Perfil

Perfil: Riku (Kingdom Hearts)

Eterno rival de Sora, Riku pode ser encarado como o típico “Gary” de Kingdom Hearts, ou simplesmente como aquele personagem que nunca sabe d... (por Rafael Neves em 01/08/2012, via Nintendo Blast)

kh-riku-modelEterno rival de Sora, Riku pode ser encarado como o típico “Gary” de Kingdom Hearts, ou simplesmente como aquele personagem que nunca sabe de que lado luta. No entanto, por trás de sua estereotipada imagem, encontra-se uma das figuras mais profundas e complexas do universo do crossover entre Disney e Final Fantasy. Riku é um exímio portador da Keyblade e um dos mais leais companheiros de Sora e seus amigos, identificado quase sempre por seus longos cabelos brancos e olhos azuis claro. Com o lançamento de Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS) e a possibilidade que ele trouxe de jogar usando Riku, nada melhor do que reviver a trajetória dessa grande figura, que tem papel importantíssimo no enredo da série.

Atenção: Essa matéria pode conter spoilers acerca dos games da série Kingdom Hearts

Dark_RikuUm coração indeciso

Somos apresentados a Riku logo no início de Kingdom Hearts (PS2), quando fica evidente sua forte amizade com Kairi e Sora, além de uma grande (porém aparentemente saudável) rivalidade com este último. O sonho que os três compartilhavam sempre foi o de deixar Destiny Island em busca de aventuras, mas, quando a ilha é engolida pela escuridão, Riku deixa que as trevas invadam seu coração também. O jovem vai parar no mundo Hollow Bastion, onde conhece Maleficent. A bruxa percebe o grande potencial escondido em Riku e não hesita em fazer-lhe a cabeça, convencendo-o de que Sora trocara Riku e Kairi por outros amigos: Donald e Pateta. Riku coopera com Maleficent, na esperança de que possa recuperar o coração de Kairi das trevas. O amigo só volta a compactuar com Sora no fim do jogo, quando o Heartless de Xehanort é destruído, no entanto, apesar de conseguirem salvar a amiga, Sora e Riku são separados.

riku1Em Chain of Memories (GBA), Riku e Sora tem histórias paralelas vivídas no Castle of Oblivion. Na jornada de Riku, chamada de Reverse/Rebirth, o jovem enfrenta outros temíveis membros da Organization XIII e encontra a Nobody Naminé. Ao lutar contra Vexen, o inimigo consegue usar as informações catalogadas na batalha para criar uma réplica de Riku, que atormentará a aventura de Sora pelo castelo. Riku consegue ainda derrotar Ansem lá e, embora não se mostre disposto a ser o portador do espírito do vilão, parte de Ansem continua dentro de seu coração.

E de personagen jogável em Chain of Memories, Riku vira chefe final de 358/2 Days (DS). O jovem coopera com o Rei Mickey em seus planos de infiltração na Organization XIII e tem destaque ainda maior em sua relação com a Nobody Xion. Já em Kingdom Hearts II, Riku é um grande aliado de Sora. Sua primeira missão é justamente acordar o amigo do longo sono que teve início no fim de Chain of Memories. Mas, para isso, ele terá de encontrar o Nobody de Sora: Roxas. Ao fim do game, Riku e Sora lutam juntos contra Xemnas. No jogo seguinte, Re:coded (DS), Riku não aparece formalmente, mas apenas sua versão virtual, o Data-Riku. O portador da Keyblade terá papel maior em Dream Drop Distance (3DS), no qual embarcará paralelamente a Sora numa viagem pelos mundos adormecidos do World of Sleep.

220px-Riku_xion_ds3  61-VisualBoyAdvance_2007-09-11_15-03-54-67

nomura_riku_render_artHerói descolado

Em quase todos os jogos, Riku é mostrado com um visual mais cool do que Sora, que normalmente aparece com um aspecto mais infantil. Riku tende a usar roupas sem manga, que deixam evidentes seus músculos, e cabelos brancos bem longos. Fica bem clara uma inspiração visual em Sephiroth, antagonista do prestigiado Final Fantasy VII. Muitos fãs das obras da Square-Enix tratam Sora e Riku como formas juvenis de Cloud e Sephiroth, respectivamente, tanto pela aparência quanto pelo dualismo e rivalidade entre ambos. E o efeito também é visto no personagem Beat, de The World Ends With You (DS), embora aqui as personalidades distoem bastante. Muitos jogadores percebem certa semelhança entre Riku e Beat, assim como entre Sora e Neku.

Kingdom_Hearts_3D_screenshot_484 Sem título

RikutheGridOutra correspondência interessante acontece no próprio universo de Kingdom Hearts. O trio Sora, Kairi e Riku tem fortíssima semelhança com a amizade entre Roxas, Xion e Axel em 358/2 Days e entre Ventus, Aqua e Terra em Birth By Sleep (PSP). A Keyblade mais conhecida de Riku é sua Soul Eater, que é representada na grande maioria das imagens conceituais do personagem. Mas a lista de versões da arma que passaram pelas mãos de Riku vão desde a tradicional Kingdom Key até a Oblivion, que depois cai nas mãos de Roxas.

Em Dream Drop Distance, Riku traz um penteado diferente. Os longos cabelos que prevaleceram em sua versão mais madura e adulta em Kingdom Hearts II dão lugar a um corte mais curto. Esse visual nos remete à infância de Riku, que é mostrada em Birth By Sleep. Assim como Sora, Riku também muda de aparência em alguns mundos que visita. Como sua primeira aparição como personagem jogável em um game que altera a aparência do personagem principal é justamente Dream Drop Distance, só pudemos ver, até agora, a sua versão cibernética quando visita o mundo inspirado em Tron: O YoungRikuRenderLegado.

Jogos em que aparece: Kingdom Hearts (PS2), Kingdom Hearts: Final Mix (PS2), Kingdom Hearts: Chain of Memories (GBA), Kingdom Hearts Re: Chain (PS2), Kingdom Hearts 2 (PS2), Kingdom Hearts 2: Final Mix (PS2), Kingdom Hearts 358/2 Days (DS), Kingdom Hearts: Birth by Sleep (PSP), Kingdom Hearts Re:coded (DS), Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS)

Revisão: Marcos Vargas Silveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google