Item Box

Item Box: Way to the Dawn (Kingdom Hearts)

"Nem na luz, nem nas trevas. Eu vou trilhar o caminho para o alvorecer”. Com essas palavras, Riku se tornou um dos personagens mai... (por Fellipe Camarossi em 04/08/2012, via Nintendo Blast)

"Nem na luz, nem nas trevas. Eu vou trilhar o caminho para o alvorecer”. Com essas palavras, Riku se tornou um dos personagens mais aclamados do mundo dos games, por demonstrar que as trevas não são algo a ser temido – e sim, a ser compreendido. Após conseguir assimilar a escuridão dentro de seu próprio coração, o cavaleiro da Keyblade pôde, enfim, assumir o seu verdadeiro poder que caminha entre a escuridão e a luz, e este poder não poderia ser melhor representado do que em sua principal arma: a Way to the Dawn.

Do crepúsculo ao alvorecer



Way to the Dawn é a Keyblade assinatura de Riku, é o formato padrão utilizado pelo cavaleiro, da mesma forma que a Kingdom Key é utilizada por Sora. Seu formato é interessante por representar bem a sua premissa de luz e trevas, contendo uma pequena asa de anjo no fim de uma asa sombria, e tem o escudo da empunhadura partilhando o mesmo aspecto de asa demoníaca e sagrada. O pingente de sua Keychain é o símbolo dos Heartless, e no centro de sua empunhadura, é notável uma pedra semelhante a um olho azul – pedra deveras interessante e familiar para aqueles que jogaram Kingdom Hearts: Birth by Sleep (PSP), visto que a mesma característica aparece em Void Gear, a Keyblade de Vanitas, bem como na arma de Master Xehanort. Talvez seja um padrão nas Keyblades que nasceram da escuridão?


Void Gear e Master Xehanort's Keyblade, respectivamente.


Um brilho na escuridão



Esta Keyblade surge pela primeira vez próximo ao final de Kingdom Hearts II (PS2), quando Sora e Riku estão prestes a iniciar uma contenda contra o líder da Organization XIII, Xemnas. Porém, cronologicamente, a primeira aparição da Way to the Dawn ocorre em Kingdom Hearts: 358/2 Days (DS), onde pode ser equipada por Riku no Mission Mode utilizando-se o Zero Gear – contudo, visto a natureza não oficial em relação à timeline da série neste modo, acredita-se que a arma não foi utilizada oficialmente por Riku até o final do segundo game.

Sora também empunha esta Keyblade durante o confronto final em Kingdom Hearts II, mas apenas por breves segundos. Riku lhe empresta a arma após ser atingido, e o outro cavaleiro da Keyblade a utiliza para iniciar um verdadeiro combo contra Xemnas, e termina por finalizá-lo.

No minuto 7:30 ocorre o empréstimo da Way to the Dawn para Sora.


A devoradora de almas



Apesar da Way to the Dawn ser a arma assinatura de Riku, nem sempre foi assim. Quando o cavaleiro foi tomado pelas trevas, sua arma se chamava Soul Eater, que é uma espada extremamente semelhante a sua atual arma – exceto pelo fato de que esta não possui os aspectos angelicais.

Esta lâmina é vista pela primeira vez em Kingdom Hearts (PS2), onde Riku aprende a conjurá-la a partir das trevas em seu coração, e a usa até que Ansem tome posse de seu corpo e passe a usar a Key of People’s Hearts. Posteriormente, quando Ansem mergulha em seu “World of Chaos”, ele utiliza uma versão “lança de duas lâminas” da Soul Eater, representada na imagem abaixo.

A espada continua sendo utilizada durante os eventos de Kingdom Hearts: Chain of Memories (GBA), onde, além do próprio Riku utilizá-la, temos Riku Réplica e o próprio Zexion empunhando suas próprias versões da lâmina sombria. Após o castelo, o cavaleiro da Keyblade enfim assume as trevas em seu coração e passa a usá-las para o bem, continuando a empunhar a devoradora de almas até enfim subjulgar a escuridão e dominá-la por completo, momento em que a Soul Eater se transforma na protagonista deste artigo.

En garde!



Em batalha, Way to the Dawn tem um estilo semelhante à Kingdom Key, porém sendo mais focada em combates aéreos – algo explícito quando a maioria de seus combos envolvem girar o corpo do usuário e jogar o oponente para o ar (tendo como base o uso da arma em 358/2 Days e KH II). Já a Soul Eater, sua forma precedente, relembra a classe “Dark Knight” da série Final Fantasy devido a sua habilidade: trocar vitalidade por poder. Sacrificando porções de HP, os ataques de Riku se fortalecem com o poder da escuridão.

Talvez a próxima entrada da série, Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS) mostre mais capacidades dessa misteriosa Keyblade, talvez poderes ocultos de sua forma anterior, explorando o poder das trevas que habita o coração do herói.


E com isso concluímos essa matéria com o seguinte pensamento: por que os personagens sombrios sempre ganham as melhores armas? Way to the Dawn pode até não ser superior a Kingdom Key, mas convenhamos que ela tem muito mais estilo – na minha humilde opinião. E vocês, meus amigos e leitores, o que acham dessa arma? O que esperam dela no próximo título? Deixem seus comentários!

Revisão: Catarine Aurora

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. http://www.youtube.com/watch?v=e-YTQV1GdQg&feature=related

    Um favor a quem não suporta a dublagem americana, como eu! Ou pra quem só quer ver a versão original por curiosidade mesmo.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google