Enquanto isso: Microsoft rejeitou vários projetos da Rare em prol do público jovem

A Rare , ex-subsidiária da Nintendo e que atualmente desenvolve jogos para a Microsoft , era uma empresa que produzia excelentes games quand... (por Alex Sandro de Mattos em 24/08/2012, via Nintendo Blast)

Rare... saudades dos grandes clássicos nos consoles Nintendo...A Rare, ex-subsidiária da Nintendo e que atualmente desenvolve jogos para a Microsoft, era uma empresa que produzia excelentes games quando era parceira da Big N, mas que não tem obtido o mesmo sucesso em seus recentes títulos. Em uma recente entrevista ao site notenoughshaders, Donnchadh Murphy, ex-funcionário da Rare, disse que a Microsoft rejeitou vários projetos da desenvolvedora, inclusive um possível Killer Instinct 3, apenas para que pudessem se concentrar em um mercado mais jovem. Confira as declarações de Murphy na entrevista:

“A grande mudança da Rare veio quando a empresa estava à venda. As pessoas não tinham certeza sobre o futuro da empresa. Quando eles anunciaram que a Microsoft estava comprando, muitas pessoas não sabiam se era uma coisa boa ou ruim. Por um lado, a Microsoft tinha recursos financeiros assegurados e, por outro, ela ainda era novata no mercado de games.”

“Pessoalmente eu acho que não foi uma boa mistura. No início, parecia que [a Microsoft] não interferia muito, mas logo ficou claro que eles estavam mais interessados em usar a Rare para atingir um mercado mais jovem. Isso sufocou muito a criatividade, pois a Rare era famosa pelo seu diversificado portfólio, e o fato de não estar envolvida em jogos maduros foi um verdadeiro golpe.”

“Inúmeros projetos foram apresentados que, para mim, teriam sido grandes sucessos, mas a Microsoft rejeitou. Me lembro de protótipos que Chris Seavor [que foi designer de Conker’s Bad Fur Day (N64)] tinha projetado e já estava trabalhando, que parecia incrível, mas infelzimente eles arquivaram. Parecia que a Microsoft não queria correr o risco de a Rare fazer alguma coisa fora do foco do público jovem, esquecendo a herança da empresa. Começamos a perder grandes talentos e, então, as pessoas foram perdendo a satisfação no trabalho e acabaram saindo”.

“Todos nós queríamos fazer Killer Instinct 3, mas a Microsoft estava interessada em ampliar o seu público demográfico do que fazer outro jogo de luta. Isso nunca foi feito e duvido que será”.

A Microsoft blindou a criatividade da Rare, o que ocasionou na perda de boa parte da equipe original. No mês passado noticiamos que Grant Kirkhope, ex-compositor da empresa, havia dito que Microsoft arruinou a Rare. Vale lembrar que há um rumor de que a Nintendo estaria negociando a compra da Rare para adquirir os direitos de produção de Banjoo-Kazooie. Agradecemos ao leitor Ghutto Altíssimo por informar a notícia no grupo Papo N-Blast, do Facebook.

E você? Acredita que a Rare teria sucesso se lançasse esses games rejeitados para o console da Microsoft?

Via OXM.co.uk


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Como a M$ pôde dispensar o Talento da empresa que criou: Battletoads, Donkey Kong Country, Killer Instinct, Banjo e Kazooie, Conker, Star Fox Adventures, Goldeneye 007, Perfect Dark........

    A Rare era como a Pixar dos Videogames, cada lançamento novo uma Surpresa Inesquecível.
    E mesmo com esse patamar de qualidade, a Microsoft conseguiu fazer o que parecia Impossível, arruinar a maior empresa de Jogos do Planeta.
    LAMENTÁVEL..............

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  2. Poderia ser pior se a Rare fosse comprada pela Sony,imaginem o que a Sony ia fazer com a Rare(!!!).

    Queria tamto que a Rare voltase e que o mais novo rumor
    sobre a Rare seja verdade.Iria ser muito bom, porque a
    Rare nasceu para ser da Nintendo.

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  3. Nossa! Nem quero imaginar a Rare com a Sony. A comparação da Rare com a Pixar diz tudo.

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  4. um novo killer instinct para o wii u...

    seria avassalador rs

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