Blast Battle

Um duelo de lendas: colocamos Ocarina of Time contra Majora's Mask - quem leva como melhor jogo?

The Legend of Zelda , é, com certeza, uma das maiores séries de jogos da Nintendo e de todo o mundo. Suas aventuras em 2 dimensões ainda ... (por Gabriel Toschi em 06/05/2012, via Nintendo Blast)


The Legend of Zelda, é, com certeza, uma das maiores séries de jogos da Nintendo e de todo o mundo. Suas aventuras em 2 dimensões ainda são admiradas em todo o mundo, porém, foi no Nintendo 64 que toda a magia de Hyrule se revelou. Qual será a melhor aventura de Link neste console? A sábia aventura de Ocarina of Time, firmando Navi como a fada mais irritante do mundo, ou a sombria trama de Majora's Mask, que fez com que todos nós ficássemos com medo da lua cheia? Descubra neste acirrado Blast Battle!
ATENÇÃO: Vocês podem encontrar em alguns baús por este artigo alguns spoilers da série The Legend of Zelda. Bom, também podem encontrar rupees ou a Dona Pedra (do N-Blast Responde), mas não tenho responsabilidade sobre isto.

Entrando no Templo da História

Como todo bom RPG, a história é um dos fatores mais importantes de um jogo. Em Ocarina of Time, o enredo se desenrola pela chegada de Ganondorf ao reino de Hyrule. Você incorpora Link, (sério?) que tem como missão salvar a Triforce do rei dos Gerudos. A trama começa com o personagem ainda criança, quando ele descobre a sua ocarina of time trama nintendo blastverdadeira missão, revelada ao encontro de Zelda: nesta forma, Link deve encontrar as três Pedras Espirituais para preservar o Templo do Tempo de um possível ataque. Após conseguir, Ganondorf ataca Hyrule mas Zelda te deixa a Ocarina of Time e a chave do templo, a Song of Time.
Você então, com tudo que é necessário, abre a Door of Time e encontra a tão esperada Master Sword, que, ao ser puxada, dá o acesso à Triforce. Porém, você ainda é muito novo para usar os poderes da espada e, logo, fica dormindo durante 7 anos. Quando acorda, você descobre que Ganondorf dominou o reino. Sua missão, como adulto, é procurar e despertar os sábios, os únicos capazes de salvar o reino e recuperar os seus medalhões.


A trama de Majora's Mask começa com o encontro de Link com um Skull Kid, que,majora mask trama nintendo blast possuído pelo maligno espírito da Majora's Mask, joga uma maldição no herói, transformando-o em um Deku e enviando-o para um mundo paralelo, conhecido como Termina. Ao chegar neste mundo, você encontra um vendedor de máscaras, que te dá uma missão um pouco impossível: salvar Termina de uma destruição total que ocorrerá no choque da Lua com a Terra, pelo poder da Majora’s Mask. E o melhor: em apenas 72 horas!

Você gasta todo o seu tempo tentando achar uma solução, mas ele acaba e você deve enfrentar a temida máscara. Em seu segundo encontro, Link recupera a famosa Ocarina of Time, que permite refazer as 72 horas quantas vezes quiser! Link recupera sua forma normal e conhece as máscaras de transformação, que permite ao jogador ter novas formas (Deku, Goron e Zora). A trama continua com a exploração dos quatro templos de Termina e o despertar dos quatro gigantes, que segurarão a Lua durante a batalha final.
As duas histórias são muito bem feitas e aproveitadas durante os jogos, mas Ocarina of Time tem uma importância maior na saga: ela, por muito tempo foi considerada o início da cronologia, e hoje é a linha de divisão de 3 novas linhas do tempo na história de Zelda. Majora's passa em um mundo paralelo e não tem nenhum tipo de continuação direta. Por mais que muito acirrado, Ocarina of Time leva essa!

O Desafio do Inventário

z-targeting nintendo blastEstes foram os primeiros jogos de Zelda em 3D. Assim, nunca tinha sido mostrado antes como Link usaria seus diversos itens em um universo tridimensional. Ocarina of Time trouxe o básico, com a utilização da espada e do escudo nos botões A e B do controle. Usando os C-Buttons, podia ser alterado a jogabilidade para outros tipos de armas, com uma mira em primeira pessoa nos casos de ítens de longa distância. Você podia usar ainda a Megaton Hammer com o mesmo botão da espada, quando fosse necessário. A grande inovação, ao certo, foi a utilização do Z-Targeting, onde Navi funcionava como uma mira especial no inimigo para que os ataques fossem mais certeiros, principalmente quando se tratava do arco, do estilingue e do bumerangue. Flechas mágicas, novos escudos, feijões mágicos, Skulltulas escondidas, o suporte ao Rumble Pak: tudo isto completava a utilização de itens neste clássico.

Na viagem para Termina, porém, Link perdeu alguns de seus itens para ganharmascaras majora nintendo blast diversos outros. Ou melhor, apenas 3 novos itens: as máscaras de transformação são o destaque do jogo. A Deku Mask consegue substituir o estilingue com seu poder mágico e ainda incluir o poder dos saltos feitos com as Deku Flowers. A Goron Mask traz todo o seu poder para incluir novas jogabilidades, semelhantes aos jogos de corrida. Afinal, quem nunca gostou de correr na Goron Racetrack? Ou lutar contra Goht em sua pista giratória? O bumerangue e as nadadeiras de OoT são totalmente substituíveis pela Zora Mask, que ainda inclue uma maior mobilidade na água e os choques elétricos. E o que dizer das máscaras comuns? Ser invisível com a Stone Mask ou se deliciar pelos campos sem Epona com a tão amada Bunny Hood?
Ocarina trouxe um grande avanço em itens, mas Majora surpreende pela simplicidade de reunir muitas funcionalidades de diversos itens em apenas algumas novas formas e trazer funcionalidades tão perfeitas em simples máscaras, tendo, como um dos maiores exemplos, a amada Bunny Hood. Majora’s Mask vence esta!

O chefe final é a música!

ocarina of time nintendo blastQuando nos tratamos de Zelda, não podemos analisá-lo com olhares comuns. A história é fundamental, tanto que era um grande enigma a descoberta da completa Lenda de Zelda. Os diversos itens e o bolso furado de Link são outra marca registrada da série. Porém, principalmente nos jogos de N64, um outro elemento marca uma forte presença, tão forte que influencia no rumo e na jogabilidade dos dois jogos: a música!

Nos dois clássicos, o item determinante de toda a aventura é a famosa Ocarina of Time. Um dos jogos leva o seu nome e faz jus a tal graça. A música é fundamental para todo o enredo, afinal, sem a Song of Time, nada teria acontecido. Elas são marcantes e fortes, se tornando uma espécie de “grude cerebral” das cenas do jogo. Ao ouvir Saria’s Song, é impossível não pensar nas buscas por entre as confusas Lost Woods. A música do título do jogo remete logo a imagem de Link e Epona correndo por Hyrule Field. Falando no campo aberto, é outra canção que volta a nossa mente os bons tempos de 64-bits. São 13 canções aprendidas na Ocarina (sendo que metade delas são para teletransporte entre os templos) e as músicas deste jogo são homenageadas no Ocarina of Time Medley, música de Super Smash Bros. Brawl.


Majora’s Mask tem uma função básica para as músicas, assim como em Ocarina: servem basicamente para alterar o tempo, se teletransportar ou abrir os templos. Algumas músicas foram repautadas de seu antecessor para o jogo, diminuindo o brilho das músicas em Majora’s Mask. Mesmo assim, o Oath of Order pode nos remeter a grande cena dos gigantes de Termina e a New Wave Bossa Nova faz uma grande homenagem ao nosso país!


Ocarina of Time leva essa, com certeza! Suas músicas fazem história até hoje entre diversas gerações. Quem não se lembra que a Ballad of the Goddess, de Skyward Sword, tem no fundo, Zelda’s Lullaby invertida? Majora’s Mask tem todo o seu brilho musical, mas Ocarina consegue ainda se alavancar.
Por uma acirrada batalha de 2x1, Ocarina of Time leva a melhor. Realmente, o clássico de Nintendo 64 se firma como um verdadeiro jogo épico. Não foi mais que obrigação da Nintendo levar a magia deste jogo para a profundidade do Nintendo 3DS. Porém, todo jogo tem a sua magia especial. Pra você, qual das aventuras de Link marcou mais a sua infância? Até o próximo Blast Battle!
Revisão: Rafael Neves

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ocarina of Time foi o Zelda mais marcante! Não tem como o Majora's Mask ser melhor! Mas eu ainda curto muito os dois! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu também curto bastante os dois, mas acho que OoT leva os três pontos!

    ResponderExcluir
  3. Ocarina marcou.. e marcou muito a vida de muitos gamers no mundo todo.. ao ponto de até pessoas que não possuiram o N64 adimirarem o jogo!!

    Pra mim ele ainda é "O" Zelda.. mesmo com todo o brilho de Skywardsword..

    O game marcou época e direcionou a industria dos games.. além de possuir uma trama muito boa a jogabilidade inovadora revolucinou o modo de se jogar...

    Pra mim podem passar mais 5, 10, 20 anos, Zelda Ocarina of Time será um jogo de primeira linha!!

    Não é atôa que é foi considerado uma Obra de arte..

    ResponderExcluir
  4. Majora até agora (estou jogando Twilight Princess pela 1ª vez) é o melhor Zelda que joguei, porque te dava mais liberdade de nadar como um golfinho, rolar a milhão, planar, e outras coisas que no Ocarina não fazia. O único defeito do Majora's na época foi a dificuldade de progressão sendo necessário usar detonados para terminá-lo. As dicas dentro do jogo não ajudavam a saber o que fazer e pra onde ir.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google