Perfil

Perfil: Giovanni (Pokémon)

Toda grande história tem um vilão, aquele personagem que existe apenas para ser derrotado pelo herói. Pode soar clichê, mas a existência d... (por Jardeson Barbosa em 28/10/2012, via Nintendo Blast)

Toda grande história tem um vilão, aquele personagem que existe apenas para ser derrotado pelo herói. Pode soar clichê, mas a existência de um grande vilão garante um fôlego extra a qualquer narrativa. Em Pokémon não é diferente. Apesar de as histórias dos jogos principais não necessitarem de vilões, elas ganham bem mais variedade com a possibilidade de salvar o mundo enquanto se torna um mestre Pokémon. Líder de uma das organizações criminosas mais icônicas, Giovanni foi o primeiro de uma sucessão de vilões que vem brilhando desde Pokémon Red & Blue. O "chefe" se tornou popular entre os treinadores por possuir uma personalidade agressiva e impiedosa, o completo oposto da imagem do protagonista e bem menos limitado que seus sucessores desajeitados.

The "Rocket Boss"

Com nome de origem italiana, Giovanni (ou Sakaki, na versão japonesa) é o antagonista principal dos jogos da primeira geração de Pokémon e de seus remakes. Apesar de ser apresentado apenas na metade da história, Giovanni possui um enorme e importante papel em toda a franquia Pokémon, servindo como uma espécie de modelo para os antagonistas que o sucederam e participando de eventos importantes, como a criação do monstrinho de número 150, Mewtwo. Ele é o precursor do movimento de organizações criminosas do universo Pokémon, atuando como o cruel chefe da Equipe Rocket, uma organização que, sob o seu comando, foi responsável pela clonagem, escravidão e até mesmo a morte de alguns Pokémon.

Talvez essa característica o tenha reservado um status especial em outras mídias. Ele é o único vilão dos jogos da série Pokémon a se manter no anime por mais de uma geração, ganhando um destaque extra na temporada Branco e Preto. No entanto, assim como Red, o Giovanni do anime não é exatamente o mesmo dos jogos, já que, nos jogos, ele e a Equipe Rocket foram completamente derrotados há alguns anos.

Provando que o bem sempre vence, o destino de Giovanni nos jogos não é dos melhores. Apesar de todos os feitos e prestígio alcançados por ele, todo o seu império desmoronou quando o destino cruzou seu caminho com o de um simples garoto de onze anos.

Além disso, Giovanni ainda é o líder do misterioso ginásio da cidade de Viridian, surgindo como o último desafio antes da Liga Pokémon em uma batalha com tom de revanche.

A redenção

Sempre envolto em um ar de mistério, Giovanni é um senhor ambicioso e sem limites. Seu antigo sonho era capturar os Pokémon lendários de todos os tipos e, para alcançar seus objetivos, o ex-chefe da Equipe Rocket era capaz de tudo. Entre suas ideologias estava a de que os Pokémon são apenas ferramentas sem sentimento que deveriam ser utilizadas conforme a sua vontade. Isso é evidenciado nos jogos, através de citações, e em passagens do anime e dos mangás. No anime, por exemplo, apenas seu Persian recebe carinho, enquanto seus demais Pokémon ficam aprisionados em jaulas.

Após os eventos da primeira geração, Giovanni decidiu abandonar de vez a Equipe Rocket, que ficou sem líder até a sua ressurreição em Johto, quando passou a ser comandada pelos quatro executivos. Assim como Red, Giovanni iniciou um treinamento solitário e, segundo sua última fala após sua derrota no ginásio de Viridian, decidiu dedicar sua vida a estudar os Pokémon, nunca mais retornando à sua antiga corporação. Por fim, Giovanni reaparece no desafio dos líderes de ginásio do Pokémon World Tournament de Unova, quatro gerações depois.

Além dos jogos, Giovanni exerce um papel muito importante em outras mídias. Na série de mangás Pokémon Adventures, por exemplo, Giovanni é muito parecido com a sua contraparte dos jogos, só que ainda mais desumano. Nessa história ele ainda conta com a ajuda de mais três líderes de ginásio, sendo eles Koga, Sabrina e Lt.Surge.

No anime, Giovanni aparece em uma versão mais leve, mas ainda bem malvado. No entanto, muitas de suas aparições na versão animada assumem um tom cômico. Claro que tudo isso é involuntário, já que na maioria das vezes em que aparece ele faz parte dos sonhos do trio Jessie, James e Meowth. Além disso, Giovanni assume o papel de antagonista principal no especial Pokémon: O Retorno de Mewtwo e é um dos personagens-chave de Pokémon: O Filme.

Curiosidades

  • Para quem ainda não sabe, Giovanni é o pai de Silver, o rival abandonado de Pokémon Gold & Silver, Pokémon Crystal e Pokémon HeartGold & SoulSilver. Essa revelação só é feita em um evento de HeartGold & SoulSilver e comprova uma teoria que existe desde o lançamento de FireRed & LeafGreen;
  • Por falar em paternidade, existe uma teoria que associa o personagem Ash Ketchum ao Giovanni do anime. Segundo os teóricos, Ash seria filho de Giovanni. Essa teoria ganha mais fôlego com a informação extraída do musical Pokémon Live! que apresentava um relacionamento antigo entre Delia Ketchum (a mãe de Ash) e Giovanni. No entanto, Ash já se encontrou e inclusive batalhou com o chefe da Equipe Rocket sem que eles reconhecessem um ao outro;
  • No anime, várias evidências indicam que o Meowth da Equipe Rocket era, na verdade, o "gato de estimação" de Giovanni, referenciado como “Top Cat”. Segundo as evidências, por ser desastrado, ele foi substituído por um Persian, o que gerou rivalidade entre os dois felinos. Já nos jogos, o Persian simplesmente não existe, sendo incluso apenas em Pokémon Yellow – que é uma adaptação do anime, em alguns mangás, e no jogo de cartas Pokémon Trading Card Game;
  • Giovanni é o único treinador pertencente à classe "Boss", que mais tarde foi renomeada para "Rocket Boss", a qual ele também é o único. Além disso, ele e o rival da primeira geração são os únicos treinadores a aparecerem em duas classes distintas no mesmo jogo, sendo que ele surge como "Boss" e depois reaparece como "Gym Leader";
  • Giovanni é o único dos vilões que, nos jogos, não almeja capturar um Pokémon lendário específico. Ele também é o único a receber uma segunda chance após o desfecho da história;
  • O nome "Giovanni" pode ser uma referência à máfia italiana, no entanto, acredita-se também que o personagem foi inspirado pela facção Yakuza em sua versão original.
Jogos em que aparece: Pokémon Red & Blue (GB), Pokémon Yellow (GB), Pokémon Stadium (N64), Pokémon Puzzle League (N64), Pokémon FireRed & LeafGreen (GBA), Pokémon HeartGold & SoulSilver (NDS), Pokémon Black 2 & White 2 (NDS).
 Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sakaki foi o melhor vilão do anime. Apesar de ser um crápula, ele nos presenteou com Mewtwo! Gostaria que o anime seguisse um enredo mais puxado pro lado shonen e se aprofundasse em batalhas do Satoshi contra Sakaki.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google