Ex-funcionário da Big N diz que os jogos antigos da Nintendo eram mais divertidos que os modernos

Howard Phillips trabalhou na Nintendo na década de 1980 e atualmente tem trabalhado para a Microsoft Game Studios , THQ e Lucasarts . Em ... (por Alex Sandro de Mattos em 28/08/2012, via Nintendo Blast)

O tempo passou, mas Mario ainda continua com seu hobby de salvar a Peach e pular em Koopa Troopas...Howard Phillips trabalhou na Nintendo na década de 1980 e atualmente tem trabalhado para a Microsoft Game Studios, THQ e Lucasarts. Em uma recente entrevista, ele disse que, apesar de a Big N ainda ser uma grande empresa, os jogos produzidos entre 1985 e 1991 eram mais divertidos do que os games modernos da gigante japonesa. Segundo Phillips, a indústria tem se concentrado excessivamente em detalhar histórias e personagens, enquanto que os games antigos, apesar de simples, eram desafiadores e possuíam mecânicas divertidas para entreter os jogadores. Confira a declaração de Howard:

“A Nintendo ainda é uma grande empresa, mas, obviamente, mudou muito desde o seu auge nos anos 1980. Naquela época havia, literalmente, pouca gente que formava o núcleo da empresa – nós trabalhamos juntos em quase todas as facetas de negócio, e a camaradagem e a amizade era especial para mim. Além disso, nos primeiros anos (1985-1991), os jogos eram mais divertidos e simples, mas com divertidas e profundas mecânicas e níveis desafiantes para entreter e recompensar os jogadores.”

“Desde então, a indústria se tornou excessivamente preocupada com personagens e história. A diversão em jogos é determinada, primeiramente, pelo que você faz, mas esse fato tem se perdido ou nunca percebi em muitos dos criadores da atual geração de jogos. De um modo geral, a Nintendo ainda honra uma ênfase na jogabilidade, mas as produções de grande orçamento e esforços de marketing dos jogos de hoje estão fora desse foco.”

Será que os jogos atuais não são tão divertidos quanto os de antigamente? A indústria de games tem se dedicado a explorar enredo e personagens também como uma forma de atrair a atenção dos gamers, afinal, os jogos antigos eram muito limitados e não possuíam espaço para se aprofundar em outros temas.

Mas a nossa identificação com os personagens não mudou. Certamente os jogos da Big N da década de 80 e os atuais ainda divertem e seus personagens continuam carismáticos. E você? Qual é a sua opinião? Os jogos modernos são menos divertidos que os atuais?

Via My Nintendo News


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu não concordo com tudo o que ele disse, mas de fato, Metroid Other M decepcionou por causa disso. Quanto ao resto das séries, não tenho nenhuma reclamação.

    ResponderExcluir
  2. Fato:
    Ta loco pra voltar pra Big N!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não acho que os jogos da Nintendo desta epoca sejam menos divertidos, acho que são do mesmo nivel de diversão
    entre os do passado e os desta epoca.

    ResponderExcluir
  4. Os games antigos te oferecem um desafio maior, acho que essa é a unica diferença.

    ResponderExcluir
  5. Concordo em partes, acho que só algumas franquias se enquadram nessa questao. Na minha humilde opiniao, um dos exemplos que posso citar é Pokémom, eu acompanhei a "evoluçao" da franquia até Black e White, e sendo bem sincero, acho que o game perdeu a identidade que o consagrou. Nao estou dizendo que é ruim, mas se fosse pra dizer qual game Pokémom me divertiu mais, eu diria que foi Yellow, Gold e Silver. Esses games juntos tomaram mais 1000 hrs da minha vida, enquanto que nas geraçoes seguintes nao passei ne 80 hrs em cada uma. Mas é claro, é só uma opiniao.

    ResponderExcluir
  6. Bem vindo a 2012 amigo. Os anos passam e as coisas mudam. Larga mão de saudosismo....

    ResponderExcluir
  7. Ah, legal... e os jogos dá Microsoft são os melhores e bem mais divertidos né ??!! Por favor né ¬¬

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google