Stage Select

Stage Select: Fuchsia City (Pokémon)

Passada a aventura pela metropolitana e bucólica Celadon City , vamos agora para o próximo desafio da região de Kanto: Fuchsia City. Aqui... (por Rafael Neves em 16/03/2012, via Nintendo Blast)

800px-Fuchsia_City_HGSSPassada a aventura pela metropolitana e bucólica Celadon City, vamos agora para o próximo desafio da região de Kanto: Fuchsia City. Aqui, há um aspecto misterioso por trás da cidade, muito ligado à natureza furtiva do seu ginásio. O líder dele responde pelo nome de Koga, um mestre de Pokémon do tipo Veneno (Poison), embora sua filha Janine o substitua em alguns jogos. No entanto, obter a Soul Badge não é o único motivo para visitar Fuchsia, pois há cidade abriga a famosa Safari Zone, local onde o jogador pode capturar Pokémon muito raros! Vamos juntos explorar cada canto dessa importante cidade!

Fuchsia (japonês: セキチクシティ Sekichiku City) é uma cidade que tem atrativos para qualquer treinador Pokémon visitá-la, mas que também não fica fora dos guias turísticos dos demais visitantes. Isso se deve tanto ao fato de trazer um ginásio Pokémon e dar acesso à Safari Zone quanto por oferecer aos turistas um passeio por um zoológico Pokémon. A população aqui varia de 35 a 36 habitantes, a depender do jogo em que ela aparece.

Fuchsia_City_RBYFuchsia_City_GSC720px-Fuchsia_City_FRLG

Visão geral da cidade de Fuchsia em Pokémon Red/Blue/Yellow; Pokémon Gold/Silver/Crystal e Pokémon FireRed/LeafGreen respectivamente. Lá no alto, o mapa mostra a cidade na mais recente versão, Pokémon HeartGold/SoulSilver.370px-HeartGold_SoulSilver_Koga

Pokémon para dar e vender

É difícil não passar por Fuchsia e não se encantar com a Safari Zone. Lá você pode encontrar monstrinhos comuns como Nidoran e Magikarp, mas entre as selvas e lagos desse local você poderá enfrentar Pokémon raríssimos, que só são encontrados lá e quem sabe em um ou outro lugar a mais. Estou falando de Tauros, Kangaskhan, Dratini, Pinsir e muitos outros.

Então é só pagar a entrada da Safari Zone e caçar essa belezinhas?

Não exatamente. A Safari Zone é, antes de tudo, uma zona de preservação, logo, os exóticos Pokémon que lá vivem provavelmente estão lá por proteção “ambiental”, se é que esse termo se aplica aos monstrinhos de bolso. Apesar de estar liberada a entrada e a captura de Pokémon na Safari Zone, não são permitidas batalhas entre monstrinhos. O único modo de capturar os Pokémon é usando alguns itens especiais. O principal é a Safari Ball, versão da popular Poké Ball para uso exclusivo na Safari Zone.

Safari_Ball_(Ilustración)Mas você também pode lançar uma isca ou arremessar pedras nos monstrinhos do lugar. Aqui as “batalhas” estão sustentadas pelas chances de captura e pela eventualidade do Pokémon enfrentado fugir, o que acontece muito. Enquanto atirar uma pedra é útil para aumentar as chances de captura, mas acaba elevando também a probabilidade do monstrinho escapar, uma isca faz o Pokémon evitar dar no pé, no entanto dificulta a captura. Obviamente que o ingrediente principal é a sorte! Mas não se preocupe, depois de algumas horas você sai com um Dratini na mão. Talvez muitos não saibam mas Koga, líder do ginásio de Fuchsia, patrulha a Safari Zone para mantê-la em segurança, dada a importância dessa zona de preservação.

Safari_Zone_area_2_RBY800px-Safari_Zone_area_2_FRLG

Mapa de uma das áreas da Safari Zone em Red/Blue/Yellow e FireRed/LeafGreen, respectivamente

SafariWardenO chefe da Safari Zone, obviamente, é um sujeito com um vasto conhecimento sobre Pokémon. Chamado de Diretor Slowpoke (mas oficialmente responde pelo nome de Baoba), o homem guarda uma coleção de fósseis de monstrinhos raros, mas seu tom lento torna inevitável a comparação com um Slowpoke. Além de lerdo, é bem difícil entender o que ele quer dizer, simplesmente por ele ter perdido sua prótese dentária na selva da Safari Zone. Obviamente que o jogador precisa encontrá-la, recebendo em troca o HM Strength. Além dessa importância técnica, o Baoba também é responsável por dar ao protagonista o HM Surf. No entanto, em Gold/Silver/Crystal, a Safari Zone deixa de funcionar. Já no remake para DS, essa zona de preservação dá lugar ao Pal Park, local de migração de Pokémon entre cartuchos da terceira e quarta geração. Baoba abre uma nova Safari Zone na região de Johto, enquanto seu filho cuida do Pal Park de Kanto.

Assim como a Safari Zone, a segunda e quarta geração de monstrinhos enfrenta mais uma atração de Fuchsia City que foi fechada: o zoológico. Mas na primeira e terceira geração, o local está aberto para visitações, permitindo aos jogadores presenciarem Pokémon raros, como Lapras, Kangaskhan, Chansey e até o Pokémon referente ao fóssil escolhido pelo jogador no Mt. Moon: Omanyte ou Kabuto. Mas não podemos deixar de citar o Move Deleter, residente de Fucshia capaz de fazer o Pokémon “desaprender” um golpe. Logo, se você se arrependeu de ensinar Flash ao seu poderoso Pikachu, esse é o único meio de voltar atrás.

Soul_BadgeFuchsia Gym

Se você acha irritante ser envenenado pelo Pokémon adversário e ver o seu mascote perder energia de segundo em segundo, provavelmente terá de levar uma dúzia de Antidotes (antídotos) para o Fuchsia Gym. O ginásio é liderado por Koga na primeira e terceira geração de monstrinhos, enquanto na segunda e quarta está sob a ordem de Janine, filha de Koga. Ambos são mestres de Pokémon do tipo Veneno, assim como seus assistentes, que estão espalhados pelo ginásio. Obter a Soul Badge não é pra qualquer um!

Mas espera aí! Eu não preciso enfrentar os treinadores do ginásio, já que não há obstáculos. É só ir direto pro líder!


Errado mais uma vez! Koga (ou Janine) colocou paredes invisíveis pelo interior do ginásio, fazendo com que o trajeto pelo lugar torne-se um verdadeiro labirinto de tentativa e erro – algo muito semelhante a alguns puzzles de Zelda e ao estágio Gym Leader Castle, de Pokémon Stadium (N64). Mas essas paredes invisíveis (mais uma caracterização da temática “ninja” do ginásio) não são tão complicadas se você estiver jogando os monocromáticos Red/Blue (e até o Yellow) em um Game Boy Color, a auto-colorização discriminará os muros. Embora isso facilite as coisas, enfrentar os dois Koffings, um Muk e o poderoso Weezing de Koga não será tão fácil. E se você tiver vindo da região Johto, Janine trará Crobat, Ariados, Weezing e Venomoth no time!

Fuchsia_Gym_RBYFuchsia_Gym_GSCFuchsia_Gym_FRLGFuchsia_Gym_HGSS

Visão geral do ginásio de Fuchsia em Pokémon Red/Blue/Yellow; Pokémon Gold/Silver/Crystal, Pokémon FireRed/LeafGreen e Pokémon HeartGold/SoulSilver respectivamente.

 

Janine_AdventuresEm outras mídias…

Seria natural pensarmos que Fuchsia City é uma das cidades visitadas por Ash na primeira temporada do anime de Pokémon, mas talvez você se lembre que não foi bem assim. Ash enfrentou Koga e obteve a Soul Badge, mas o ginásio foi movido para os arredores da cidade. O jovem treinador só conheceu Fuchsia efetivamente no episódio de número 431, que foi transmitido apenas em 2006, enquanto o desafio contra Koga foi assistido lá em 1998. Mas também precisamos citar a participação de Baoba, o Diretor Slowpoke, na televisão. O dono da Safari Zone foi renomeado como “Kaiser”, mas é bem possível que você não se lembre desse episódio, pois, por conta do fato de Kaiser ter apontado uma arma na direção dos miolos de Ash, o episódio foi censurado internacionalmente! Se quiser saber mais sobre episódios de Pokémon banidos, confira o nosso Top 10: Episódios censurados de Pokémon (Anime). Já no mangá Pokémon Adventures, Fuchsia dá as caras já na primeira “saga” da série. Detalhe que Koga não é tão bonzinho assim nos quadrinhos: o líder de ginásio trabalha para a Equipe Rocket e por pouco não levou Blue à morte em uma estrondosa batalha Pokémon!

Koga  AG157  543px-Kaiser_Dragonair

Muito bem, pessoal, estamos chegando perto do fim de nossa jornada pela região de Kanto. Nossa próxima parada, na semana que vem, será Saffron City, onde misteriosos Pokémon Psíquicos (Psychic) nos aguardam!

Revisão: Lucas Oliveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google