeza muitos já começaram a cantarolar mentalmente sem nem mesmo precisar abrir os links. O destaque, entretanto, com certeza vai para a música do final… simplesmente fantástico.

6. The Legend of Zelda - A Link to the Past

The Legend of Zelda - A Link to the PastComo não incluir, nesta lista, The Legend of Zelda? As aventuras de Link são sinônimos não apenas de uns dos melhores jogos da história, mas também de trilhas sonoras incríveis. Não é à toa que Skyward Sword, para o Wii, será acompanhado por um CD adicional contendo as músicas do jogo. A Link to the Past conta com muitas destas inesquecíveis melodias, incluindo a estreia de algumas que acabaram se tornando icônicas da série, como o tema de Kakariko Village (que é, até hoje, uma das minhas preferidas), o tema da Princesa Zelda (Zelda’s Lullaby) e a música das fadas, que passou a sempre ser usada na tela de seleção do jogo. O tema principal da série, é claro, também está presente. Mas como essas são músicas que foram usadas repetidas vezes, vou escolher, para dar o destaque, uma que é exclusiva do jogo do SNES: o tema do Dark World:

5. Mega Man X, X2 e X3

Mega Man X, X2 e X3Ahhh… Mega Man X… quando eu o peguei para jogar pela primeira vez, imaginava que seria apenas uma continuação dos jogos do robozinho azul no NES, no mesmo estilo (eu até cheguei a pensar que o “X” era “10” em número romano… e pensei “nossa, eu achei que Mega Man só tinha chegado até o número 5… quer dizer que houve mais 4 jogos e eu nem fiquei sabendo?”). Mal sabia eu que estava prestes a jogar um dos melhores jogos de plataforma do SNES e, possivelmente, de todos os tempos. Tudo era empolgante… o novo estilo dos personagens, as fases cheias de inimigos, armadilhas e segredos, os chefões, os poderes, as partes de armadura que deviam ser encontrados e a música. Poucas trilhas sonoras são mais perfeitas para te colocar no clima de um jogo de ação do que a dos três Mega Man X no SNES. O Zero se tornou logo um dos meus personagens de video game favoritos e tenho certeza que isso foi, em parte, porque ele é sempre acompanhado por uma música espetacular (sim o fato de usar um sabre de luz como arma também ajudou muito). O seu tema em Mega Man X, o tema em Mega Man X2 e o tema em Mega Man X3 são todos ótimos. Quem liga para o Mega Man? Zero tem uma música muito mais legal! A música de destaque fica para a da fase do chefe Eagle Storm, no primeiro jogo da série.

4. Donkey Kong Country e Donkey Kong Country 2

Donkey Kong Country e Donkey Kong Country 2A primeira aventura própria do gorilão engravatado no SNES trouxe uma inovação tecnologia realmente marcante para a época. Seus gráficos revolucionaram a era 16 bits com o uso de imagens tridimensionais pré-renderizadas e a música também trouxe composições de uma qualidade fora do comum. O legal é que, além de músicas agitadas como a DK Island Swing, outras são lentas e imersivas, como a Aquatic Ambiance, que dão às fases aquáticas uma fantástica sensação de isolamento e mistério. O segundo jogo da série trouxe mais uma maravilhosa sinfonia para os nossos ouvidos, com destaque para Rattle Battle e Stickerbrush Symphony. DKC3 também tem boas músicas, mas são as dos dois primeiros que realmente merecem a posição na lista. Por fim, a minha escolha entre as músicas da série vai para nenhuma outra senão o tema principal… aquela versão remixada da música do jogo Donkey Kong original, do Arcade, tocada na introdução do primeiro jogo, com Cranky Kong ouvindo a vitrola.

3. Final Fantasy III / VI

Final Fantasy III / VIOs três primeiros colocados na lista são jogos de RPG. Fazer o quê, o gênero é famoso por frequentemente ter excelentes trilhas sonoras e todos sabemos que o SNES teve uma biblioteca fenomenal de bons RPGs. O primeiro dos três é Final Fantasy III (ou VI, na numeração japonesa). Sendo o episódio da série que por muitos é considerado como o melhor, suas músicas também não poderiam deixar de estar entre as melhores. Dentre elas podemos citar o famoso tema de batalha, o empolgante tema de Locke e a clássica música do prelúdio, que já foi usada em vários outros jogos da série. Meu destaque, entretanto, vai para o tema da Celes que, na minha opinião, é uma das mais bonitas do jogo. Agora assista o vídeo abaixo. Nele, Celes – uma das personagens principais – se encontra em um mundo destruído e separada de todos seus amigos. Um deles acabou de morrer porque ela não conseguiu ajudá-lo a tempo. Sem saber como seguir em frente, ela sobe em um penhasco e… se joga (este é um evento opcional que só acontece quando a missão de levar comida para Cid é mal sucedida; outro detalhe interessante é que, na versão americana, o texto foi modificado, dando a entender que o salto de Celes é um “salto de fé”… já na versão japonesa, fica bem claro que a intenção da protagonista é, realmente, se suicidar). A cena por si só já é emocionante ao ponto de fazer muitos marmanjos “limparem os olhos de dentro pra fora”. Com o tema da Celes tocando no fundo então, o efeito é potencializado e fica realmente difícil conter as lágrimas. Realmente, não se fazem mais Final Fantasies como antigamente…

2. Chrono Trigger

Chrono TriggerO segundo colocado é o jogo que muitos consideram como o melhor RPG de todos os tempos, Chrono Trigger. Com uma história extremamente bem elaborada, múltiplos finais, jogabilidade única e personagens inesquecíveis, o jogo se tornou em um verdadeiro clássico do gênero. Quanto à trilha sonora, Chrono Trigger está simplesmente repleto de músicas excelentes: do tema principal, ao tema dos diferentes personagens, como Robo, Lucca e Frog, à música que toca quando se anda na máquina do tempo Epoch. A minha preferida, entretanto, é a “To Far Away Times”, que é tocada em um dos finais. Confira o vídeo e aproveite cada momento desta obra de arte musical (um aviso: o vídeo é realmente um dos finais do jogo… portanto, se você quer evitar spoilers, abra-o e minimize a janela).

1. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Super Mario RPG: Legend of the Seven StarsE o primeiro lugar de melhor trilha sonora do SNES, na minha opinião, vai para nada mais nada menos do que a primeira aventura RPG de Mario: Super Mario RPG – Legend of the Seven Stars. Os demais jogos que citei na lista realmente tem músicas excelentes, mas enquanto no caso deles eu geralmente me lembro de cabeça de uma ou duas músicas principais, Mario RPG tem uma quantidade imensa de composições espetaculares que ficaram marcadas na minha memória. Começando pela música da introdução (que deixa qualquer um empolgado para dar início ao jogo), passando por arranjos de músicas clássicas da série, como a que toca na casa do Mario e durante a perseguição dos Axem Rangers, às músicas de fundo dos diferentes locais da aventura, como Mushroom Kingdom, Tadpole Pond, Forest Maze, Rose Town, Monstro Town e Seaside Town. Com tantas ótimas músicas, é difícil escolher uma preferida (embora não tão difícil quanto escolher apenas 10 trilhas sonoras entre toda a biblioteca do SNES), mas vou deixar o destaque para a música tocada nas batalhas contra os chefões principais. Vou destacar particularmente a batalha contra o chefe Bowyer (não confundir com “Bowser”), que é uma das minhas partes preferidas do jogo.

E assim termino a lista das melhores trilhas sonoras no Super Nintendo. Não tenho dúvida de que a seleção tenha sido influenciada pelos meus sentimentos nostálgicos e eu tenha acabado dando preferência para alguns dos meus jogos favoritos do console, mas você concordando ou não na escolha, não há como negar que se tratam de trilhas excelentes. Se você tem uma opinião diferente, diga aí: para você, quais são os jogos de SNES com as melhores trilhas sonoras?

Revisão: Romero Araújo


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Por que sempre só Super Mario RPG (Super Mario RPG é sempre escolhido ô¬õ)? A única música que eu lembro e que adorei mesmo foi a do Forest Maze. Acho que Super Mario World ou Donkey Kong Country 2 deviam estar em primeiro (a música Enchanted Woods e Mine Melancholy são de encher os olhos).

    ResponderExcluir
  2. primeiro lugar mais do q merecido

    ResponderExcluir
  3. Colocar Chrono Trigger na frente de Final Fantasy VI é muita heresia de sua parte.

    ResponderExcluir
  4. Chrono Trigger fica à frente de FFVI em qualquer aspecto! (polêmica)

    ResponderExcluir
  5. Baaah~
    Horrível esse Top 10... Donkey Kong Country em 4° lugar?? Fala sério!
    Donkey Kong Country 2 era pra estar em primeiro sem dúvida, é a melhor trilha sonora em games que já ouvi!
    ¬__¬'

    ResponderExcluir
  6. DK é tão marcante que algumas das musicas do return são remixes!!o DK3 é tão "na média",que o proprio compositor refez as melodias pra versão do GBA!!ficaram muito mais "inspiradas" na minha opinião!!!

    ResponderExcluir
  7. Mega Man que devia estar em 1º. Aquele jogo tem musicas EMPOLGANTES DEMAIS!!!! O Mega Man X em diante (O MegaMan criança não).

    ResponderExcluir
  8. Quando olhei pro Top Gear me faz lembrar de toda minha infância, pois me lembro de joga-lo pacas com meu irmão, e sem dúvida nenhuma essa música é viciante. Mas tem alguns jogos que deviam mudar de posição, pois acho as do Donkey melhor que do Super Mario RPG, e outras músicas como F-zero deviam entrar

    ResponderExcluir
  9. Nunca vi lista de melhores trilhas sonoras sem o nome dos autores das trilhas. Eu hein.

    ResponderExcluir
  10. Formalmente, o giro de pernas do Ryu se chama "Tatsumaki Senpuu Kyaku"

    ResponderExcluir
  11. Faltou Super Metroid! Adoro as músicas de SM!

    ResponderExcluir
  12. Tava certo de que Super Metroid estaria entre os primeiros... :/

    ResponderExcluir
  13. Apesar de Super Metroid ser uma ausência - e, em minha opinião, ficaria no lugar de FF (o 6, não o 4) ou Castlevania -, há que se respeitar a opinião do autor do post. De fato, foram tantos games bons, tantas músicas boas na época do SNES, que fica difícil MESMO escolher só dez.

    ResponderExcluir
  14. nunca joguei esse mario rpg, mas tem q ser muito bom para ser melhor q chrono trigger

    ResponderExcluir
  15. ... top gear em 10°????? como assim?
    dkc2 não vencer, nada a ver...

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, é um TOP 10, não dava pra incluir tudo! Concordo que deveria ter Metroid e que DKC2 impera em todos os aspectos, mas a lista é algo pessoal!

    Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  17. Péssimo esse top 10...Como Top Gear,Zelda a Link To The Past
    e Mario world ficaram tão atras?MUSICA QUE MAIS ME ENCANTARAM
    NO MUNDO DOS GAMES!!!

    ResponderExcluir
  18. Oe, finalmente! Concordo com o Top 10 em quase tudo, vamos por partes:

    10 - Merecido, julgado de maneira bem justa...

    9 - Não joguei e não ouvi nenhuma música exceto por Bloody Tears (que gostei bastante), então não posso opinar realmente em nada :/

    8 - Mais um justo, as músicas são boas mas não memoráveis - exceto a do Guile, que graças ao PODER DA INTERWEBS não sai mais da minha cabeça >_<

    7 - Mais um justo, porque os temas de fases são todos remixes de um tema principal, e embora sejam bem feitos, fica meio repetitivo :/

    6 - WHOA! Agora a coisa ficou séria, manolos! Mas ainda está justa...

    5 - A intro do X2 sempre será a melhor maneira de começar um jogo de Mega Man para mim, e o fator mais importante é a música. Até agora, tudo bem justo pra mim .-.

    4 - DKC 2 foi mais criativo pois possui um pouco de tudo. Quem lembra das músicas melancólicas desse jogo que adicionavam um pouquinho à mistura? Um pouco de tudo é sempre bom... Lembro que já quase chorei ouvindo Forest Interlude quando criança, me fazia pensar em coisas bem tristes. E a Bramble Blast foi apelar nisso xD

    3 - Uma bela soundtrack ao seu dispor, mas DKC está acima dela, essa deveria estar em quarto. E como vocês esqueceram The Fierce Battle e Searching for Friends? Músicas interessantes que deveriam estar aqui, não creio que esqueceram! Claro, tem mais que merecem destaque, mas me esforcei e não lembrei todas, então fica essas mesmo .-.

    2 - Diferente do outro manolo ali, não acho heresia colocar CT acima de FF6. As músicas se encaixam MUITO bem em qualquer era do jogo, só ficando enjoativas no fim do jogo. Pessoalmente, acho o tema do Robo bem divertido, e considerando o tempo do personagem, indica aquela sensação de esperança e etc. E segundo o YOUTUBE, muitos manolos choram ouvindo a música retratada aqui (To Far Away Times).

    1 - Aqui é onde discordo completamente. Digo, as músicas são legais, mas as duas realmente memoráveis são Forest Maze e Armed Boss Battle. Não acho que Chrono Trigger estaria em primeiro, mas esse jogo não merece estar acima de Chrono Trigger em minha humilde opinião. Talvez DKC 2 deveria trocar de posição com essa, por causa de seu belo leque, mesmo que simples...

    Enfim, essa é minha opinião. Quem quiser destrui-la, sinta-se à vontade, quem concordar com ela, obrigado, mas de qualquer maneira, agradeço a paciência de ler tudo xD

    ResponderExcluir
  19. Parece que o pessoal nunca ouviu Opera House (Aria de Mezzo Carattere) e Dancing Mad de Final Fantasy VI...

    Pessoal dá muito hype para o Chrono Trigger.

    Post meu sobre o assunto: http://memoriasdeumlobodemadeira.blogspot.com/2011/06/trigeza-cronada-desafia-vossa-senhoria.html

    ResponderExcluir
  20. adorei esse top 10, super mario rpg realmente mereceu o primeiro lugar, a musica rawest forest dele simplismente é sensacional, eu adoro ela!!!

    ResponderExcluir
  21. Adorei o Top 10! Uma das melhores matérias do Blast!!! Se não a melhor q eu já li ^^ auhuhauh
    Vi todos os vídeos e não pude conter o senso nostálgico!
    Concordo plenamente com a seleção!
    Só abriria espaço para mais uma das trilhas sonoras q mais gostei no SNES: Super Mario World 2: Yoshi's Island!!!

    ResponderExcluir
  22. @boidacarapreta e não é que é mesmo, simplismente adorei o jogo. muito clássico, mas prefiro paper mario 64 do que ele. :/

    ResponderExcluir
  23. Chrono Trigger é nº1 assim como o jogo é.

    Sem discussão!

    ResponderExcluir
  24. Adorei a lista, amo simplismente todas as musicas do SMRPG e todas do Chrono Trigger.

    Devo ter fechado CT no minimo 4 vezes e sabe-lá Deus quantas vezes o SMRPG...

    ResponderExcluir
  25. na verdade não é e nem chegou perto de ser o número 1. lol

    ResponderExcluir
  26. Acho que as músicas do super Mario rpg ficaram em primeiro lugar porque elas tem um ritmo fácil de lembrar (sem dizer que grudam na cabeça).

    ResponderExcluir
  27. Só acho que faltou F-Zero. De resto, tá tudo numa boa, mas acho que CT tem musicas melhores que mario RPG

    ResponderExcluir
  28. chrono trigger é o melhor e é isso.

    ResponderExcluir
  29. Nossa, bateu uma nostalgia total aqui :D. Muito bons estes Top10 qdo o assunto é Snes, pois é certeza de sucesso entre os que acompanham o blog.
    Acredito que esse top 10 seja baseado na preferência pessoal do Daniel, não numa opinião geral das pessoas. É muito dificil escolher só 10 trilhas que marcaram no Snes, mas eu concordo com a maioria das posições.
    Com certeza, na minha opinião, deixaria as músicas de FFVI na 1ª posição, com o inesquecível tema do Overworld/Terra's theme e Crono Trigger logo atrás, na 2ª posição.

    ResponderExcluir
  30. http://www.youtube.com/watch?v=98RdRDaOsNg

    ResponderExcluir
  31. concordo plenamente com a lista amo todos os jogos e cantarolo todas a essas musicas sempre( principalmente top gear, zelda e mario ) mas tinha q ter sido metroid tambem mais valew, dica por q vc nao faz um top 10 melhores musicas do snes parte 2 flww

    ResponderExcluir
  32. A 1º posição é mais que merecida! Tenho as músicas épicas de Mario RPG (meu 1º RPG de verdade) como toque de celular.

    ResponderExcluir
  33. Lobim, concordo plenamente contigo, FFVI é o melhor da série, e com a melhor história e trilha sonora do snes, ouvir a Terra's theme dá até arrepio, épica!

    ResponderExcluir
  34. e complicado fazer um top 10 o snes tinha muito jogo com uma ótima trilha sonora, mas gostei muito desta seleção. senti uma nostalgia.. e saudades da época que jogava snes

    ResponderExcluir
  35. E vendo o cara jogar Mario RPG e chegando no "Forest Maze" no nível 6 me faz rir demais.

    ResponderExcluir
  36. Nossa!!!a lista é boa.Mas Faltou ActRaiser 2...

    ResponderExcluir
  37. Algumas posições deveriam mudar. Se o quesito é trilha sonora a de DKC 2 é imbativel falando de Super Nes e sempre entra em qualquer lista de top 10 de todos os consoles. DKC 2 não tem UMA musica ruim, aliás, todos as músicas são exclentes e não deve perder só porque a trilha foge ao estilo "classico" econtrados nos RPG's.

    Eu curto bastante o estilo clássico, mas decidamente foi uma injustiça com o DKC (embora os ranks refliutam muito a opinião pessoal das pessoas xD)

    ResponderExcluir
  38. Sempre Gostei dessa musica dos "Armed Bosses" do Super Mario RPG

    ResponderExcluir
  39. O zeramento do megaman 7 é uma da musicas mais épicas que do super nes !!

    ResponderExcluir
  40. A lista ta muito boa, mas faltou "Super Metroid" que pra mim iria estar disputando entre os primeiros se n o primeiro.

    ResponderExcluir
  41. A lista ta muito boa, mas faltou "Super Metroid" que pra mim iria estar disputando entre os primeiros se n o primeiro.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google